Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniello, Monica Franchi
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Assis, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705
Resumo: A partir de referências culturais preexistentes, são elaboradas e reelaboradas mensagens hipermidiáticas, o que gera a chamada cultura do spoof, caracterizada pelo desdobramento de um tema por meio de paródias e releituras, originando uma infinidade de novas mensagens. O objetivo deste artigo é verificar as produções de vídeo veiculadas na Internet, que possuem como referência a obra de Mazzaropi, cineasta brasileiro que se destacou por sua produção cinematográfica. O método dessa pesquisa descritiva e documental consistiu em analisar e categorizar, quanto ao conteúdo, os vídeos veiculados no site YouTube, listados a partir da palavra-chave Mazzaropi. Dentre os 145 vídeos encontrados, foi possível verificar a existência de quatro categorias principais de vídeos: trechos de filmes selecionados das produções originais de Mazzaropi, com função primeira de documentação da obra; paródias e releituras da obra de Mazzaropi, com função primeira ficcional; vídeos de registro de eventos com função institucional e/ou publicitária; e vídeos com funções diversas que acabam gerando divulgação indireta. Verifica-se que o fenômeno da cultura spoof abrange referências regionais e as relê em um sistema midiático de alcance global, em novos espaços de manifestação cultural.
id USCS_1ff99fa8d13faada3435f717a016f6f2
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/705
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internetMazzaropiVídeoInternetCinemaA partir de referências culturais preexistentes, são elaboradas e reelaboradas mensagens hipermidiáticas, o que gera a chamada cultura do spoof, caracterizada pelo desdobramento de um tema por meio de paródias e releituras, originando uma infinidade de novas mensagens. O objetivo deste artigo é verificar as produções de vídeo veiculadas na Internet, que possuem como referência a obra de Mazzaropi, cineasta brasileiro que se destacou por sua produção cinematográfica. O método dessa pesquisa descritiva e documental consistiu em analisar e categorizar, quanto ao conteúdo, os vídeos veiculados no site YouTube, listados a partir da palavra-chave Mazzaropi. Dentre os 145 vídeos encontrados, foi possível verificar a existência de quatro categorias principais de vídeos: trechos de filmes selecionados das produções originais de Mazzaropi, com função primeira de documentação da obra; paródias e releituras da obra de Mazzaropi, com função primeira ficcional; vídeos de registro de eventos com função institucional e/ou publicitária; e vídeos com funções diversas que acabam gerando divulgação indireta. Verifica-se que o fenômeno da cultura spoof abrange referências regionais e as relê em um sistema midiático de alcance global, em novos espaços de manifestação cultural.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/70510.13037/ci.vol9n17.705Comunicação & Inovação; v. 9 n. 17 (2008): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705/552Copyright (c) 1969 Monica Franchi Carniello, Francisco de Assishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarniello, Monica Franchide Assis, Francisco2022-10-04T19:11:16Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/705Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:16Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
title Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
spellingShingle Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
Carniello, Monica Franchi
Mazzaropi
Vídeo
Internet
Cinema
title_short Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
title_full Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
title_fullStr Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
title_full_unstemmed Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
title_sort Cultura regional e cultura digital: a presença de Mazzaropi em vídeos veiculados na internet
author Carniello, Monica Franchi
author_facet Carniello, Monica Franchi
de Assis, Francisco
author_role author
author2 de Assis, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniello, Monica Franchi
de Assis, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Mazzaropi
Vídeo
Internet
Cinema
topic Mazzaropi
Vídeo
Internet
Cinema
description A partir de referências culturais preexistentes, são elaboradas e reelaboradas mensagens hipermidiáticas, o que gera a chamada cultura do spoof, caracterizada pelo desdobramento de um tema por meio de paródias e releituras, originando uma infinidade de novas mensagens. O objetivo deste artigo é verificar as produções de vídeo veiculadas na Internet, que possuem como referência a obra de Mazzaropi, cineasta brasileiro que se destacou por sua produção cinematográfica. O método dessa pesquisa descritiva e documental consistiu em analisar e categorizar, quanto ao conteúdo, os vídeos veiculados no site YouTube, listados a partir da palavra-chave Mazzaropi. Dentre os 145 vídeos encontrados, foi possível verificar a existência de quatro categorias principais de vídeos: trechos de filmes selecionados das produções originais de Mazzaropi, com função primeira de documentação da obra; paródias e releituras da obra de Mazzaropi, com função primeira ficcional; vídeos de registro de eventos com função institucional e/ou publicitária; e vídeos com funções diversas que acabam gerando divulgação indireta. Verifica-se que o fenômeno da cultura spoof abrange referências regionais e as relê em um sistema midiático de alcance global, em novos espaços de manifestação cultural.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705
10.13037/ci.vol9n17.705
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol9n17.705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/705/552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Monica Franchi Carniello, Francisco de Assis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Monica Franchi Carniello, Francisco de Assis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 9 n. 17 (2008): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368752226304