TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raitz, Ricardo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Saber, Marcos, de Jesus, Helena Benites
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1027
Resumo: A mordida aberta anterior (MAA) é uma má oclusão de comprometimento estético e funcional, definida como trespasse vertical negativo entre os dentes antagonistas que altera o perfil e a fisionomia do indivíduo, dificulta a apreensão e corte dos alimentos, prejudica determinados fonemas e expõe os pacientes a situações cotidianas desagradáveis. O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura ilustrada por um caso clínico, abordando os fatores determinantes para esta alteração patológica bem como as diversas formas de tratamento envolvidas. Os trabalhos levantados nesta revisão de literatura apontam os hábitos deletérios como principais responsáveis pela MAA, dentre eles a sucção digital e a sucção de chupeta, considerados os mais comuns, os quais, muitas vezes, estão associados a fatores emocionais. O mau hábito pode provocar uma má oclusão desde que haja uma interrelação direta de três fatores: intensidade, tempo e freqüência do mesmo. Assim, quando a criança interrompe precocemente o hábito de sucção não nutritiva, este não se torna deletério. O diagnóstico e tratamento ortodôntico precoces proporcionam um prognóstico bastante favorável, com menores chances de recidivas. Em razão da etiologia multifatorial e das diversas consequências, é necessário que ocorra integração entre várias especialidades como a ortodontia, a odontopediatria, a psicologia, a otorrinolaringologia e a fonoaudiologia. Concluímos que para a correção da MAA é indicado o emprego de dispositivos recordatórios e impedidores.
id USCS-3_7e95774a0f0315040929c46b6f4067c6
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1027
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOSMordida aberta anteriorhábitos deletérios e má oclusão.A mordida aberta anterior (MAA) é uma má oclusão de comprometimento estético e funcional, definida como trespasse vertical negativo entre os dentes antagonistas que altera o perfil e a fisionomia do indivíduo, dificulta a apreensão e corte dos alimentos, prejudica determinados fonemas e expõe os pacientes a situações cotidianas desagradáveis. O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura ilustrada por um caso clínico, abordando os fatores determinantes para esta alteração patológica bem como as diversas formas de tratamento envolvidas. Os trabalhos levantados nesta revisão de literatura apontam os hábitos deletérios como principais responsáveis pela MAA, dentre eles a sucção digital e a sucção de chupeta, considerados os mais comuns, os quais, muitas vezes, estão associados a fatores emocionais. O mau hábito pode provocar uma má oclusão desde que haja uma interrelação direta de três fatores: intensidade, tempo e freqüência do mesmo. Assim, quando a criança interrompe precocemente o hábito de sucção não nutritiva, este não se torna deletério. O diagnóstico e tratamento ortodôntico precoces proporcionam um prognóstico bastante favorável, com menores chances de recidivas. Em razão da etiologia multifatorial e das diversas consequências, é necessário que ocorra integração entre várias especialidades como a ortodontia, a odontopediatria, a psicologia, a otorrinolaringologia e a fonoaudiologia. Concluímos que para a correção da MAA é indicado o emprego de dispositivos recordatórios e impedidores.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2011-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/102710.13037/rbcs.vol8n25.1027Journal of Health Care; Vol. 8 No. 25 (2010): Julho - Setembro / 2010Revista de Atenção à Saúde; v. 8 n. 25 (2010): Julho - Setembro / 20102359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1027/855Raitz, RicardoSaber, Marcosde Jesus, Helena Benitesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-02-02T11:03:31Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1027Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2011-02-02T11:03:31Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOS
title TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOS
spellingShingle TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOS
Raitz, Ricardo
Mordida aberta anterior
hábitos deletérios e má oclusão.
title_short TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOS
title_full TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOS
title_fullStr TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOS
title_full_unstemmed TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOS
title_sort TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR CAUSADA POR HÁBITOS DELETÉRIOS
author Raitz, Ricardo
author_facet Raitz, Ricardo
Saber, Marcos
de Jesus, Helena Benites
author_role author
author2 Saber, Marcos
de Jesus, Helena Benites
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raitz, Ricardo
Saber, Marcos
de Jesus, Helena Benites
dc.subject.por.fl_str_mv Mordida aberta anterior
hábitos deletérios e má oclusão.
topic Mordida aberta anterior
hábitos deletérios e má oclusão.
description A mordida aberta anterior (MAA) é uma má oclusão de comprometimento estético e funcional, definida como trespasse vertical negativo entre os dentes antagonistas que altera o perfil e a fisionomia do indivíduo, dificulta a apreensão e corte dos alimentos, prejudica determinados fonemas e expõe os pacientes a situações cotidianas desagradáveis. O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura ilustrada por um caso clínico, abordando os fatores determinantes para esta alteração patológica bem como as diversas formas de tratamento envolvidas. Os trabalhos levantados nesta revisão de literatura apontam os hábitos deletérios como principais responsáveis pela MAA, dentre eles a sucção digital e a sucção de chupeta, considerados os mais comuns, os quais, muitas vezes, estão associados a fatores emocionais. O mau hábito pode provocar uma má oclusão desde que haja uma interrelação direta de três fatores: intensidade, tempo e freqüência do mesmo. Assim, quando a criança interrompe precocemente o hábito de sucção não nutritiva, este não se torna deletério. O diagnóstico e tratamento ortodôntico precoces proporcionam um prognóstico bastante favorável, com menores chances de recidivas. Em razão da etiologia multifatorial e das diversas consequências, é necessário que ocorra integração entre várias especialidades como a ortodontia, a odontopediatria, a psicologia, a otorrinolaringologia e a fonoaudiologia. Concluímos que para a correção da MAA é indicado o emprego de dispositivos recordatórios e impedidores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1027
10.13037/rbcs.vol8n25.1027
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1027
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol8n25.1027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1027/855
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 8 No. 25 (2010): Julho - Setembro / 2010
Revista de Atenção à Saúde; v. 8 n. 25 (2010): Julho - Setembro / 2010
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260149895168