A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1928 |
Resumo: | A síndrome de down caracteriza-se por uma alteração cromossômica, onde os indivíduos apresentam, no seu cariótipo 47 cromossomos, a anomalia acontece no cromossomo 21. Os indivíduos afetados por esta síndrome apresentam um acentuado atraso no desenvolvimento das funções motoras. A trajetória no desenvolvimento motor do portador de síndrome de Down pode ser vista como paralela às crianças ditas "normais", no entanto, de forma mais lenta por volta dos 8 anos. A brincadeira deve estar presente em qualquer proposta de trabalho infantil, é a partir dela que a criança explora e internaliza conceitos, sempre aliados inicialmente à movimentação do corpo. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da prática intervencionista da atividade física em portadores de síndrome de down, proporcionando ao individuo um ganho na superação de dificuldades motoras. Participaram do mesmo 20 portadores da Síndrome de Down, na faixa etária dos 8 anos e de ambos os sexos, que praticam atividade física na APAE-Campina grande-PB. Como instrumento de medida foi elaborado um circuito, com atividades de equilíbrio, coordenação motora, percepção de espaço, percepção de tempo, baseando-se na Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto (1996). As analises demonstraram altercações estatísticas significativas entre pré e pós-teste nas variáveis IC e IMG.As crianças portadoras de Síndrome de Down, frequentemente apresentam atraso de fala, desenvolvimento motor, equilíbrio, postura, etc. A estimulação precoce e um atendimento especializado direcionado a fisiologia e a motricidade da criança na faixa etária dos 8 anos diminuem o risco ou atraso no seu desenvolvimento. |
id |
USCS-3_7d1b238f488881afb425effe4cfe4a3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1928 |
network_acronym_str |
USCS-3 |
network_name_str |
Revista de Atenção à Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWNMotricidadeEstimulação precoceIntervençãoA síndrome de down caracteriza-se por uma alteração cromossômica, onde os indivíduos apresentam, no seu cariótipo 47 cromossomos, a anomalia acontece no cromossomo 21. Os indivíduos afetados por esta síndrome apresentam um acentuado atraso no desenvolvimento das funções motoras. A trajetória no desenvolvimento motor do portador de síndrome de Down pode ser vista como paralela às crianças ditas "normais", no entanto, de forma mais lenta por volta dos 8 anos. A brincadeira deve estar presente em qualquer proposta de trabalho infantil, é a partir dela que a criança explora e internaliza conceitos, sempre aliados inicialmente à movimentação do corpo. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da prática intervencionista da atividade física em portadores de síndrome de down, proporcionando ao individuo um ganho na superação de dificuldades motoras. Participaram do mesmo 20 portadores da Síndrome de Down, na faixa etária dos 8 anos e de ambos os sexos, que praticam atividade física na APAE-Campina grande-PB. Como instrumento de medida foi elaborado um circuito, com atividades de equilíbrio, coordenação motora, percepção de espaço, percepção de tempo, baseando-se na Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto (1996). As analises demonstraram altercações estatísticas significativas entre pré e pós-teste nas variáveis IC e IMG.As crianças portadoras de Síndrome de Down, frequentemente apresentam atraso de fala, desenvolvimento motor, equilíbrio, postura, etc. A estimulação precoce e um atendimento especializado direcionado a fisiologia e a motricidade da criança na faixa etária dos 8 anos diminuem o risco ou atraso no seu desenvolvimento. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2014-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEste estudo caracterizou-se como uma pesquisa do tipo pré-experimental e de aspectos fisiológicos visando descrever as características de determinada população ou fenômeno de relações entre variáveis, descobrindo assim novas idéias em relação ao objeto deapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/192810.13037/rbcs.vol11n37.1928Journal of Health Care; Vol. 11 No. 37 (2013); 40-44Revista de Atenção à Saúde; v. 11 n. 37 (2013); 40-442359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1928/1462Pinto, Stefânia MoraisPinto, Stefânia Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T17:45:59Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1928Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2014-05-22T17:45:59Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN |
title |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN Pinto, Stefânia Morais Motricidade Estimulação precoce Intervenção |
title_short |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN |
title_full |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN |
title_sort |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN |
author |
Pinto, Stefânia Morais |
author_facet |
Pinto, Stefânia Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Stefânia Morais Pinto, Stefânia Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motricidade Estimulação precoce Intervenção |
topic |
Motricidade Estimulação precoce Intervenção |
description |
A síndrome de down caracteriza-se por uma alteração cromossômica, onde os indivíduos apresentam, no seu cariótipo 47 cromossomos, a anomalia acontece no cromossomo 21. Os indivíduos afetados por esta síndrome apresentam um acentuado atraso no desenvolvimento das funções motoras. A trajetória no desenvolvimento motor do portador de síndrome de Down pode ser vista como paralela às crianças ditas "normais", no entanto, de forma mais lenta por volta dos 8 anos. A brincadeira deve estar presente em qualquer proposta de trabalho infantil, é a partir dela que a criança explora e internaliza conceitos, sempre aliados inicialmente à movimentação do corpo. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da prática intervencionista da atividade física em portadores de síndrome de down, proporcionando ao individuo um ganho na superação de dificuldades motoras. Participaram do mesmo 20 portadores da Síndrome de Down, na faixa etária dos 8 anos e de ambos os sexos, que praticam atividade física na APAE-Campina grande-PB. Como instrumento de medida foi elaborado um circuito, com atividades de equilíbrio, coordenação motora, percepção de espaço, percepção de tempo, baseando-se na Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto (1996). As analises demonstraram altercações estatísticas significativas entre pré e pós-teste nas variáveis IC e IMG.As crianças portadoras de Síndrome de Down, frequentemente apresentam atraso de fala, desenvolvimento motor, equilíbrio, postura, etc. A estimulação precoce e um atendimento especializado direcionado a fisiologia e a motricidade da criança na faixa etária dos 8 anos diminuem o risco ou atraso no seu desenvolvimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa do tipo pré-experimental e de aspectos fisiológicos visando descrever as características de determinada população ou fenômeno de relações entre variáveis, descobrindo assim novas idéias em relação ao objeto de |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1928 10.13037/rbcs.vol11n37.1928 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1928 |
identifier_str_mv |
10.13037/rbcs.vol11n37.1928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1928/1462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Health Care; Vol. 11 No. 37 (2013); 40-44 Revista de Atenção à Saúde; v. 11 n. 37 (2013); 40-44 2359-4330 reponame:Revista de Atenção à Saúde instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Atenção à Saúde |
collection |
Revista de Atenção à Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798042260771700736 |