DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Maria Helena Steffens
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/648
Resumo: Este estudo não pretende reivindicar para a publicidade o espaço livre e indomável da arte, mas imputar-lhe uma perspectiva criativa, sem a dissolução da polarização e do antagonismo com o discurso literário. A compreensão das inter-relações entre as duas modalidades de expressão permite uma análise de características próprias e o seu empenho em assegurar uma emancipatória cultural ao transmitir seu sentido do mundo. A análise foi feita com o objetivo de verificar se, no discurso publicitário, os aspectos conservadores e fixos são predominantes ou se apresentam construções imaginárias e poéticas capazes de romper o estabelecido pela estética da época. A seleção do corpus foi feita, também, através de critérios qualitativos, pois a análise não visou apenas à freqüência, mas também, à avaliação de cada discurso pelos seus aspectos estilísticos.
id USCS_26726d3efe5e22931e9618c1a64bab47
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/648
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIOLiteraturaPublicidadeEstéticaDiscursoEste estudo não pretende reivindicar para a publicidade o espaço livre e indomável da arte, mas imputar-lhe uma perspectiva criativa, sem a dissolução da polarização e do antagonismo com o discurso literário. A compreensão das inter-relações entre as duas modalidades de expressão permite uma análise de características próprias e o seu empenho em assegurar uma emancipatória cultural ao transmitir seu sentido do mundo. A análise foi feita com o objetivo de verificar se, no discurso publicitário, os aspectos conservadores e fixos são predominantes ou se apresentam construções imaginárias e poéticas capazes de romper o estabelecido pela estética da época. A seleção do corpus foi feita, também, através de critérios qualitativos, pois a análise não visou apenas à freqüência, mas também, à avaliação de cada discurso pelos seus aspectos estilísticos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/64810.13037/ci.vol7n13.648Comunicação & Inovação; v. 7 n. 13 (2006): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/648/494Copyright (c) 1969 Maria Helena Steffens de Castrohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Castro, Maria Helena Steffens2022-10-04T19:11:15Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/648Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:15Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
title DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
spellingShingle DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
de Castro, Maria Helena Steffens
Literatura
Publicidade
Estética
Discurso
title_short DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
title_full DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
title_fullStr DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
title_full_unstemmed DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
title_sort DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO
author de Castro, Maria Helena Steffens
author_facet de Castro, Maria Helena Steffens
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Maria Helena Steffens
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Publicidade
Estética
Discurso
topic Literatura
Publicidade
Estética
Discurso
description Este estudo não pretende reivindicar para a publicidade o espaço livre e indomável da arte, mas imputar-lhe uma perspectiva criativa, sem a dissolução da polarização e do antagonismo com o discurso literário. A compreensão das inter-relações entre as duas modalidades de expressão permite uma análise de características próprias e o seu empenho em assegurar uma emancipatória cultural ao transmitir seu sentido do mundo. A análise foi feita com o objetivo de verificar se, no discurso publicitário, os aspectos conservadores e fixos são predominantes ou se apresentam construções imaginárias e poéticas capazes de romper o estabelecido pela estética da época. A seleção do corpus foi feita, também, através de critérios qualitativos, pois a análise não visou apenas à freqüência, mas também, à avaliação de cada discurso pelos seus aspectos estilísticos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/648
10.13037/ci.vol7n13.648
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/648
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol7n13.648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/648/494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Maria Helena Steffens de Castro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Maria Helena Steffens de Castro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 7 n. 13 (2006): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368703991808