GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naves, Rosinei A.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/576
Resumo: A guerra contra o Iraque demonstrou que os Estados Unidos (EUA) continuam hegemônicos e poderosos no campo militar. Em 21 dias de guerra, o Iraque foi arrasado pelo arsenal bélico anglo-americano e povo iraquiano massacrado.Esse podeiro parece, no entanto, ter sido abalado no que diz respeito à mídia e a opinião pública mudial.Por trás desse estremecimento está a pluralidade de fontes que transmitiu a guerra. A entrada em cenas de tevês arabes, da RPT portuguesa e de outros meios provocou essa mudança. O poder de comunicação que legitimou o discurso do governo Bush perante um importante setor da população dos EUA ao mesmo tempo desconstruiu essa percepção no imaginário público mundial. Os Eua e Inglaterra aparentemente venceram a guerra no campo militar. Porém, no front da opinião pública parece que perderam a batalha por corações e mentes.
id USCS_f4ee5dc9718c4985fc9fefe30d9b5a65
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/576
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUAComunicação IdeológicaJornalismo de GuerraA guerra contra o Iraque demonstrou que os Estados Unidos (EUA) continuam hegemônicos e poderosos no campo militar. Em 21 dias de guerra, o Iraque foi arrasado pelo arsenal bélico anglo-americano e povo iraquiano massacrado.Esse podeiro parece, no entanto, ter sido abalado no que diz respeito à mídia e a opinião pública mudial.Por trás desse estremecimento está a pluralidade de fontes que transmitiu a guerra. A entrada em cenas de tevês arabes, da RPT portuguesa e de outros meios provocou essa mudança. O poder de comunicação que legitimou o discurso do governo Bush perante um importante setor da população dos EUA ao mesmo tempo desconstruiu essa percepção no imaginário público mundial. Os Eua e Inglaterra aparentemente venceram a guerra no campo militar. Porém, no front da opinião pública parece que perderam a batalha por corações e mentes.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/57610.13037/ci.vol4n7.576Comunicação & Inovação; v. 4 n. 7 (2003): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/576/415Copyright (c) 1969 Rosinei A. Naveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNaves, Rosinei A.2022-10-04T19:11:03Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/576Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:03Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA
title GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA
spellingShingle GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA
Naves, Rosinei A.
Comunicação Ideológica
Jornalismo de Guerra
title_short GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA
title_full GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA
title_fullStr GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA
title_full_unstemmed GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA
title_sort GUERRA COLOCA EM XEQUE HEGEMONIA DAS MÍDIAS DOS EUA
author Naves, Rosinei A.
author_facet Naves, Rosinei A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naves, Rosinei A.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Ideológica
Jornalismo de Guerra
topic Comunicação Ideológica
Jornalismo de Guerra
description A guerra contra o Iraque demonstrou que os Estados Unidos (EUA) continuam hegemônicos e poderosos no campo militar. Em 21 dias de guerra, o Iraque foi arrasado pelo arsenal bélico anglo-americano e povo iraquiano massacrado.Esse podeiro parece, no entanto, ter sido abalado no que diz respeito à mídia e a opinião pública mudial.Por trás desse estremecimento está a pluralidade de fontes que transmitiu a guerra. A entrada em cenas de tevês arabes, da RPT portuguesa e de outros meios provocou essa mudança. O poder de comunicação que legitimou o discurso do governo Bush perante um importante setor da população dos EUA ao mesmo tempo desconstruiu essa percepção no imaginário público mundial. Os Eua e Inglaterra aparentemente venceram a guerra no campo militar. Porém, no front da opinião pública parece que perderam a batalha por corações e mentes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/576
10.13037/ci.vol4n7.576
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/576
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol4n7.576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/576/415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Rosinei A. Naves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Rosinei A. Naves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 4 n. 7 (2003): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368360058880