Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo demonstrar que o cinematográfico é um fenômeno estético da contemporaneidade e que se configura no ato da recepção como efeito da mediação cultural desta mídia. Marca a mudança do modelo clássico de estética, ancorado na produção, para um novo modelo do imaginário social, que salienta os efeitos receptivos no espectador, reconstruído em um processo de identificação até chegar aos sistemas produtivos e de linguagem dos quais o cinema se serve para alcançar este fim. Ancorase nas teorias da recepção, entendidas sob as categorias da experiência estética no seu caráter relacional: sujeito-objeto, no discurso diegético expresso na ação narrativa, na aiesthesis – atitude perceptiva do espectador – e na catarse – dimensão comunicativa da recepção. |
id |
USCS_45a21d141854e4d56fdeea9d9f44f35b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/676 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiáticaRecepçãoCinemaImaginárioIdentificação Social e EstéticaEste artigo tem como principal objetivo demonstrar que o cinematográfico é um fenômeno estético da contemporaneidade e que se configura no ato da recepção como efeito da mediação cultural desta mídia. Marca a mudança do modelo clássico de estética, ancorado na produção, para um novo modelo do imaginário social, que salienta os efeitos receptivos no espectador, reconstruído em um processo de identificação até chegar aos sistemas produtivos e de linguagem dos quais o cinema se serve para alcançar este fim. Ancorase nas teorias da recepção, entendidas sob as categorias da experiência estética no seu caráter relacional: sujeito-objeto, no discurso diegético expresso na ação narrativa, na aiesthesis – atitude perceptiva do espectador – e na catarse – dimensão comunicativa da recepção.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/67610.13037/ci.vol8n15.676Comunicação & Inovação; v. 8 n. 15 (2007): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676/522Copyright (c) 1969 Juan Droguetthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDroguett, Juan2022-10-04T19:11:01Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/676Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:01Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática |
title |
Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática |
spellingShingle |
Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática Droguett, Juan Recepção Cinema Imaginário Identificação Social e Estética |
title_short |
Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática |
title_full |
Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática |
title_fullStr |
Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática |
title_full_unstemmed |
Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática |
title_sort |
Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática |
author |
Droguett, Juan |
author_facet |
Droguett, Juan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Droguett, Juan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recepção Cinema Imaginário Identificação Social e Estética |
topic |
Recepção Cinema Imaginário Identificação Social e Estética |
description |
Este artigo tem como principal objetivo demonstrar que o cinematográfico é um fenômeno estético da contemporaneidade e que se configura no ato da recepção como efeito da mediação cultural desta mídia. Marca a mudança do modelo clássico de estética, ancorado na produção, para um novo modelo do imaginário social, que salienta os efeitos receptivos no espectador, reconstruído em um processo de identificação até chegar aos sistemas produtivos e de linguagem dos quais o cinema se serve para alcançar este fim. Ancorase nas teorias da recepção, entendidas sob as categorias da experiência estética no seu caráter relacional: sujeito-objeto, no discurso diegético expresso na ação narrativa, na aiesthesis – atitude perceptiva do espectador – e na catarse – dimensão comunicativa da recepção. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676 10.13037/ci.vol8n15.676 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol8n15.676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676/522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Juan Droguett https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Juan Droguett https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 8 n. 15 (2007): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368720769024 |