PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO: A FALTA QUE FAZ!
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/608 |
Resumo: | Reflexão acerca da pesquisa científica na graduação em comunicação, no contexto brasileiro. O seu diagnóstico é, quase sempre, inexato, por conta da(o): (1) imprecisão termos básicos, como ciência e pesquisa científica; (2) corporativismo presente no meio acadêmico e científico; (3) excessiva mobilidade administrativa das universidades brasileiras. Ademais, a incipiência da pesquisa em comunicação decorre de elementos, como: (a) inadequação, em geral, do ensino da disciplina metodologia científica na graduação; (b) contato inicial com o mundo da ciência, muitas vezes, somente ao final do curso, com a obrigatoriedade dos trabalhos de conclusão de curso (TCC); (c) descaso de muitos cursos quanto ao jornalismo científico (JC); (d) carência de visão metodológica integrada e integradora, ao longo da graduação. Diante destas constatações, recomenda-se: melhorar o ensino da metodologia científica; enfatizar a prática da iniciação científica; estimular a transformação dos TCC em pesquisas significativas e incentivar o ensino e a prática do JC. |
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PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO: A FALTA QUE FAZ!Cursos Brasileiros de ComunicaçãoGraduação em Comunicação SocialPesquisa Científica em ComunicaçãoReflexão acerca da pesquisa científica na graduação em comunicação, no contexto brasileiro. O seu diagnóstico é, quase sempre, inexato, por conta da(o): (1) imprecisão termos básicos, como ciência e pesquisa científica; (2) corporativismo presente no meio acadêmico e científico; (3) excessiva mobilidade administrativa das universidades brasileiras. Ademais, a incipiência da pesquisa em comunicação decorre de elementos, como: (a) inadequação, em geral, do ensino da disciplina metodologia científica na graduação; (b) contato inicial com o mundo da ciência, muitas vezes, somente ao final do curso, com a obrigatoriedade dos trabalhos de conclusão de curso (TCC); (c) descaso de muitos cursos quanto ao jornalismo científico (JC); (d) carência de visão metodológica integrada e integradora, ao longo da graduação. Diante destas constatações, recomenda-se: melhorar o ensino da metodologia científica; enfatizar a prática da iniciação científica; estimular a transformação dos TCC em pesquisas significativas e incentivar o ensino e a prática do JC.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/60810.13037/ci.vol5n10.608Comunicação & Inovação; v. 5 n. 10 (2005): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/608/458Copyright (c) 1969 Maria das Graças Targinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTargino, Maria das Graças2022-10-04T19:11:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/608Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:13Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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