OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Robson Sampaio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Leite, José da Silva, Venhoven, Vanessa Ielpo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/420
Resumo: Alguns estudos têm demonstrado que osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da massa óssea.Tanto o homem como a mulher tem risco de fraturas osteoporóticas. No entanto, como a osteoporose é mais comum nas mulheres, mais pesquisas relacionadas ao exercício têm sido dirigidas para reduzir o risco de fraturas osteoporóticas na mulher. Os fatores que influenciam o risco de fraturas incluem fragilidade esquelética, freqüência e gravidade de quedas e massa tecidual ao redor do esqueleto. A prevenção de fraturas osteoporóticas, portanto, é focalizada na prevenção de quedas e a melhora da massa total de tecido magro. A sobrecarga funcional através da atividade física exerce influência positiva sobre a massa óssea em humanos.Os resultados variam de acordo com a idade, estado hormonal, nutrição, hereditariedade e prescrição de exercício. A inatividade habitual resulta em uma espiral descendente em todas as funções fisiológicas. Quando a mulher aumenta a idade, a redução da força, flexibilidade e aptidão cardiovascular provocam posterior decréscimo na atividade. Eventualmente, pessoas idosas podem achar impossível continuar o tipo de atividade que fornece estímulos adequados de sobrecarga para manter a massa óssea. Felizmente, parece que a força e aptidão total podem ser melhoradas em qualquer idade, através de um programa cuidadosamente planejado de exercício.
id USCS-3_63c97c8a77496b1dbc267bf506c76b0f
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/420
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISESosteoporoseexercício físicosaúde.Alguns estudos têm demonstrado que osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da massa óssea.Tanto o homem como a mulher tem risco de fraturas osteoporóticas. No entanto, como a osteoporose é mais comum nas mulheres, mais pesquisas relacionadas ao exercício têm sido dirigidas para reduzir o risco de fraturas osteoporóticas na mulher. Os fatores que influenciam o risco de fraturas incluem fragilidade esquelética, freqüência e gravidade de quedas e massa tecidual ao redor do esqueleto. A prevenção de fraturas osteoporóticas, portanto, é focalizada na prevenção de quedas e a melhora da massa total de tecido magro. A sobrecarga funcional através da atividade física exerce influência positiva sobre a massa óssea em humanos.Os resultados variam de acordo com a idade, estado hormonal, nutrição, hereditariedade e prescrição de exercício. A inatividade habitual resulta em uma espiral descendente em todas as funções fisiológicas. Quando a mulher aumenta a idade, a redução da força, flexibilidade e aptidão cardiovascular provocam posterior decréscimo na atividade. Eventualmente, pessoas idosas podem achar impossível continuar o tipo de atividade que fornece estímulos adequados de sobrecarga para manter a massa óssea. Felizmente, parece que a força e aptidão total podem ser melhoradas em qualquer idade, através de um programa cuidadosamente planejado de exercício.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/42010.13037/rbcs.vol4n10.420Journal of Health Care; Vol. 4 No. 10 (2006): Outubro - Dezembro / 2006Revista de Atenção à Saúde; v. 4 n. 10 (2006): Outubro - Dezembro / 20062359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/420/230Dias, Robson SampaioLeite, José da SilvaVenhoven, Vanessa Ielpoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-01T13:25:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/420Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2010-04-01T13:25:13Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISES
title OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISES
spellingShingle OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISES
Dias, Robson Sampaio
osteoporose
exercício físico
saúde.
title_short OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISES
title_full OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISES
title_fullStr OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISES
title_full_unstemmed OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISES
title_sort OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL EXERCISES
author Dias, Robson Sampaio
author_facet Dias, Robson Sampaio
Leite, José da Silva
Venhoven, Vanessa Ielpo
author_role author
author2 Leite, José da Silva
Venhoven, Vanessa Ielpo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Robson Sampaio
Leite, José da Silva
Venhoven, Vanessa Ielpo
dc.subject.por.fl_str_mv osteoporose
exercício físico
saúde.
topic osteoporose
exercício físico
saúde.
description Alguns estudos têm demonstrado que osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da massa óssea.Tanto o homem como a mulher tem risco de fraturas osteoporóticas. No entanto, como a osteoporose é mais comum nas mulheres, mais pesquisas relacionadas ao exercício têm sido dirigidas para reduzir o risco de fraturas osteoporóticas na mulher. Os fatores que influenciam o risco de fraturas incluem fragilidade esquelética, freqüência e gravidade de quedas e massa tecidual ao redor do esqueleto. A prevenção de fraturas osteoporóticas, portanto, é focalizada na prevenção de quedas e a melhora da massa total de tecido magro. A sobrecarga funcional através da atividade física exerce influência positiva sobre a massa óssea em humanos.Os resultados variam de acordo com a idade, estado hormonal, nutrição, hereditariedade e prescrição de exercício. A inatividade habitual resulta em uma espiral descendente em todas as funções fisiológicas. Quando a mulher aumenta a idade, a redução da força, flexibilidade e aptidão cardiovascular provocam posterior decréscimo na atividade. Eventualmente, pessoas idosas podem achar impossível continuar o tipo de atividade que fornece estímulos adequados de sobrecarga para manter a massa óssea. Felizmente, parece que a força e aptidão total podem ser melhoradas em qualquer idade, através de um programa cuidadosamente planejado de exercício.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/420
10.13037/rbcs.vol4n10.420
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/420
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol4n10.420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/420/230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 4 No. 10 (2006): Outubro - Dezembro / 2006
Revista de Atenção à Saúde; v. 4 n. 10 (2006): Outubro - Dezembro / 2006
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042259661258752