Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente Hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lucas Lima
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho Marino, Laís Helena, Cavenaghi, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1616
Resumo: Trauma raquimedular é uma lesão neurológica incapacitante, que ocasiona paralisia, perda sensorial e disfunção fisiológica envolvendo uma série de funções corporais com grande impacto na sociedade. Representa problema de saúde pública e afeta principalmente à população de adultos jovens, sexo masculino, podendo resultar em morte ou deficiência. Este estudo teve como objetivo agrupar e atualizar conhecimentos em relação à atuação fisioterapêutica no trauma raquimedular em ambiente hospitalar. Foi realizada pesquisa da literatura nas bases de dados Scielo, Lilacs e PubMed cruzando os descritores spinal cord injury, cinesiotherapy, physiotherapy, mobilization, rehabilitation, physical therapy department, respiratory therapy e electrotherapy, no período de 2005 a 2010. A cinesioterapia é imprescindível desde a fase de choque medular, pois favorece a manutenção da amplitude de movimento articular e flexibilidade, além de prevenir complicações circulatórias decorrentes da imobilização prolongada no leito. A fisioterapia respiratória promove a higiene brônquica, correção de padrões ventilatórios anormais e de algumas patologias respiratórias. A eletroterapia é um recurso ainda pouco utilizado por fisioterapeutas no âmbito hospitalar. O presente estudo evidenciou a escassez de estudos específicos que abordem a temática da atuação do fisioterapeuta sobre o trauma raquimedular em ambiente hospitalar.
id USCS-3_ee04ac4808bfdb0258643e6fdafc6d24
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1616
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente HospitalarTraumatismos da Medula EspinhalUnidades HospitalaresServiço Hospitalar de FisioterapiaModalidades de Fisioterapia.Trauma raquimedular é uma lesão neurológica incapacitante, que ocasiona paralisia, perda sensorial e disfunção fisiológica envolvendo uma série de funções corporais com grande impacto na sociedade. Representa problema de saúde pública e afeta principalmente à população de adultos jovens, sexo masculino, podendo resultar em morte ou deficiência. Este estudo teve como objetivo agrupar e atualizar conhecimentos em relação à atuação fisioterapêutica no trauma raquimedular em ambiente hospitalar. Foi realizada pesquisa da literatura nas bases de dados Scielo, Lilacs e PubMed cruzando os descritores spinal cord injury, cinesiotherapy, physiotherapy, mobilization, rehabilitation, physical therapy department, respiratory therapy e electrotherapy, no período de 2005 a 2010. A cinesioterapia é imprescindível desde a fase de choque medular, pois favorece a manutenção da amplitude de movimento articular e flexibilidade, além de prevenir complicações circulatórias decorrentes da imobilização prolongada no leito. A fisioterapia respiratória promove a higiene brônquica, correção de padrões ventilatórios anormais e de algumas patologias respiratórias. A eletroterapia é um recurso ainda pouco utilizado por fisioterapeutas no âmbito hospitalar. O presente estudo evidenciou a escassez de estudos específicos que abordem a temática da atuação do fisioterapeuta sobre o trauma raquimedular em ambiente hospitalar.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/161610.13037/rbcs.vol10n33.1616Journal of Health Care; Vol. 10 No. 33 (2012): Julho - Setembro / 2012Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 33 (2012): Julho - Setembro / 20122359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1616/1293Ferreira, Lucas LimaCarvalho Marino, Laís HelenaCavenaghi, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-03T11:21:22Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1616Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2012-12-03T11:21:22Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente Hospitalar
title Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente Hospitalar
spellingShingle Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente Hospitalar
Ferreira, Lucas Lima
Traumatismos da Medula Espinhal
Unidades Hospitalares
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Modalidades de Fisioterapia.
title_short Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente Hospitalar
title_full Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente Hospitalar
title_fullStr Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente Hospitalar
title_full_unstemmed Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente Hospitalar
title_sort Atuação Fisioterapêutica no Trauma Raquimedular em Ambiente Hospitalar
author Ferreira, Lucas Lima
author_facet Ferreira, Lucas Lima
Carvalho Marino, Laís Helena
Cavenaghi, Simone
author_role author
author2 Carvalho Marino, Laís Helena
Cavenaghi, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lucas Lima
Carvalho Marino, Laís Helena
Cavenaghi, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Traumatismos da Medula Espinhal
Unidades Hospitalares
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Modalidades de Fisioterapia.
topic Traumatismos da Medula Espinhal
Unidades Hospitalares
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Modalidades de Fisioterapia.
description Trauma raquimedular é uma lesão neurológica incapacitante, que ocasiona paralisia, perda sensorial e disfunção fisiológica envolvendo uma série de funções corporais com grande impacto na sociedade. Representa problema de saúde pública e afeta principalmente à população de adultos jovens, sexo masculino, podendo resultar em morte ou deficiência. Este estudo teve como objetivo agrupar e atualizar conhecimentos em relação à atuação fisioterapêutica no trauma raquimedular em ambiente hospitalar. Foi realizada pesquisa da literatura nas bases de dados Scielo, Lilacs e PubMed cruzando os descritores spinal cord injury, cinesiotherapy, physiotherapy, mobilization, rehabilitation, physical therapy department, respiratory therapy e electrotherapy, no período de 2005 a 2010. A cinesioterapia é imprescindível desde a fase de choque medular, pois favorece a manutenção da amplitude de movimento articular e flexibilidade, além de prevenir complicações circulatórias decorrentes da imobilização prolongada no leito. A fisioterapia respiratória promove a higiene brônquica, correção de padrões ventilatórios anormais e de algumas patologias respiratórias. A eletroterapia é um recurso ainda pouco utilizado por fisioterapeutas no âmbito hospitalar. O presente estudo evidenciou a escassez de estudos específicos que abordem a temática da atuação do fisioterapeuta sobre o trauma raquimedular em ambiente hospitalar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1616
10.13037/rbcs.vol10n33.1616
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1616
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol10n33.1616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1616/1293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 10 No. 33 (2012): Julho - Setembro / 2012
Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 33 (2012): Julho - Setembro / 2012
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260607074304