Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705 |
Resumo: | A partir de referências culturais preexistentes, são elaboradas e reelaboradas mensagens hipermidiáticas, o que gera a chamada cultura do spoof, caracterizada pelo desdobramento de um tema por meio de paródias e releituras, originando uma infinidade de novas mensagens. O objetivo deste artigo é verificar as produções de vídeo veiculadas na Internet, que possuem como referência a obra de Mazzaropi, cineasta brasileiro que se destacou por sua produção cinematográfica. O método dessa pesquisa descritiva e documental consistiu em analisar e categorizar, quanto ao conteúdo, os vídeos veiculados no site YouTube, listados a partir da palavra-chave Mazzaropi. Dentre os 145 vídeos encontrados, foi possível verificar a existência de quatro categorias principais de vídeos: trechos de filmes selecionados das produções originais de Mazzaropi, com função primeira de documentação da obra; paródias e releituras da obra de Mazzaropi, com função primeira ficcional; vídeos de registro de eventos com função institucional e/ou publicitária; e vídeos com funções diversas que acabam gerando divulgação indireta. Verifica-se que o fenômeno da cultura spoof abrange referências regionais e as relê em um sistema midiático de alcance global, em novos espaços de manifestação cultural. |
id |
USCS_1ff99fa8d13faada3435f717a016f6f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/705 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internetMazzaropiVídeoInternetCinemaA partir de referências culturais preexistentes, são elaboradas e reelaboradas mensagens hipermidiáticas, o que gera a chamada cultura do spoof, caracterizada pelo desdobramento de um tema por meio de paródias e releituras, originando uma infinidade de novas mensagens. O objetivo deste artigo é verificar as produções de vídeo veiculadas na Internet, que possuem como referência a obra de Mazzaropi, cineasta brasileiro que se destacou por sua produção cinematográfica. O método dessa pesquisa descritiva e documental consistiu em analisar e categorizar, quanto ao conteúdo, os vídeos veiculados no site YouTube, listados a partir da palavra-chave Mazzaropi. Dentre os 145 vídeos encontrados, foi possível verificar a existência de quatro categorias principais de vídeos: trechos de filmes selecionados das produções originais de Mazzaropi, com função primeira de documentação da obra; paródias e releituras da obra de Mazzaropi, com função primeira ficcional; vídeos de registro de eventos com função institucional e/ou publicitária; e vídeos com funções diversas que acabam gerando divulgação indireta. Verifica-se que o fenômeno da cultura spoof abrange referências regionais e as relê em um sistema midiático de alcance global, em novos espaços de manifestação cultural.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/70510.13037/ci.vol9n17.705Comunicação & Inovação; v. 9 n. 17 (2008): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705/552Copyright (c) 1969 Monica Franchi Carniello, Francisco de Assishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarniello, Monica Franchide Assis, Francisco2022-10-04T19:11:16Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/705Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:16Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet |
title |
Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet |
spellingShingle |
Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet Carniello, Monica Franchi Mazzaropi Vídeo Internet Cinema |
title_short |
Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet |
title_full |
Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet |
title_fullStr |
Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet |
title_full_unstemmed |
Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet |
title_sort |
Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet |
author |
Carniello, Monica Franchi |
author_facet |
Carniello, Monica Franchi de Assis, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
de Assis, Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carniello, Monica Franchi de Assis, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mazzaropi Vídeo Internet Cinema |
topic |
Mazzaropi Vídeo Internet Cinema |
description |
A partir de referências culturais preexistentes, são elaboradas e reelaboradas mensagens hipermidiáticas, o que gera a chamada cultura do spoof, caracterizada pelo desdobramento de um tema por meio de paródias e releituras, originando uma infinidade de novas mensagens. O objetivo deste artigo é verificar as produções de vídeo veiculadas na Internet, que possuem como referência a obra de Mazzaropi, cineasta brasileiro que se destacou por sua produção cinematográfica. O método dessa pesquisa descritiva e documental consistiu em analisar e categorizar, quanto ao conteúdo, os vídeos veiculados no site YouTube, listados a partir da palavra-chave Mazzaropi. Dentre os 145 vídeos encontrados, foi possível verificar a existência de quatro categorias principais de vídeos: trechos de filmes selecionados das produções originais de Mazzaropi, com função primeira de documentação da obra; paródias e releituras da obra de Mazzaropi, com função primeira ficcional; vídeos de registro de eventos com função institucional e/ou publicitária; e vídeos com funções diversas que acabam gerando divulgação indireta. Verifica-se que o fenômeno da cultura spoof abrange referências regionais e as relê em um sistema midiático de alcance global, em novos espaços de manifestação cultural. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705 10.13037/ci.vol9n17.705 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol9n17.705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705/552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Monica Franchi Carniello, Francisco de Assis https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Monica Franchi Carniello, Francisco de Assis https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 9 n. 17 (2008): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368752226304 |