Honra ao mérito: como a instituição do Prêmio Esso contribuiu para a adoção dos referenciais de objetividade jornalística no Brasil
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2383 |
Resumo: | Os prêmios são dispositivos que prescrevem ethos, valores e procedimentos aos profissionais de Jornalismo. E tendem a fomentar um dado modelo jornalístico. No caso do Brasil, o Prêmio Esso serviu de fomento ao Jornalismo Informativo (isenção, imparcialidade, impessoalidade) e ao Jornalismo Investigativo (denúncia). A abordagem traz o processo histórico de adoção dos critérios de objetividade na imprensa brasileira a partir do Prêmio Esso com a instauração de uma meritocracia própria em dispor sobre o que era (ou não) jornalismo profissional no país. O artigo é fruto de uma tese de doutorado em Comunicação, pesquisa histórica, documental, em âmbito nacional. |
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Honra ao mérito: como a instituição do Prêmio Esso contribuiu para a adoção dos referenciais de objetividade jornalística no BrasilJornalistaObjetividadePrêmio EssoPrêmiosOs prêmios são dispositivos que prescrevem ethos, valores e procedimentos aos profissionais de Jornalismo. E tendem a fomentar um dado modelo jornalístico. No caso do Brasil, o Prêmio Esso serviu de fomento ao Jornalismo Informativo (isenção, imparcialidade, impessoalidade) e ao Jornalismo Investigativo (denúncia). A abordagem traz o processo histórico de adoção dos critérios de objetividade na imprensa brasileira a partir do Prêmio Esso com a instauração de uma meritocracia própria em dispor sobre o que era (ou não) jornalismo profissional no país. O artigo é fruto de uma tese de doutorado em Comunicação, pesquisa histórica, documental, em âmbito nacional.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/238310.13037/ci.vol15n29.2383Comunicação & Inovação; v. 15 n. 29 (2014): Comunicação & Inovação; 126-1372178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2383/1585Copyright (c) 2014 Robson Diashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Robson2022-10-04T19:12:10Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2383Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:10Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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