A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2791 |
Resumo: | Este trabalho delineia trilhas da pesquisa em Mídia e Religião, focalizando a aproximação, desses estudos com a área de Comunicação. A pesquisa focaliza os livros sobre o tema publicados entre 1980 e 2013. São delineados três momentos, não isentos de mesclas e sobreposições: (a) investigações a partir das Ciências Sociais, em particular da Sociologia da Religião; (b) primeiras articulações nos estudos sobre comunicação eclesial; (c) a consolidação do tema na área de Comunicação. Observa-se como mídia e religião se articula na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Comunicação. |
id |
USCS_a7927502e2e3ca2c4a4c1e4b15fdc66b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2791 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudosTeoria da ComunicaçãoMídiaReligiãoMídia e ReligiãoEste trabalho delineia trilhas da pesquisa em Mídia e Religião, focalizando a aproximação, desses estudos com a área de Comunicação. A pesquisa focaliza os livros sobre o tema publicados entre 1980 e 2013. São delineados três momentos, não isentos de mesclas e sobreposições: (a) investigações a partir das Ciências Sociais, em particular da Sociologia da Religião; (b) primeiras articulações nos estudos sobre comunicação eclesial; (c) a consolidação do tema na área de Comunicação. Observa-se como mídia e religião se articula na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Comunicação.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2014-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/279110.13037/ci.vol15n29.2791Comunicação & Inovação; v. 15 n. 29 (2014): Comunicação & Inovação; 81-932178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2791/1593Copyright (c) 2014 Luis Mauro Sa Martinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Luis Mauro Sa2022-10-04T19:12:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2791Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:13Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos |
title |
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos |
spellingShingle |
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos Martino, Luis Mauro Sa Teoria da Comunicação Mídia Religião Mídia e Religião |
title_short |
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos |
title_full |
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos |
title_fullStr |
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos |
title_full_unstemmed |
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos |
title_sort |
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos |
author |
Martino, Luis Mauro Sa |
author_facet |
Martino, Luis Mauro Sa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martino, Luis Mauro Sa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Comunicação Mídia Religião Mídia e Religião |
topic |
Teoria da Comunicação Mídia Religião Mídia e Religião |
description |
Este trabalho delineia trilhas da pesquisa em Mídia e Religião, focalizando a aproximação, desses estudos com a área de Comunicação. A pesquisa focaliza os livros sobre o tema publicados entre 1980 e 2013. São delineados três momentos, não isentos de mesclas e sobreposições: (a) investigações a partir das Ciências Sociais, em particular da Sociologia da Religião; (b) primeiras articulações nos estudos sobre comunicação eclesial; (c) a consolidação do tema na área de Comunicação. Observa-se como mídia e religião se articula na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Comunicação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2791 10.13037/ci.vol15n29.2791 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2791 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol15n29.2791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2791/1593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Luis Mauro Sa Martino https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Luis Mauro Sa Martino https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 15 n. 29 (2014): Comunicação & Inovação; 81-93 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369276514304 |