Assistência ao parto e puerpério hospitalar: satisfação de mulheres
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
DOI: | 10.13037/2359-4330.8139 |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/8139 |
Resumo: | O processo de parto e nascimento é um momento significativo na vida das mulheres. É de fundamental importância a realização de pesquisas sobre qualidade da atenção obstétrica nos serviços públicos de saúde. OBJETIVO: avaliar a satisfação de mulheres com a assistência recebida no processo do parto e puerpério hospitalar. MATERIAIS E MÉTODOS: estudo de corte transversal e delineamento quantitativo, realizado com 55 puérperas em uma maternidade pública, no município de João Pessoa/PB. A coleta de dados foi realizada com instrumento constituído por perguntas pré-codificadas que avaliam as práticas assistências e opinião da mulher sobre a assistência recebida. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial, considerando nível de significância o valor de 5% (p-valor<0,05). RESULTADOS: a satisfação foi mais frequente entre as mulheres com ensino médio completo, que tiveram acompanhante, alimentação, técnicas de alívio da dor, privacidade e ambiência adequada, as que amamentaram, tiveram contato pela a pele e receberam informações quanto aos procedimentos do parto normal. CONCLUSÃO: busca-se uma assistência ao parto de qualidade, em que a mulher tenha a sensação de pertencimento do seu corpo e que os cuidados recebidos pelos profissionais de saúde sejam baseados em boas evidências científicas visando o bem-estar da mulher, do bebê e da família. As boas práticas obstétricas podem favorecer a satisfação das mulheres, enquanto intervenções rotineiras sem respaldo científico podem contribuir para a insatisfação da assistência recebida no processo do parto e puerpério hospitalar. |
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Assistência ao parto e puerpério hospitalar: satisfação de mulheresDelivery assistance and hospital puerperium: Women's satisfactionEnfermagem ObstétricaHumanização do partoPartoSatisfação do PacienteObstetric NursingHumanization DeliveryParturitionPatient SatisfactionO processo de parto e nascimento é um momento significativo na vida das mulheres. É de fundamental importância a realização de pesquisas sobre qualidade da atenção obstétrica nos serviços públicos de saúde. OBJETIVO: avaliar a satisfação de mulheres com a assistência recebida no processo do parto e puerpério hospitalar. MATERIAIS E MÉTODOS: estudo de corte transversal e delineamento quantitativo, realizado com 55 puérperas em uma maternidade pública, no município de João Pessoa/PB. A coleta de dados foi realizada com instrumento constituído por perguntas pré-codificadas que avaliam as práticas assistências e opinião da mulher sobre a assistência recebida. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial, considerando nível de significância o valor de 5% (p-valor<0,05). RESULTADOS: a satisfação foi mais frequente entre as mulheres com ensino médio completo, que tiveram acompanhante, alimentação, técnicas de alívio da dor, privacidade e ambiência adequada, as que amamentaram, tiveram contato pela a pele e receberam informações quanto aos procedimentos do parto normal. CONCLUSÃO: busca-se uma assistência ao parto de qualidade, em que a mulher tenha a sensação de pertencimento do seu corpo e que os cuidados recebidos pelos profissionais de saúde sejam baseados em boas evidências científicas visando o bem-estar da mulher, do bebê e da família. As boas práticas obstétricas podem favorecer a satisfação das mulheres, enquanto intervenções rotineiras sem respaldo científico podem contribuir para a insatisfação da assistência recebida no processo do parto e puerpério hospitalar. INTRODUCTION: The process of labor and birth is a significant moment in women's lives. It is of fundamental importance to conduct research for the elucidation of issues involving the quality of obstetric care in public health services. OBJECTIVES: to evaluate the satisfaction of women with the assistance received in the process of hospital delivery and puerperium. Materials and Methods: cross-sectional observational and quantitative study, carried out with 55 puerperium women in a public maternity hospital in the city of João Pessoa/PB. Data collection was performed with pre-defined questions that assess the care practices and women's opinion about the care received. Descriptive and inferential statistics were used, considering a significance level of 5% (p-value<0.05). RESULTS: satisfaction was higher among more educated women, who had a partner, food, pain relief techniques, privacy and adequate environment, those who breastfed, had skin contact and received information about normal birth procedures. CONCLUSIONS: We seek quality delivery care, where the woman has a sense of belonging to her body and that the care received by health professionals is based on good scientific evidence aiming at the well-being of the woman, the baby and the family. Good obstetric practices can increase women's satisfaction, while interventions without scientific support can lead dissatisfaction of care received during puerperium process.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/813910.13037/2359-4330.8139Journal of Health Care; Vol. 20 No. 71 (2022): Revista de Atenção à Saúde - RAS Revista de Atenção à Saúde; v. 20 n. 71 (2022): Revista de Atenção à Saúde - RAS 2359-433010.13037/ras.v20i71reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporenghttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/8139/3682http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/8139/3683Copyright (c) 2022 Magdielle Idaline da Silva, Maria Clara Paiva Nóbrega, Geyslane Pereira Melo de Albuquerque, Viviane Rolim de Holandahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Magdielle IdalinePaiva Nóbrega, Maria Clara Pereira Melo de Albuquerque, Geyslane Rolim de Holanda, Viviane2022-07-04T15:08:04Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8139Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2022-07-04T15:08:04Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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