Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Droguett, Juan
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo demonstrar que o cinematográfico é um fenômeno estético da contemporaneidade e que se configura no ato da recepção como efeito da mediação cultural desta mídia. Marca a mudança do modelo clássico de estética, ancorado na produção, para um novo modelo do imaginário social, que salienta os efeitos receptivos no espectador, reconstruído em um processo de identificação até chegar aos sistemas produtivos e de linguagem dos quais o cinema se serve para alcançar este fim. Ancorase nas teorias da recepção, entendidas sob as categorias da experiência estética no seu caráter relacional: sujeito-objeto, no discurso diegético expresso na ação narrativa, na aiesthesis – atitude perceptiva do espectador – e na catarse – dimensão comunicativa da recepção.
id USCS_45a21d141854e4d56fdeea9d9f44f35b
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/676
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiáticaRecepçãoCinemaImaginárioIdentificação Social e EstéticaEste artigo tem como principal objetivo demonstrar que o cinematográfico é um fenômeno estético da contemporaneidade e que se configura no ato da recepção como efeito da mediação cultural desta mídia. Marca a mudança do modelo clássico de estética, ancorado na produção, para um novo modelo do imaginário social, que salienta os efeitos receptivos no espectador, reconstruído em um processo de identificação até chegar aos sistemas produtivos e de linguagem dos quais o cinema se serve para alcançar este fim. Ancorase nas teorias da recepção, entendidas sob as categorias da experiência estética no seu caráter relacional: sujeito-objeto, no discurso diegético expresso na ação narrativa, na aiesthesis – atitude perceptiva do espectador – e na catarse – dimensão comunicativa da recepção.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/67610.13037/ci.vol8n15.676Comunicação & Inovação; v. 8 n. 15 (2007): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676/522Copyright (c) 1969 Juan Droguetthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDroguett, Juan2022-10-04T19:11:01Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/676Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:01Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática
title Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática
spellingShingle Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática
Droguett, Juan
Recepção
Cinema
Imaginário
Identificação Social e Estética
title_short Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática
title_full Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática
title_fullStr Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática
title_full_unstemmed Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática
title_sort Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática
author Droguett, Juan
author_facet Droguett, Juan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Droguett, Juan
dc.subject.por.fl_str_mv Recepção
Cinema
Imaginário
Identificação Social e Estética
topic Recepção
Cinema
Imaginário
Identificação Social e Estética
description Este artigo tem como principal objetivo demonstrar que o cinematográfico é um fenômeno estético da contemporaneidade e que se configura no ato da recepção como efeito da mediação cultural desta mídia. Marca a mudança do modelo clássico de estética, ancorado na produção, para um novo modelo do imaginário social, que salienta os efeitos receptivos no espectador, reconstruído em um processo de identificação até chegar aos sistemas produtivos e de linguagem dos quais o cinema se serve para alcançar este fim. Ancorase nas teorias da recepção, entendidas sob as categorias da experiência estética no seu caráter relacional: sujeito-objeto, no discurso diegético expresso na ação narrativa, na aiesthesis – atitude perceptiva do espectador – e na catarse – dimensão comunicativa da recepção.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676
10.13037/ci.vol8n15.676
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol8n15.676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/676/522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Juan Droguett
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Juan Droguett
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 8 n. 15 (2007): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368720769024