Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/700 |
Resumo: | O Centro de Mídia Independente se constitui em representante do jornalismo cidadão, no Brasil, vez que impulsiona a participação dos indivíduos, quer na produção noticiosa, quer em comentários que acompanham os textos. Em face da sua relevância como espaço de diálogo entre autores e internautas, analisam-se os comentários referentes aos editoriais do CMI Brasil, com o fim de delimitar traços identitários dos comentaristas e compreender a expansão do jornalismo cidadão. Isto requer, além de quantificação, análise dos itens: temas explorados; incidência de palavras significativas; quem comenta? Para a consecução do proposto, utilizou-se a análise crítica do discurso (ACD) aplicada ao total de comentários (157) alusivos aos 24 editoriais publicados entre 1º a 31 de agosto de 2007, no site CMI Brasil. Dentre os temas explorados, estão mídia (31%), seguidos das categorias movimentos/lutas sociais, e saúde, com índice similar de 19%, cada, observando-se a incidência de palavras representativas dos movimentos sociais, com 76 menções para Governo. Chama a atenção, ainda, o anonimato de 137 autores dos 157 comentários (87,26%), o que impede diálogo mais democrático e verdadeiro, como apregoado pelos defensores do jornalismo cidadão. |
id |
USCS_0d7e3ed7d69d71a58542c944ce6d4937 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/700 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativaJornalismo CidadãoJornalismo de Fonte AbertaCentro de Mídia Independente BrasilCMI BrasilO Centro de Mídia Independente se constitui em representante do jornalismo cidadão, no Brasil, vez que impulsiona a participação dos indivíduos, quer na produção noticiosa, quer em comentários que acompanham os textos. Em face da sua relevância como espaço de diálogo entre autores e internautas, analisam-se os comentários referentes aos editoriais do CMI Brasil, com o fim de delimitar traços identitários dos comentaristas e compreender a expansão do jornalismo cidadão. Isto requer, além de quantificação, análise dos itens: temas explorados; incidência de palavras significativas; quem comenta? Para a consecução do proposto, utilizou-se a análise crítica do discurso (ACD) aplicada ao total de comentários (157) alusivos aos 24 editoriais publicados entre 1º a 31 de agosto de 2007, no site CMI Brasil. Dentre os temas explorados, estão mídia (31%), seguidos das categorias movimentos/lutas sociais, e saúde, com índice similar de 19%, cada, observando-se a incidência de palavras representativas dos movimentos sociais, com 76 menções para Governo. Chama a atenção, ainda, o anonimato de 137 autores dos 157 comentários (87,26%), o que impede diálogo mais democrático e verdadeiro, como apregoado pelos defensores do jornalismo cidadão.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/70010.13037/ci.vol9n16.700Comunicação & Inovação; v. 9 n. 16 (2008): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/700/547Copyright (c) 1969 Maria das Graças Targino, Cristiane Portela de Carvalho, Alisson Dias Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTargino, Maria das Graçasde Carvalho, Cristiane PortelaGomes, Alisson Dias2022-10-04T19:11:16Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/700Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:16Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa |
title |
Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa |
spellingShingle |
Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa Targino, Maria das Graças Jornalismo Cidadão Jornalismo de Fonte Aberta Centro de Mídia Independente Brasil CMI Brasil |
title_short |
Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa |
title_full |
Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa |
title_fullStr |
Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa |
title_full_unstemmed |
Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa |
title_sort |
Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa |
author |
Targino, Maria das Graças |
author_facet |
Targino, Maria das Graças de Carvalho, Cristiane Portela Gomes, Alisson Dias |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Cristiane Portela Gomes, Alisson Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Targino, Maria das Graças de Carvalho, Cristiane Portela Gomes, Alisson Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Cidadão Jornalismo de Fonte Aberta Centro de Mídia Independente Brasil CMI Brasil |
topic |
Jornalismo Cidadão Jornalismo de Fonte Aberta Centro de Mídia Independente Brasil CMI Brasil |
description |
O Centro de Mídia Independente se constitui em representante do jornalismo cidadão, no Brasil, vez que impulsiona a participação dos indivíduos, quer na produção noticiosa, quer em comentários que acompanham os textos. Em face da sua relevância como espaço de diálogo entre autores e internautas, analisam-se os comentários referentes aos editoriais do CMI Brasil, com o fim de delimitar traços identitários dos comentaristas e compreender a expansão do jornalismo cidadão. Isto requer, além de quantificação, análise dos itens: temas explorados; incidência de palavras significativas; quem comenta? Para a consecução do proposto, utilizou-se a análise crítica do discurso (ACD) aplicada ao total de comentários (157) alusivos aos 24 editoriais publicados entre 1º a 31 de agosto de 2007, no site CMI Brasil. Dentre os temas explorados, estão mídia (31%), seguidos das categorias movimentos/lutas sociais, e saúde, com índice similar de 19%, cada, observando-se a incidência de palavras representativas dos movimentos sociais, com 76 menções para Governo. Chama a atenção, ainda, o anonimato de 137 autores dos 157 comentários (87,26%), o que impede diálogo mais democrático e verdadeiro, como apregoado pelos defensores do jornalismo cidadão. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/700 10.13037/ci.vol9n16.700 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/700 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol9n16.700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/700/547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Maria das Graças Targino, Cristiane Portela de Carvalho, Alisson Dias Gomes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Maria das Graças Targino, Cristiane Portela de Carvalho, Alisson Dias Gomes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 9 n. 16 (2008): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368746983424 |