A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Funck, Susana Bornéo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/669
Resumo: A partir dos pressupostos dos estudos de gênero e da análise crítica do discurso, analisamse neste artigo duas edições de um jornal de domingo de uma capital do Sul do Brasil, buscando verificar as representações do feminino e do masculino, em especial a presença da mulher nas diferentes seções. É possível constatar que o veículo reproduz e reitera as assimetrias sociais de gênero, naturalizadas pelo senso comum, contribuindo para uma paradoxal (in)visibilidade da mulher na mídia impressa.
id USCS_31d8a788cb4cf5735cec97307ecad063
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/669
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursivaEstudos de GêneroAnálise Crítica do DiscursoMulher na MídiaA partir dos pressupostos dos estudos de gênero e da análise crítica do discurso, analisamse neste artigo duas edições de um jornal de domingo de uma capital do Sul do Brasil, buscando verificar as representações do feminino e do masculino, em especial a presença da mulher nas diferentes seções. É possível constatar que o veículo reproduz e reitera as assimetrias sociais de gênero, naturalizadas pelo senso comum, contribuindo para uma paradoxal (in)visibilidade da mulher na mídia impressa.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/66910.13037/ci.vol8n14.669Comunicação & Inovação; v. 8 n. 14 (2007): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/669/515Copyright (c) 1969 Susana Bornéo Funckhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFunck, Susana Bornéo2022-10-04T19:11:00Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/669Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva
title A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva
spellingShingle A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva
Funck, Susana Bornéo
Estudos de Gênero
Análise Crítica do Discurso
Mulher na Mídia
title_short A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva
title_full A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva
title_fullStr A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva
title_full_unstemmed A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva
title_sort A (in)visibilidade da mulher na mídia impressa: uma análise discursiva
author Funck, Susana Bornéo
author_facet Funck, Susana Bornéo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Funck, Susana Bornéo
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de Gênero
Análise Crítica do Discurso
Mulher na Mídia
topic Estudos de Gênero
Análise Crítica do Discurso
Mulher na Mídia
description A partir dos pressupostos dos estudos de gênero e da análise crítica do discurso, analisamse neste artigo duas edições de um jornal de domingo de uma capital do Sul do Brasil, buscando verificar as representações do feminino e do masculino, em especial a presença da mulher nas diferentes seções. É possível constatar que o veículo reproduz e reitera as assimetrias sociais de gênero, naturalizadas pelo senso comum, contribuindo para uma paradoxal (in)visibilidade da mulher na mídia impressa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/669
10.13037/ci.vol8n14.669
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/669
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol8n14.669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/669/515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Susana Bornéo Funck
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Susana Bornéo Funck
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 8 n. 14 (2007): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368714477568