ESTILO DE VIDA E PERFIL SOCIOECONÔMICO DE DOCENTES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, William das Neves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Egerland, Ema Maria, Barroso, Mario Luiz Couto, Souza, Christiano Andrada de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1718
Resumo: O estudo teve por objetivo analisar a relação entre o estilo de vida e o perfil socioeconômico  de docentes universitários dos cursos de Educação Física da UFSC. Participaram da pesquisa 30 professores voluntários (21 do sexo masculino e 9 do sexo feminino), os quais responderam a um questionário socioeconômico especificamente construído para a pesquisa e ao Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI). A análise dos dados, realizada com o auxílio do pacote estatístico SPSS (Versão 17.0), foi feita mediante a aplicação dos testes Exato de Fisher (análise das relações entre o estilo de vida e o perfil socioeconômico dos docentes), e U de Mann Whitney (comparação das médias dos grupos nos componentes do PEVI), sendo adotado o nível de significância p? 0,05.  Os resultados indicaram que houve relação (embora não significativa) entre o perfil socioeconômico e o estilo de vida adotado pelos docentes universitários. Os docentes com união estável (casados) possuíam melhores hábitos de vida quando comparados aos seus colegas de profissão sem união estável (solteiros, viúvos, desquitados e/ou divorciados). Complementarmente, percebeu-se que o fato de se ter uma renda inferior, ser mais jovem e ter menos dependentes da renda favoreceram a adoção de comportamentos e atitudes de vida mais saudáveis. Além da conscientização individual, é necessária a implantação de políticas públicas e programas de formação continuada aos docentes universitários da área, que abordem estas dimensões de maneira contínua e integrada e concretizem a adoção de hábitos comportamentais condizentes ao seu papel de educadores e de formadores de profissionais da saúde.
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