IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Wilson Alexandre Messias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tadeu, Hugo Ferreira Braga, Silva, Athos Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9179
Resumo: O fenômeno denominado Transformação Digital tem alterado a dinâmica da competição nos mais diferentes setores, causando incontáveis mudanças em como as organizações conduzem seus processos internos, relacionamento com clientes e fornecedores, seus modelos de negócios e também a cultura e dinâmica organizacional. Essa mudança de paradigma representa um desafio ainda maior para empresas consolidadas em setores tradicionais, cujo sucesso e modelo de negócios foi concebido na economia pré-digital. Por outro lado, essa transformação também representa incontáveis oportunidades, e para capturar valor, obter ou preservar vantagem competitiva real, essas empresas precisam repensar sua estratégia sob a ótica das inúmeras possibilidades habilitadas pelas novas tecnologias digitais, estabelecendo Estratégias Digitais para transformação de seus negócios. Por meio de um estudo de caso único de uma empresa do setor siderúrgico, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de implementação Estratégica de Transformação Digital, os habilitadores organizacionais envolvidos e as mudanças decorrentes de sua implementação nos processos internos no relacionamento com clientes, no modelo de negócios e na cultura e dinâmica organizacional.
id USCS_616b526c2cea0f0192a3a917298cc92c
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9179
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgicoEstratégia DigitalImplementação de Estratégia DigitalSetor SiderúrgicoO fenômeno denominado Transformação Digital tem alterado a dinâmica da competição nos mais diferentes setores, causando incontáveis mudanças em como as organizações conduzem seus processos internos, relacionamento com clientes e fornecedores, seus modelos de negócios e também a cultura e dinâmica organizacional. Essa mudança de paradigma representa um desafio ainda maior para empresas consolidadas em setores tradicionais, cujo sucesso e modelo de negócios foi concebido na economia pré-digital. Por outro lado, essa transformação também representa incontáveis oportunidades, e para capturar valor, obter ou preservar vantagem competitiva real, essas empresas precisam repensar sua estratégia sob a ótica das inúmeras possibilidades habilitadas pelas novas tecnologias digitais, estabelecendo Estratégias Digitais para transformação de seus negócios. Por meio de um estudo de caso único de uma empresa do setor siderúrgico, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de implementação Estratégica de Transformação Digital, os habilitadores organizacionais envolvidos e as mudanças decorrentes de sua implementação nos processos internos no relacionamento com clientes, no modelo de negócios e na cultura e dinâmica organizacional.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/917910.13037/ci.vol24.e20239179Comunicação & Inovação; v. 24 (2023): COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO; e202391792178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9179/3994Copyright (c) 2023 Wilson Alexandre Messias Rodrigues, Hugo Ferreira Braga Tadeu, Athos Carlos Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Wilson Alexandre MessiasTadeu, Hugo Ferreira BragaSilva, Athos Carlos2024-04-05T12:29:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9179Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2024-04-05T12:29:52Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico
title IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico
spellingShingle IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico
Rodrigues, Wilson Alexandre Messias
Estratégia Digital
Implementação de Estratégia Digital
Setor Siderúrgico
title_short IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico
title_full IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico
title_fullStr IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico
title_full_unstemmed IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico
title_sort IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIGITAL: estudo de caso único de empresa do setor siderúrgico
author Rodrigues, Wilson Alexandre Messias
author_facet Rodrigues, Wilson Alexandre Messias
Tadeu, Hugo Ferreira Braga
Silva, Athos Carlos
author_role author
author2 Tadeu, Hugo Ferreira Braga
Silva, Athos Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Wilson Alexandre Messias
Tadeu, Hugo Ferreira Braga
Silva, Athos Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia Digital
Implementação de Estratégia Digital
Setor Siderúrgico
topic Estratégia Digital
Implementação de Estratégia Digital
Setor Siderúrgico
description O fenômeno denominado Transformação Digital tem alterado a dinâmica da competição nos mais diferentes setores, causando incontáveis mudanças em como as organizações conduzem seus processos internos, relacionamento com clientes e fornecedores, seus modelos de negócios e também a cultura e dinâmica organizacional. Essa mudança de paradigma representa um desafio ainda maior para empresas consolidadas em setores tradicionais, cujo sucesso e modelo de negócios foi concebido na economia pré-digital. Por outro lado, essa transformação também representa incontáveis oportunidades, e para capturar valor, obter ou preservar vantagem competitiva real, essas empresas precisam repensar sua estratégia sob a ótica das inúmeras possibilidades habilitadas pelas novas tecnologias digitais, estabelecendo Estratégias Digitais para transformação de seus negócios. Por meio de um estudo de caso único de uma empresa do setor siderúrgico, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de implementação Estratégica de Transformação Digital, os habilitadores organizacionais envolvidos e as mudanças decorrentes de sua implementação nos processos internos no relacionamento com clientes, no modelo de negócios e na cultura e dinâmica organizacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9179
10.13037/ci.vol24.e20239179
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9179
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol24.e20239179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/9179/3994
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 24 (2023): COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO; e20239179
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368309727232