A Era da Imagem-Máquina: o simulacro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/818 |
Resumo: | A imagem virtual produzida pelos computadores difunde-se cada vez com maior intensidade, penetrando todos os ramos de atividade da comunicação ao ensino e produção. Pergunta-se freqüentemente se imagens não estariam substituindo palavras e conceitos em nosso pensamento e meios de expressão. Procuraremos, neste artigo, em primeiro lugar, levantar aspectos a respeito do papel da imagem em nossa cultura que relativizam parcialmente a atual ";explosão"; da dimensão virtual na sociedade. Num segundo momento, buscamos alinhavar algumas reflexões de autores contemporâneos sobre a especificidade da influência da imagem virtual nas relações sociais. |
id |
USCS_dab194950747b71a0a20aea9d224e842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/818 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
A Era da Imagem-Máquina: o simulacroA imagem virtual produzida pelos computadores difunde-se cada vez com maior intensidade, penetrando todos os ramos de atividade da comunicação ao ensino e produção. Pergunta-se freqüentemente se imagens não estariam substituindo palavras e conceitos em nosso pensamento e meios de expressão. Procuraremos, neste artigo, em primeiro lugar, levantar aspectos a respeito do papel da imagem em nossa cultura que relativizam parcialmente a atual ";explosão"; da dimensão virtual na sociedade. Num segundo momento, buscamos alinhavar algumas reflexões de autores contemporâneos sobre a especificidade da influência da imagem virtual nas relações sociais.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/81810.13037/ci.vol1n1.818Comunicação & Inovação; v. 1 n. 1 (2000): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/818/667Copyright (c) 1969 Raquel de Azevedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo, Raquel2022-10-04T19:11:22Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/818Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:22Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Era da Imagem-Máquina: o simulacro |
title |
A Era da Imagem-Máquina: o simulacro |
spellingShingle |
A Era da Imagem-Máquina: o simulacro de Azevedo, Raquel |
title_short |
A Era da Imagem-Máquina: o simulacro |
title_full |
A Era da Imagem-Máquina: o simulacro |
title_fullStr |
A Era da Imagem-Máquina: o simulacro |
title_full_unstemmed |
A Era da Imagem-Máquina: o simulacro |
title_sort |
A Era da Imagem-Máquina: o simulacro |
author |
de Azevedo, Raquel |
author_facet |
de Azevedo, Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Azevedo, Raquel |
description |
A imagem virtual produzida pelos computadores difunde-se cada vez com maior intensidade, penetrando todos os ramos de atividade da comunicação ao ensino e produção. Pergunta-se freqüentemente se imagens não estariam substituindo palavras e conceitos em nosso pensamento e meios de expressão. Procuraremos, neste artigo, em primeiro lugar, levantar aspectos a respeito do papel da imagem em nossa cultura que relativizam parcialmente a atual ";explosão"; da dimensão virtual na sociedade. Num segundo momento, buscamos alinhavar algumas reflexões de autores contemporâneos sobre a especificidade da influência da imagem virtual nas relações sociais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/818 10.13037/ci.vol1n1.818 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/818 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol1n1.818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/818/667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Raquel de Azevedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Raquel de Azevedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 1 n. 1 (2000): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368774246400 |