ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contreira, Andressa Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Capistrano, Renata, Oliveira, Annelise do Vale Pereira de, da Silva, Juliana, Beltrame, Thais Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1749
Resumo: Objetivo: Investigou-se o estilo de vida e estado nutricional de escolares com e sem indicativo de dificuldades motoras em diferentes contextos escolares. Métodos: Participaram 84 escolares (média idade 11,77 anos) de escolas pública e particular de Florianópolis/SC. A Movement Assessment Battery for Children -2 foi utilizada para avaliar o desempenho motor, foi mensurado o IMC e utilizado o questionário Estilo de Vida na Infância e Adolescência. Resultados: A maioria dos escolares apresentou desenvolvimento motor normal. Não houve associação entre hábitos de vida e desempenho motor em ambas as escolas. Na escola pública, “passear a pé” poucas vezes ou nunca foi significativamente mais frequente para escolares com dificuldade motora. Ocorreu diferença significativa no IMC dos escolares com e sem dificuldades motoras da escola particular com maiores índices para as crianças com dificuldades. Conclusão: Atenta-se para a importância de orientações quanto às mudanças no estilo de vida dos escolares que são benéficas aos aspectos de saúde.
id USCS-3_8c1ddbf06f3b6bd9e77dd2815c4befc8
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1749
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARESEducação Física Objetivo: Investigou-se o estilo de vida e estado nutricional de escolares com e sem indicativo de dificuldades motoras em diferentes contextos escolares. Métodos: Participaram 84 escolares (média idade 11,77 anos) de escolas pública e particular de Florianópolis/SC. A Movement Assessment Battery for Children -2 foi utilizada para avaliar o desempenho motor, foi mensurado o IMC e utilizado o questionário Estilo de Vida na Infância e Adolescência. Resultados: A maioria dos escolares apresentou desenvolvimento motor normal. Não houve associação entre hábitos de vida e desempenho motor em ambas as escolas. Na escola pública, “passear a pé” poucas vezes ou nunca foi significativamente mais frequente para escolares com dificuldade motora. Ocorreu diferença significativa no IMC dos escolares com e sem dificuldades motoras da escola particular com maiores índices para as crianças com dificuldades. Conclusão: Atenta-se para a importância de orientações quanto às mudanças no estilo de vida dos escolares que são benéficas aos aspectos de saúde. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/174910.13037/rbcs.vol10n34.1749Journal of Health Care; Vol. 10 No. 34 (2012): Outubro - Dezembro/2012Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 34 (2012): Outubro - Dezembro/20122359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1749/1340Contreira, Andressa RibeiroCapistrano, RenataOliveira, Annelise do Vale Pereira deda Silva, JulianaBeltrame, Thais Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-01T19:42:12Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1749Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2013-04-01T19:42:12Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
title ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
spellingShingle ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
Contreira, Andressa Ribeiro
Educação Física
title_short ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
title_full ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
title_fullStr ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
title_full_unstemmed ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
title_sort ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES MOTORAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
author Contreira, Andressa Ribeiro
author_facet Contreira, Andressa Ribeiro
Capistrano, Renata
Oliveira, Annelise do Vale Pereira de
da Silva, Juliana
Beltrame, Thais Silva
author_role author
author2 Capistrano, Renata
Oliveira, Annelise do Vale Pereira de
da Silva, Juliana
Beltrame, Thais Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contreira, Andressa Ribeiro
Capistrano, Renata
Oliveira, Annelise do Vale Pereira de
da Silva, Juliana
Beltrame, Thais Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
topic Educação Física
description Objetivo: Investigou-se o estilo de vida e estado nutricional de escolares com e sem indicativo de dificuldades motoras em diferentes contextos escolares. Métodos: Participaram 84 escolares (média idade 11,77 anos) de escolas pública e particular de Florianópolis/SC. A Movement Assessment Battery for Children -2 foi utilizada para avaliar o desempenho motor, foi mensurado o IMC e utilizado o questionário Estilo de Vida na Infância e Adolescência. Resultados: A maioria dos escolares apresentou desenvolvimento motor normal. Não houve associação entre hábitos de vida e desempenho motor em ambas as escolas. Na escola pública, “passear a pé” poucas vezes ou nunca foi significativamente mais frequente para escolares com dificuldade motora. Ocorreu diferença significativa no IMC dos escolares com e sem dificuldades motoras da escola particular com maiores índices para as crianças com dificuldades. Conclusão: Atenta-se para a importância de orientações quanto às mudanças no estilo de vida dos escolares que são benéficas aos aspectos de saúde.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1749
10.13037/rbcs.vol10n34.1749
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1749
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol10n34.1749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1749/1340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 10 No. 34 (2012): Outubro - Dezembro/2012
Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 34 (2012): Outubro - Dezembro/2012
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260694106112