Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossetti, Regina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Goulart, Elias Estevão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409
Resumo: Este artigo investiga o uso do termo “inovação” nos trabalhos apresentados em dez anos de publicação do periódico científico Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O corpus do estudo foi composto por 247 artigos publicados na revista no período de 2007 a 2017, onde 66 artigos do total foram selecionados mediante busca do prefixo “inovaç”. Com base no método de análise de conteúdo e dentre as 10 categorias elencadas a partir do material em relação à natureza da inovação, destaca-se, entre os achados da pesquisa, que o termo inovação é entendido como fenômeno tecnológico em 40,5% das 245 citações. O artigo mostra ainda que a maioria dos textos discute como aspectos da inovação os seus resultados da inovação (44,9%), embora as causas da inovação sejam abordadas por um quinto dos autores (21,3%) e os atributos da inovação são mencionados por cerca de 20% deles.
id USCS_f087245ee479b989dfa3efd5df16be97
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6409
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da IntercomEste artigo investiga o uso do termo “inovação” nos trabalhos apresentados em dez anos de publicação do periódico científico Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O corpus do estudo foi composto por 247 artigos publicados na revista no período de 2007 a 2017, onde 66 artigos do total foram selecionados mediante busca do prefixo “inovaç”. Com base no método de análise de conteúdo e dentre as 10 categorias elencadas a partir do material em relação à natureza da inovação, destaca-se, entre os achados da pesquisa, que o termo inovação é entendido como fenômeno tecnológico em 40,5% das 245 citações. O artigo mostra ainda que a maioria dos textos discute como aspectos da inovação os seus resultados da inovação (44,9%), embora as causas da inovação sejam abordadas por um quinto dos autores (21,3%) e os atributos da inovação são mencionados por cerca de 20% deles.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/640910.13037/ci.vol21n45.6409Comunicação & Inovação; v. 21 n. 45 (2020): Revista Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409/2898Copyright (c) 2020 Regina Rossetti, Elias Estevão Goularthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossetti, ReginaGoulart, Elias Estevão2022-10-04T19:13:30Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6409Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:30Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
title Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
spellingShingle Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
Rossetti, Regina
title_short Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
title_full Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
title_fullStr Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
title_full_unstemmed Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
title_sort Visão comunicacional da inovação: análise dos sentidos atribuídos à inovação na Revista da Intercom
author Rossetti, Regina
author_facet Rossetti, Regina
Goulart, Elias Estevão
author_role author
author2 Goulart, Elias Estevão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossetti, Regina
Goulart, Elias Estevão
description Este artigo investiga o uso do termo “inovação” nos trabalhos apresentados em dez anos de publicação do periódico científico Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O corpus do estudo foi composto por 247 artigos publicados na revista no período de 2007 a 2017, onde 66 artigos do total foram selecionados mediante busca do prefixo “inovaç”. Com base no método de análise de conteúdo e dentre as 10 categorias elencadas a partir do material em relação à natureza da inovação, destaca-se, entre os achados da pesquisa, que o termo inovação é entendido como fenômeno tecnológico em 40,5% das 245 citações. O artigo mostra ainda que a maioria dos textos discute como aspectos da inovação os seus resultados da inovação (44,9%), embora as causas da inovação sejam abordadas por um quinto dos autores (21,3%) e os atributos da inovação são mencionados por cerca de 20% deles.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409
10.13037/ci.vol21n45.6409
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol21n45.6409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6409/2898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Regina Rossetti, Elias Estevão Goulart
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Regina Rossetti, Elias Estevão Goulart
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 21 n. 45 (2020): Revista Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369736839168