SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiano, Lilian Catarim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Karile Cristina da, Barbosa, Carmem Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115
Resumo: Introdução: Posturas inadequadas assumidas por crianças e professores em ambiente escolar durante as atividades diárias contribuem para o desenvolvimento de inúmeras alterações posturais as quais, se não identificadas precocemente, podem resultar em sérios agravos à saúde da coluna vertebral. Neste contexto, a contribuição das escolas com projetos de educação e promoção à saúde é importante tanto para discentes quanto para docentes. Entretanto, mesmo aqueles professores que tiveram capacitação, na graduação ou na pós-graduação, sobre o tema “Saúde” não se sentem preparados para abordá-lo em sala. Objetivos: contribuir para a formação de docentes, afim de capacita-los para atuarem na prevenção, identificação e orientação de hábitos posturais inadequados, bem como na detecção de alterações posturais já estabelecidas. Metodologia: No presente estudo, 91 professores da rede municipal de ensino de Mandaguaçu-PR foram convidados a participar de uma capacitação com temas referentes à anatomia e fisiologia da coluna vertebral, suas alterações, prevenções e tratamentos de disfunções. Adicionalmente, foram submetidos a uma avaliação postural e da pisada, concomitante à apresentação de diversas metodologias aplicáveis a seus alunos. Ademais, os mesmos responderam um questionário sobre os temas e visitaram uma exposição museológica com a mesma temática. Resultados: Ficou evidente que grande índice dos participantes não dominava o assunto e demonstrava percepções equivocadas sobre a coluna vertebral, apresentando inclusive diversas alterações posturais. Conclusões: o interesse destes profissionais em participarem de atividades em ambiente não formal foi claro, evidenciando a necessidade de mais projetos de capacitação que visem melhorar a qualidade de vida dos professores e seus alunos.
id USCS-3_90c5125fb82b9b48d3b74d0fec1bbd26
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7115
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICAPosturaanatomia humanaprevençãoavaliação postural.Introdução: Posturas inadequadas assumidas por crianças e professores em ambiente escolar durante as atividades diárias contribuem para o desenvolvimento de inúmeras alterações posturais as quais, se não identificadas precocemente, podem resultar em sérios agravos à saúde da coluna vertebral. Neste contexto, a contribuição das escolas com projetos de educação e promoção à saúde é importante tanto para discentes quanto para docentes. Entretanto, mesmo aqueles professores que tiveram capacitação, na graduação ou na pós-graduação, sobre o tema “Saúde” não se sentem preparados para abordá-lo em sala. Objetivos: contribuir para a formação de docentes, afim de capacita-los para atuarem na prevenção, identificação e orientação de hábitos posturais inadequados, bem como na detecção de alterações posturais já estabelecidas. Metodologia: No presente estudo, 91 professores da rede municipal de ensino de Mandaguaçu-PR foram convidados a participar de uma capacitação com temas referentes à anatomia e fisiologia da coluna vertebral, suas alterações, prevenções e tratamentos de disfunções. Adicionalmente, foram submetidos a uma avaliação postural e da pisada, concomitante à apresentação de diversas metodologias aplicáveis a seus alunos. Ademais, os mesmos responderam um questionário sobre os temas e visitaram uma exposição museológica com a mesma temática. Resultados: Ficou evidente que grande índice dos participantes não dominava o assunto e demonstrava percepções equivocadas sobre a coluna vertebral, apresentando inclusive diversas alterações posturais. Conclusões: o interesse destes profissionais em participarem de atividades em ambiente não formal foi claro, evidenciando a necessidade de mais projetos de capacitação que visem melhorar a qualidade de vida dos professores e seus alunos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115Journal of Health Care; Vol. 18 No. 65 (2020): Revista de Atenção à SaúdeRevista de Atenção à Saúde; v. 18 n. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115/3171Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúdehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFabiano, Lilian CatarimCosta, Karile Cristina daBarbosa, Carmem Patricia2020-10-26T14:23:41Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7115Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2020-10-26T14:23:41Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
title SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
spellingShingle SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
Fabiano, Lilian Catarim
Postura
anatomia humana
prevenção
avaliação postural.
title_short SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
title_full SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
title_fullStr SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
title_full_unstemmed SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
title_sort SAÚDE E EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A TEMÁTICA COLUNA VERTEBRAL NORMAL E PATOLÓGICA
author Fabiano, Lilian Catarim
author_facet Fabiano, Lilian Catarim
Costa, Karile Cristina da
Barbosa, Carmem Patricia
author_role author
author2 Costa, Karile Cristina da
Barbosa, Carmem Patricia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiano, Lilian Catarim
Costa, Karile Cristina da
Barbosa, Carmem Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Postura
anatomia humana
prevenção
avaliação postural.
topic Postura
anatomia humana
prevenção
avaliação postural.
description Introdução: Posturas inadequadas assumidas por crianças e professores em ambiente escolar durante as atividades diárias contribuem para o desenvolvimento de inúmeras alterações posturais as quais, se não identificadas precocemente, podem resultar em sérios agravos à saúde da coluna vertebral. Neste contexto, a contribuição das escolas com projetos de educação e promoção à saúde é importante tanto para discentes quanto para docentes. Entretanto, mesmo aqueles professores que tiveram capacitação, na graduação ou na pós-graduação, sobre o tema “Saúde” não se sentem preparados para abordá-lo em sala. Objetivos: contribuir para a formação de docentes, afim de capacita-los para atuarem na prevenção, identificação e orientação de hábitos posturais inadequados, bem como na detecção de alterações posturais já estabelecidas. Metodologia: No presente estudo, 91 professores da rede municipal de ensino de Mandaguaçu-PR foram convidados a participar de uma capacitação com temas referentes à anatomia e fisiologia da coluna vertebral, suas alterações, prevenções e tratamentos de disfunções. Adicionalmente, foram submetidos a uma avaliação postural e da pisada, concomitante à apresentação de diversas metodologias aplicáveis a seus alunos. Ademais, os mesmos responderam um questionário sobre os temas e visitaram uma exposição museológica com a mesma temática. Resultados: Ficou evidente que grande índice dos participantes não dominava o assunto e demonstrava percepções equivocadas sobre a coluna vertebral, apresentando inclusive diversas alterações posturais. Conclusões: o interesse destes profissionais em participarem de atividades em ambiente não formal foi claro, evidenciando a necessidade de mais projetos de capacitação que visem melhorar a qualidade de vida dos professores e seus alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7115/3171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 18 No. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde
Revista de Atenção à Saúde; v. 18 n. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042263319740416