Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409 |
Resumo: | Este artigo investiga o uso do termo “inovação” nos trabalhos apresentados em dez anos de publicação do periódico científico Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O corpus do estudo foi composto por 247 artigos publicados na revista no período de 2007 a 2017, onde 66 artigos do total foram selecionados mediante busca do prefixo “inovaç”. Com base no método de análise de conteúdo e dentre as 10 categorias elencadas a partir do material em relação à natureza da inovação, destaca-se, entre os achados da pesquisa, que o termo inovação é entendido como fenômeno tecnológico em 40,5% das 245 citações. O artigo mostra ainda que a maioria dos textos discute como aspectos da inovação os seus resultados da inovação (44,9%), embora as causas da inovação sejam abordadas por um quinto dos autores (21,3%) e os atributos da inovação são mencionados por cerca de 20% deles. |
id |
USCS_f087245ee479b989dfa3efd5df16be97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6409 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da IntercomEste artigo investiga o uso do termo “inovação” nos trabalhos apresentados em dez anos de publicação do periódico científico Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O corpus do estudo foi composto por 247 artigos publicados na revista no período de 2007 a 2017, onde 66 artigos do total foram selecionados mediante busca do prefixo “inovaç”. Com base no método de análise de conteúdo e dentre as 10 categorias elencadas a partir do material em relação à natureza da inovação, destaca-se, entre os achados da pesquisa, que o termo inovação é entendido como fenômeno tecnológico em 40,5% das 245 citações. O artigo mostra ainda que a maioria dos textos discute como aspectos da inovação os seus resultados da inovação (44,9%), embora as causas da inovação sejam abordadas por um quinto dos autores (21,3%) e os atributos da inovação são mencionados por cerca de 20% deles.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/640910.13037/ci.vol21n45.6409Comunicação & Inovação; v. 21 n. 45 (2020): Revista Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409/2898Copyright (c) 2020 Regina Rossetti, Elias Estevão Goularthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossetti, ReginaGoulart, Elias Estevão2022-10-04T19:13:30Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6409Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:30Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom |
title |
Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom |
spellingShingle |
Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom Rossetti, Regina |
title_short |
Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom |
title_full |
Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom |
title_fullStr |
Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom |
title_full_unstemmed |
Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom |
title_sort |
Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom |
author |
Rossetti, Regina |
author_facet |
Rossetti, Regina Goulart, Elias Estevão |
author_role |
author |
author2 |
Goulart, Elias Estevão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossetti, Regina Goulart, Elias Estevão |
description |
Este artigo investiga o uso do termo “inovação” nos trabalhos apresentados em dez anos de publicação do periódico científico Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O corpus do estudo foi composto por 247 artigos publicados na revista no período de 2007 a 2017, onde 66 artigos do total foram selecionados mediante busca do prefixo “inovaç”. Com base no método de análise de conteúdo e dentre as 10 categorias elencadas a partir do material em relação à natureza da inovação, destaca-se, entre os achados da pesquisa, que o termo inovação é entendido como fenômeno tecnológico em 40,5% das 245 citações. O artigo mostra ainda que a maioria dos textos discute como aspectos da inovação os seus resultados da inovação (44,9%), embora as causas da inovação sejam abordadas por um quinto dos autores (21,3%) e os atributos da inovação são mencionados por cerca de 20% deles. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409 10.13037/ci.vol21n45.6409 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol21n45.6409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409/2898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Regina Rossetti, Elias Estevão Goulart https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Regina Rossetti, Elias Estevão Goulart https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 21 n. 45 (2020): Revista Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369736839168 |