SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115 |
Resumo: | Introdução: Posturas inadequadas assumidas por crianças e professores em ambiente escolar durante as atividades diárias contribuem para o desenvolvimento de inúmeras alterações posturais as quais, se não identificadas precocemente, podem resultar em sérios agravos à saúde da coluna vertebral. Neste contexto, a contribuição das escolas com projetos de educação e promoção à saúde é importante tanto para discentes quanto para docentes. Entretanto, mesmo aqueles professores que tiveram capacitação, na graduação ou na pós-graduação, sobre o tema “Saúde” não se sentem preparados para abordá-lo em sala. Objetivos: contribuir para a formação de docentes, afim de capacita-los para atuarem na prevenção, identificação e orientação de hábitos posturais inadequados, bem como na detecção de alterações posturais já estabelecidas. Metodologia: No presente estudo, 91 professores da rede municipal de ensino de Mandaguaçu-PR foram convidados a participar de uma capacitação com temas referentes à anatomia e fisiologia da coluna vertebral, suas alterações, prevenções e tratamentos de disfunções. Adicionalmente, foram submetidos a uma avaliação postural e da pisada, concomitante à apresentação de diversas metodologias aplicáveis a seus alunos. Ademais, os mesmos responderam um questionário sobre os temas e visitaram uma exposição museológica com a mesma temática. Resultados: Ficou evidente que grande índice dos participantes não dominava o assunto e demonstrava percepções equivocadas sobre a coluna vertebral, apresentando inclusive diversas alterações posturais. Conclusões: o interesse destes profissionais em participarem de atividades em ambiente não formal foi claro, evidenciando a necessidade de mais projetos de capacitação que visem melhorar a qualidade de vida dos professores e seus alunos. |
id |
USCS-3_90c5125fb82b9b48d3b74d0fec1bbd26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7115 |
network_acronym_str |
USCS-3 |
network_name_str |
Revista de Atenção à Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICAPosturaanatomia humanaprevençãoavaliação postural.Introdução: Posturas inadequadas assumidas por crianças e professores em ambiente escolar durante as atividades diárias contribuem para o desenvolvimento de inúmeras alterações posturais as quais, se não identificadas precocemente, podem resultar em sérios agravos à saúde da coluna vertebral. Neste contexto, a contribuição das escolas com projetos de educação e promoção à saúde é importante tanto para discentes quanto para docentes. Entretanto, mesmo aqueles professores que tiveram capacitação, na graduação ou na pós-graduação, sobre o tema “Saúde” não se sentem preparados para abordá-lo em sala. Objetivos: contribuir para a formação de docentes, afim de capacita-los para atuarem na prevenção, identificação e orientação de hábitos posturais inadequados, bem como na detecção de alterações posturais já estabelecidas. Metodologia: No presente estudo, 91 professores da rede municipal de ensino de Mandaguaçu-PR foram convidados a participar de uma capacitação com temas referentes à anatomia e fisiologia da coluna vertebral, suas alterações, prevenções e tratamentos de disfunções. Adicionalmente, foram submetidos a uma avaliação postural e da pisada, concomitante à apresentação de diversas metodologias aplicáveis a seus alunos. Ademais, os mesmos responderam um questionário sobre os temas e visitaram uma exposição museológica com a mesma temática. Resultados: Ficou evidente que grande índice dos participantes não dominava o assunto e demonstrava percepções equivocadas sobre a coluna vertebral, apresentando inclusive diversas alterações posturais. Conclusões: o interesse destes profissionais em participarem de atividades em ambiente não formal foi claro, evidenciando a necessidade de mais projetos de capacitação que visem melhorar a qualidade de vida dos professores e seus alunos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115Journal of Health Care; Vol. 18 No. 65 (2020): Revista de Atenção à SaúdeRevista de Atenção à Saúde; v. 18 n. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115/3171Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúdehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFabiano, Lilian CatarimCosta, Karile Cristina daBarbosa, Carmem Patricia2020-10-26T14:23:41Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7115Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2020-10-26T14:23:41Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA |
title |
SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA |
spellingShingle |
SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA Fabiano, Lilian Catarim Postura anatomia humana prevenção avaliação postural. |
title_short |
SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA |
title_full |
SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA |
title_fullStr |
SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA |
title_sort |
SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA |
author |
Fabiano, Lilian Catarim |
author_facet |
Fabiano, Lilian Catarim Costa, Karile Cristina da Barbosa, Carmem Patricia |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Karile Cristina da Barbosa, Carmem Patricia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiano, Lilian Catarim Costa, Karile Cristina da Barbosa, Carmem Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Postura anatomia humana prevenção avaliação postural. |
topic |
Postura anatomia humana prevenção avaliação postural. |
description |
Introdução: Posturas inadequadas assumidas por crianças e professores em ambiente escolar durante as atividades diárias contribuem para o desenvolvimento de inúmeras alterações posturais as quais, se não identificadas precocemente, podem resultar em sérios agravos à saúde da coluna vertebral. Neste contexto, a contribuição das escolas com projetos de educação e promoção à saúde é importante tanto para discentes quanto para docentes. Entretanto, mesmo aqueles professores que tiveram capacitação, na graduação ou na pós-graduação, sobre o tema “Saúde” não se sentem preparados para abordá-lo em sala. Objetivos: contribuir para a formação de docentes, afim de capacita-los para atuarem na prevenção, identificação e orientação de hábitos posturais inadequados, bem como na detecção de alterações posturais já estabelecidas. Metodologia: No presente estudo, 91 professores da rede municipal de ensino de Mandaguaçu-PR foram convidados a participar de uma capacitação com temas referentes à anatomia e fisiologia da coluna vertebral, suas alterações, prevenções e tratamentos de disfunções. Adicionalmente, foram submetidos a uma avaliação postural e da pisada, concomitante à apresentação de diversas metodologias aplicáveis a seus alunos. Ademais, os mesmos responderam um questionário sobre os temas e visitaram uma exposição museológica com a mesma temática. Resultados: Ficou evidente que grande índice dos participantes não dominava o assunto e demonstrava percepções equivocadas sobre a coluna vertebral, apresentando inclusive diversas alterações posturais. Conclusões: o interesse destes profissionais em participarem de atividades em ambiente não formal foi claro, evidenciando a necessidade de mais projetos de capacitação que visem melhorar a qualidade de vida dos professores e seus alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115/3171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Health Care; Vol. 18 No. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde Revista de Atenção à Saúde; v. 18 n. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde 2359-4330 reponame:Revista de Atenção à Saúde instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Atenção à Saúde |
collection |
Revista de Atenção à Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798042263319740416 |