Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7975 |
Resumo: | O presente artigo objetiva identificar estratégias metodológicas existentes no âmbito dos estudos métricos da informação que contribuem para o mapeamento de inovação. Em termos metodológicos, este estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo parte do levantamento da produção de conhecimento relacionada às tipologias dos estudos métricos na base de dados Web of Science, por meio da relação do termo inovação nas palavras-chave e keywords plus dos artigos. Os resultados destacam a aplicação da inovação nas metrias da informação no âmbito da altmetria, bibliometria, cientometria, patentometria e webometria. |
id |
USCS_8d47656979a1ba7039074c0b5b6b7bc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7975 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação Strategies of metric information studies for innovation mappingInovaçãoEstratégiaEstudos métricos da informaçãoInnovationStrategyMetric information studiesO presente artigo objetiva identificar estratégias metodológicas existentes no âmbito dos estudos métricos da informação que contribuem para o mapeamento de inovação. Em termos metodológicos, este estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo parte do levantamento da produção de conhecimento relacionada às tipologias dos estudos métricos na base de dados Web of Science, por meio da relação do termo inovação nas palavras-chave e keywords plus dos artigos. Os resultados destacam a aplicação da inovação nas metrias da informação no âmbito da altmetria, bibliometria, cientometria, patentometria e webometria.This paper aims to identify existing methodological strategies within the metrics studies of information that contribute to the mapping of innovation. In methodological terms, this qualitative exploratory and descriptive study is part of the search for knowledge production related to the typologies of metric studies in the Web of Science database, through the relationship of the term innovation in the keywords and keywords plus of the articles. The results highlight the application of innovation in information metrics in the scope of altmetry, bibliometrics, scientometrics, patentometry and webometrics.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/797510.13037/ci.vol22n50.7975Comunicação & Inovação; v. 22 n. 50 (2021): REVISTA COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7975/3544Copyright (c) 2021 Mateus Rebouças Nascimento, Ana Clara Cândido, Ricardo Augusto Zimmermann, Patrícia Wielewickihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRebouças Nascimento, MateusClara Cândido, Ana Augusto Zimmermann, RicardoWielewicki, Patrícia 2022-10-04T19:13:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7975Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:50Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação Strategies of metric information studies for innovation mapping |
title |
Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação |
spellingShingle |
Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação Rebouças Nascimento, Mateus Inovação Estratégia Estudos métricos da informação Innovation Strategy Metric information studies |
title_short |
Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação |
title_full |
Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação |
title_fullStr |
Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação |
title_full_unstemmed |
Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação |
title_sort |
Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação |
author |
Rebouças Nascimento, Mateus |
author_facet |
Rebouças Nascimento, Mateus Clara Cândido, Ana Augusto Zimmermann, Ricardo Wielewicki, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Clara Cândido, Ana Augusto Zimmermann, Ricardo Wielewicki, Patrícia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebouças Nascimento, Mateus Clara Cândido, Ana Augusto Zimmermann, Ricardo Wielewicki, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Estratégia Estudos métricos da informação Innovation Strategy Metric information studies |
topic |
Inovação Estratégia Estudos métricos da informação Innovation Strategy Metric information studies |
description |
O presente artigo objetiva identificar estratégias metodológicas existentes no âmbito dos estudos métricos da informação que contribuem para o mapeamento de inovação. Em termos metodológicos, este estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo parte do levantamento da produção de conhecimento relacionada às tipologias dos estudos métricos na base de dados Web of Science, por meio da relação do termo inovação nas palavras-chave e keywords plus dos artigos. Os resultados destacam a aplicação da inovação nas metrias da informação no âmbito da altmetria, bibliometria, cientometria, patentometria e webometria. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7975 10.13037/ci.vol22n50.7975 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7975 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol22n50.7975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7975/3544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 22 n. 50 (2021): REVISTA COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369952845824 |