O PESO DA MOCHILA ESCOLAR RELACIONADO AO PESO DA CRIANÇA: ANÁLISE EM ALUNOS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE CANOAS/RS, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Amanda da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Toigo, Adriana Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1960
Resumo: Introdução: alterações posturais estão cada vez mais comuns entre indivíduos adultos, contudo, estes problemas podem se originar na infância, a qual consiste em um período de desenvolvimento bastante propício para adquirir habituais vícios posturais. Objetivo: verificar se o peso da mochila escolar transportada por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental estava dentro dos limites de tolerância em relação ao peso corporal. Materiais e métodos: estudo de corte transversal composto por 98 indivíduos de ambos os sexos com 8,5 ± 1,5 anos. Utilizaram-se como instrumentos de medida uma balança, um estadiômetro e um formulário de informações pessoais com perguntas fechadas abertas. Resultados: verificou-se que 46,94% das crianças estavam com sobrepeso ou obesas. Ficou evidenciado que 68,37% das crianças transportavam na mochila cargas acima da faixa de tolerância. Não houve associação entre estar ou não dentro da faixa de tolerância em função da série e também não houve diferença no percentual do peso da mochila em relação ao peso da criança em função do ano escolar. Para a maioria das crianças (69,39%), suas mochilas eram um pouco pesadas ou muito pesadas. Em relação ao que se transporta na mochila, a maioria das crianças (77,55%) afirmou transportar somente o material necessário para o dia de aula. Conclusão: a maior parte das crianças transportava na mochila carga acima da faixa de tolerância de 10% do seu peso corporal total.
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