Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902 |
Resumo: | A partir da leitura de imagens publicitárias, este artigo busca refletir sobre os imaginários sociais que circulam no Brasil a respeito dos telefones celulares, objetos onipresentes no cotidiano que se tornaram símbolos de uma lógica de modernidade fluida e conectada. As conclusões apontam para a persistência, no discurso publicitário analisado, dos grandes temas das complexas sociedades moderno-contemporâneas: o apagamento de fronteiras entre o espaço e o tempo; a aceleração deste a um ritmo vertiginoso; o desejo de poder e de controle dos agentes sociais sobre ambos. |
id |
USCS_20de658fa716516fe9f33f5c8983a6ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/902 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no BrasilTelefones CelularesPublicidadeImaginárioA partir da leitura de imagens publicitárias, este artigo busca refletir sobre os imaginários sociais que circulam no Brasil a respeito dos telefones celulares, objetos onipresentes no cotidiano que se tornaram símbolos de uma lógica de modernidade fluida e conectada. As conclusões apontam para a persistência, no discurso publicitário analisado, dos grandes temas das complexas sociedades moderno-contemporâneas: o apagamento de fronteiras entre o espaço e o tempo; a aceleração deste a um ritmo vertiginoso; o desejo de poder e de controle dos agentes sociais sobre ambos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/90210.13037/ci.vol10n19.902Comunicação & Inovação; v. 10 n. 19 (2009): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902/751Copyright (c) 1969 Sandra Rubiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRubia, Sandra2022-10-04T19:11:23Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/902Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:23Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil |
title |
Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil |
spellingShingle |
Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil Rubia, Sandra Telefones Celulares Publicidade Imaginário |
title_short |
Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil |
title_full |
Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil |
title_fullStr |
Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil |
title_full_unstemmed |
Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil |
title_sort |
Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil |
author |
Rubia, Sandra |
author_facet |
Rubia, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rubia, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telefones Celulares Publicidade Imaginário |
topic |
Telefones Celulares Publicidade Imaginário |
description |
A partir da leitura de imagens publicitárias, este artigo busca refletir sobre os imaginários sociais que circulam no Brasil a respeito dos telefones celulares, objetos onipresentes no cotidiano que se tornaram símbolos de uma lógica de modernidade fluida e conectada. As conclusões apontam para a persistência, no discurso publicitário analisado, dos grandes temas das complexas sociedades moderno-contemporâneas: o apagamento de fronteiras entre o espaço e o tempo; a aceleração deste a um ritmo vertiginoso; o desejo de poder e de controle dos agentes sociais sobre ambos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902 10.13037/ci.vol10n19.902 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol10n19.902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902/751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Sandra Rubia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Sandra Rubia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 10 n. 19 (2009): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368788926464 |