Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubia, Sandra
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902
Resumo: A partir da leitura de imagens publicitárias, este artigo busca refletir sobre os imaginários sociais que circulam no Brasil a respeito dos telefones celulares, objetos onipresentes no cotidiano que se tornaram símbolos de uma lógica de modernidade fluida e conectada. As conclusões apontam para a persistência, no discurso publicitário analisado, dos grandes temas das complexas sociedades moderno-contemporâneas: o apagamento de fronteiras entre o espaço e o tempo; a aceleração deste a um ritmo vertiginoso; o desejo de poder e de controle dos agentes sociais sobre ambos.
id USCS_20de658fa716516fe9f33f5c8983a6ac
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/902
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no BrasilTelefones CelularesPublicidadeImaginárioA partir da leitura de imagens publicitárias, este artigo busca refletir sobre os imaginários sociais que circulam no Brasil a respeito dos telefones celulares, objetos onipresentes no cotidiano que se tornaram símbolos de uma lógica de modernidade fluida e conectada. As conclusões apontam para a persistência, no discurso publicitário analisado, dos grandes temas das complexas sociedades moderno-contemporâneas: o apagamento de fronteiras entre o espaço e o tempo; a aceleração deste a um ritmo vertiginoso; o desejo de poder e de controle dos agentes sociais sobre ambos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/90210.13037/ci.vol10n19.902Comunicação & Inovação; v. 10 n. 19 (2009): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902/751Copyright (c) 1969 Sandra Rubiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRubia, Sandra2022-10-04T19:11:23Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/902Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:23Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil
title Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil
spellingShingle Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil
Rubia, Sandra
Telefones Celulares
Publicidade
Imaginário
title_short Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil
title_full Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil
title_fullStr Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil
title_full_unstemmed Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil
title_sort Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil
author Rubia, Sandra
author_facet Rubia, Sandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubia, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Telefones Celulares
Publicidade
Imaginário
topic Telefones Celulares
Publicidade
Imaginário
description A partir da leitura de imagens publicitárias, este artigo busca refletir sobre os imaginários sociais que circulam no Brasil a respeito dos telefones celulares, objetos onipresentes no cotidiano que se tornaram símbolos de uma lógica de modernidade fluida e conectada. As conclusões apontam para a persistência, no discurso publicitário analisado, dos grandes temas das complexas sociedades moderno-contemporâneas: o apagamento de fronteiras entre o espaço e o tempo; a aceleração deste a um ritmo vertiginoso; o desejo de poder e de controle dos agentes sociais sobre ambos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902
10.13037/ci.vol10n19.902
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol10n19.902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/902/751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Sandra Rubia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Sandra Rubia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 10 n. 19 (2009): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368788926464