O peso elevado pode influenciar o desenvolvimento motor da criança de zero a dois anos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Fioroni Ribeiro da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fonseca, Eder Lúcio da, Guimarães, Elaine Leonezi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6857
Resumo: Introdução: A obesidade/sobrepeso pode interferir na aquisição das habilidades motoras do lactente, o qual, na tentativa de buscar mecanismos de adaptações tem o seu desenvolvimento motor alterado. Objetivos: Verificar se o peso elevado para a idade interfere no desenvolvimento motor da criança de zero a dois anos de idade e, se há diferença do desenvolvimento entre meninos e meninas. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 43 lactentes de zero a dois anos, divididos em dois grupos: Grupo com peso elevado para a idade (GE) e Grupo de comparação (GC). Todos foram avaliados por meio da “Escala Motora Infantil de Alberta”. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, com frequências relativas e absolutas, média e desvio padrão. Para verificar a normalidade das variáveis aleatórias utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov, e considerando a normalidade dos dados, foi aplicado o teste t-Student para amostras independentes. Em todos os casos, considerou-se um nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre o GE e o GC para as seguintes variáveis: Índice de Massa Corpórea (p=0,000), peso para a idade (p=0,002), e déficit no desenvolvimento motor observado nas crianças com peso elevado (p=0,039). Não houve diferença estatisticamente significativa para o desenvolvimento motor entre meninos e meninas em ambos os grupos. Conclusão: Os resultados confirmam que o peso elevado, entre zero a dois anos de idade, pode interferir negativamente no desenvolvimento motor. Assim, é necessário monitorar o desenvolvimento dessas crianças, orientar e intervir precocemente para minimizar e prevenir as possíveis alterações.
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