MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/563 |
Resumo: | Sob o paradigma da sociedade da informação, este estudo visa determinar como o jornalismo brasileiro - praticado pelo jornal diário impresso (representado aqui pelo veículo Gazeta Mercantil) - está se portanto diante da demanda sociocultural, procurando estabelecer também como o entretenimento tem sido incorporado, aboradado e apresentado ao leitor. Entre os muitos obtidos, observa-se que o jornal diário impresso de referência, ao posicionar-se em sintonia com o seu público-alvo, está praticando uma nova especialidade, chamada de jornalismo de infotenimento, que ao mesmo tempo prestem serviço e propicia informação e entretenimento ao leitor. Conclui-se que esse tipo de conteúdo editorial não é necessariamente uma tendência, mas se entende que ele pode ratificar um exercício corrente na práxis jornalística atual. |
id |
USCS_8c2d6ec8b8a2ada5df9adc72017eb14f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/563 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTILJornalismo de InfotenimentoSociedade da InformaçãoEntretenimentoSob o paradigma da sociedade da informação, este estudo visa determinar como o jornalismo brasileiro - praticado pelo jornal diário impresso (representado aqui pelo veículo Gazeta Mercantil) - está se portanto diante da demanda sociocultural, procurando estabelecer também como o entretenimento tem sido incorporado, aboradado e apresentado ao leitor. Entre os muitos obtidos, observa-se que o jornal diário impresso de referência, ao posicionar-se em sintonia com o seu público-alvo, está praticando uma nova especialidade, chamada de jornalismo de infotenimento, que ao mesmo tempo prestem serviço e propicia informação e entretenimento ao leitor. Conclui-se que esse tipo de conteúdo editorial não é necessariamente uma tendência, mas se entende que ele pode ratificar um exercício corrente na práxis jornalística atual.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/56310.13037/ci.vol3n6.563Comunicação & Inovação; v. 3 n. 6 (2003): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/563/403Copyright (c) 1969 Fábia Angélica Dejavitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDejavite, Fábia Angélica2022-10-04T19:11:02Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/563Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:02Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL |
title |
MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL |
spellingShingle |
MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL Dejavite, Fábia Angélica Jornalismo de Infotenimento Sociedade da Informação Entretenimento |
title_short |
MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL |
title_full |
MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL |
title_fullStr |
MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL |
title_full_unstemmed |
MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL |
title_sort |
MAIS DO QUE ECONOMIA E NEGÓCIOS: O JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO JORNAL GAZETA MERCANTIL |
author |
Dejavite, Fábia Angélica |
author_facet |
Dejavite, Fábia Angélica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dejavite, Fábia Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo de Infotenimento Sociedade da Informação Entretenimento |
topic |
Jornalismo de Infotenimento Sociedade da Informação Entretenimento |
description |
Sob o paradigma da sociedade da informação, este estudo visa determinar como o jornalismo brasileiro - praticado pelo jornal diário impresso (representado aqui pelo veículo Gazeta Mercantil) - está se portanto diante da demanda sociocultural, procurando estabelecer também como o entretenimento tem sido incorporado, aboradado e apresentado ao leitor. Entre os muitos obtidos, observa-se que o jornal diário impresso de referência, ao posicionar-se em sintonia com o seu público-alvo, está praticando uma nova especialidade, chamada de jornalismo de infotenimento, que ao mesmo tempo prestem serviço e propicia informação e entretenimento ao leitor. Conclui-se que esse tipo de conteúdo editorial não é necessariamente uma tendência, mas se entende que ele pode ratificar um exercício corrente na práxis jornalística atual. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/563 10.13037/ci.vol3n6.563 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/563 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol3n6.563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/563/403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Fábia Angélica Dejavite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Fábia Angélica Dejavite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 3 n. 6 (2003): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368350621696 |