Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de Puérperas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Letícia Machado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbieri, Angela, Ceron, Marizete Ilha, Fedosse, Elenir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1361
Resumo: Atualmente, o pré-natal possui como principal finalidade o esclarecimento de dúvidas e orientação de gestantes com a finalidade de minimizar os riscos e efeitos indesejáveis das alterações fisiológicas, tanto na gestação quanto no momento do parto e no puerpério. O presente estudo objetivou analisar os fatores que interferem na efetiva adesão ao pré-natal da rede pública de um município de médio porte do interior do RS, tendo como intuito contribuir na redução dos índices de morbi-mortalidade materno-infantil. A amostra constituiu-se de 150 puérperas que responderam a várias questões elaboradas por uma equipe interdisciplinar – Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia -; o estudo foi realizado entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, e investigou a realização ou não do pré-natal e o número de consultas. As questões também possibilitaram apreender aspectos do processo vivenciado pelas puérperas durante o pré-natal (medos, angústias) e seus pontos de vista sobre o mesmo – sua importância, os temas abordados e os faltantes. Constatou-se que 91,33% das puérperas realizaram pré-natal, sendo também verificados bons níveis de satisfação. Entretanto, na percepção das puérperas, algumas estratégias de intervenção precisam ser melhoradas, como a realização de atendimentos mais humanizados e interdisciplinares.
id USCS-3_e7e89139838844a166a7c0b3920a4a74
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1361
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de PuérperasAtualmente, o pré-natal possui como principal finalidade o esclarecimento de dúvidas e orientação de gestantes com a finalidade de minimizar os riscos e efeitos indesejáveis das alterações fisiológicas, tanto na gestação quanto no momento do parto e no puerpério. O presente estudo objetivou analisar os fatores que interferem na efetiva adesão ao pré-natal da rede pública de um município de médio porte do interior do RS, tendo como intuito contribuir na redução dos índices de morbi-mortalidade materno-infantil. A amostra constituiu-se de 150 puérperas que responderam a várias questões elaboradas por uma equipe interdisciplinar – Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia -; o estudo foi realizado entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, e investigou a realização ou não do pré-natal e o número de consultas. As questões também possibilitaram apreender aspectos do processo vivenciado pelas puérperas durante o pré-natal (medos, angústias) e seus pontos de vista sobre o mesmo – sua importância, os temas abordados e os faltantes. Constatou-se que 91,33% das puérperas realizaram pré-natal, sendo também verificados bons níveis de satisfação. Entretanto, na percepção das puérperas, algumas estratégias de intervenção precisam ser melhoradas, como a realização de atendimentos mais humanizados e interdisciplinares.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/136110.13037/rbcs.vol9n30.1361Journal of Health Care; Vol. 9 No. 30 (2011): Outubro - Dezembro / 2011Revista de Atenção à Saúde; v. 9 n. 30 (2011): Outubro - Dezembro / 20112359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1361/1103Fonseca, Letícia MachadoBarbieri, AngelaCeron, Marizete IlhaFedosse, Elenirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-23T17:34:22Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1361Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2012-04-23T17:34:22Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de Puérperas
title Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de Puérperas
spellingShingle Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de Puérperas
Fonseca, Letícia Machado
title_short Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de Puérperas
title_full Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de Puérperas
title_fullStr Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de Puérperas
title_full_unstemmed Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de Puérperas
title_sort Estudo Interdisciplinar: Adesão ao Pré-Natal na Percepção de Puérperas
author Fonseca, Letícia Machado
author_facet Fonseca, Letícia Machado
Barbieri, Angela
Ceron, Marizete Ilha
Fedosse, Elenir
author_role author
author2 Barbieri, Angela
Ceron, Marizete Ilha
Fedosse, Elenir
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Letícia Machado
Barbieri, Angela
Ceron, Marizete Ilha
Fedosse, Elenir
description Atualmente, o pré-natal possui como principal finalidade o esclarecimento de dúvidas e orientação de gestantes com a finalidade de minimizar os riscos e efeitos indesejáveis das alterações fisiológicas, tanto na gestação quanto no momento do parto e no puerpério. O presente estudo objetivou analisar os fatores que interferem na efetiva adesão ao pré-natal da rede pública de um município de médio porte do interior do RS, tendo como intuito contribuir na redução dos índices de morbi-mortalidade materno-infantil. A amostra constituiu-se de 150 puérperas que responderam a várias questões elaboradas por uma equipe interdisciplinar – Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia -; o estudo foi realizado entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, e investigou a realização ou não do pré-natal e o número de consultas. As questões também possibilitaram apreender aspectos do processo vivenciado pelas puérperas durante o pré-natal (medos, angústias) e seus pontos de vista sobre o mesmo – sua importância, os temas abordados e os faltantes. Constatou-se que 91,33% das puérperas realizaram pré-natal, sendo também verificados bons níveis de satisfação. Entretanto, na percepção das puérperas, algumas estratégias de intervenção precisam ser melhoradas, como a realização de atendimentos mais humanizados e interdisciplinares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1361
10.13037/rbcs.vol9n30.1361
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1361
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol9n30.1361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1361/1103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 9 No. 30 (2011): Outubro - Dezembro / 2011
Revista de Atenção à Saúde; v. 9 n. 30 (2011): Outubro - Dezembro / 2011
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260234829824