O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6263 |
Resumo: | A ubiquidade dos smartphones desafia a hegemonia do vídeo com proporções horizontais, historicamente consolidada pelas tradições do cinema e da televisão. O presente trabalho revisita a trajetória da imagem técnica nos meios de comunicação e destaca a relevância de redes sociais como o Snapchat e o Instagram para a popularização do audiovisual vertical. Para abordar a temática, construímos um percurso bibliográfico que analisa como o formato vertical contribui para o fortalecimento da cultura das selfies e, de forma geral, para o aumento da exposição do corpo humano, que se mostra cada vez mais protagonista no universo imagético. |
id |
USCS_8d889df710cd2de640f294b0b6649d76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6263 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagéticaprodução audiovisualimagem técnicaredes sociaisselfievídeo verticalA ubiquidade dos smartphones desafia a hegemonia do vídeo com proporções horizontais, historicamente consolidada pelas tradições do cinema e da televisão. O presente trabalho revisita a trajetória da imagem técnica nos meios de comunicação e destaca a relevância de redes sociais como o Snapchat e o Instagram para a popularização do audiovisual vertical. Para abordar a temática, construímos um percurso bibliográfico que analisa como o formato vertical contribui para o fortalecimento da cultura das selfies e, de forma geral, para o aumento da exposição do corpo humano, que se mostra cada vez mais protagonista no universo imagético.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/626310.13037/ci.vol21n46.6263Comunicação & Inovação; v. 21 n. 46 (2020): Revista de Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6263/3086Copyright (c) 2020 Wagner Souza e Silva, Carolina Dos Santos Velleihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza e Silva, WagnerVellei, Carolina Dos Santos2022-10-04T19:13:30Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6263Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:30Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagética |
title |
O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagética |
spellingShingle |
O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagética Souza e Silva, Wagner produção audiovisual imagem técnica redes sociais selfie vídeo vertical |
title_short |
O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagética |
title_full |
O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagética |
title_fullStr |
O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagética |
title_full_unstemmed |
O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagética |
title_sort |
O corpo protagonista nas telas verticais: a influência do enquadramento retrato dos smartphones na produção imagética |
author |
Souza e Silva, Wagner |
author_facet |
Souza e Silva, Wagner Vellei, Carolina Dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Vellei, Carolina Dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza e Silva, Wagner Vellei, Carolina Dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
produção audiovisual imagem técnica redes sociais selfie vídeo vertical |
topic |
produção audiovisual imagem técnica redes sociais selfie vídeo vertical |
description |
A ubiquidade dos smartphones desafia a hegemonia do vídeo com proporções horizontais, historicamente consolidada pelas tradições do cinema e da televisão. O presente trabalho revisita a trajetória da imagem técnica nos meios de comunicação e destaca a relevância de redes sociais como o Snapchat e o Instagram para a popularização do audiovisual vertical. Para abordar a temática, construímos um percurso bibliográfico que analisa como o formato vertical contribui para o fortalecimento da cultura das selfies e, de forma geral, para o aumento da exposição do corpo humano, que se mostra cada vez mais protagonista no universo imagético. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6263 10.13037/ci.vol21n46.6263 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6263 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol21n46.6263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6263/3086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Wagner Souza e Silva, Carolina Dos Santos Vellei https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Wagner Souza e Silva, Carolina Dos Santos Vellei https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 21 n. 46 (2020): Revista de Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369729499136 |