Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do Piauí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2153 |
Resumo: | RESUMO Na atualidade, a blogosfera ganha destaque e diferentes linhas teóricas tentam delinear sua concepção. No Piauí, cujo mercado de trabalho é reduzido para jornalistas, observa-se que em seus portais, os blogs tendem a ocupar o espaço da editoria de cidades e municípios, talvez como estratégia de regionalização dos meios de comunicação, uma vez que as cidades do interior possuem pouca visibilidade e quase nunca mantêm jornais diários. Pretende-se, pois, analisar o perfil dos blogueiros do Portal 180 Graus, selecionado face ao número elevado de blogs (228). Em termos metodológicos, recorre-se à observação sistemática em conjunção com questionário misto via e-mail, com o intuito de identificar o perfil de 25% (57) do total dos blogueiros, com a obtenção de 30 questionários respondidos. Informações preliminares apontam a falta de formação em jornalismo no caso da maior parte dos blogueiros, o que traz à tona duas questões: o jornalismo praticado na blogosfera substitui a mídia de referência? O blogueiro substitui o jornalista? Às duas perguntas, a resposta é não. Nem tudo que se publica em blogs, mesmo quando nomeados jornalísticos, é jornalismo. Se, hoje, qualquer cidadão está apto a divulgar no espaço virtual, somente os jornalistas têm formação profissional para assegurar a qualidade, ou seja, o que muda, na realidade, são as rotinas produtivas do jornalismo. ABSTRACT Today, the blogosphere is highlighted and different theoretical lines try to delineate its conception. In Piauí (Brazil), whose labor market is reduced to journalists, it is observed that in their portals, blogs tend to occupy the space of the editors of cities and municipalities, perhaps as a strategy of regionalization of the media, since the counties have little visibility and almost never maintain daily newspapers. It is intended, therefore, to analyze the profile of bloggers of the “Portal 180 Graus”, which was selected in face to the large number of blogs (228) maintained. In methodological terms, the study uses the systematic observation technique in conjunction with mixed questionnaire sent by e-mails, in order to identify the profile of 25% (57) of total bloggers, obtaining the answer of 30 questionnaires. Preliminary data indicate the lack of journalism university formation in the case of most bloggers, which brings up two questions: the journalism practiced in the blogosphere replaces the reference media? The blogger replaces the journalist? To both questions, the answer is always no. Not everything that appears on blogs, even when appointed like journalistic blogs is journalism. If, today, every citizen is able to disseminate in the virtual space, only journalists have professional training to ensure quality, i.e. what changes the productive routines of journalism. |
id |
USCS_fda04b853d488d8ed29390cd885906f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2153 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do PiauíBlogosferaBlogsBlogs e jornalismoPiauí – jornalismoPiauí – blogs. BlogosphereBlogs and journalismPiauí – journalism. Piauí - blogs. KeywordsBlogosphere. Blogs. Blogs and journalism. Piauí – Journalism. Piauí - blogs.Blogosfera RESUMO Na atualidade, a blogosfera ganha destaque e diferentes linhas teóricas tentam delinear sua concepção. No Piauí, cujo mercado de trabalho é reduzido para jornalistas, observa-se que em seus portais, os blogs tendem a ocupar o espaço da editoria de cidades e municípios, talvez como estratégia de regionalização dos meios de comunicação, uma vez que as cidades do interior possuem pouca visibilidade e quase nunca mantêm jornais diários. Pretende-se, pois, analisar o perfil dos blogueiros do Portal 180 Graus, selecionado face ao número elevado de blogs (228). Em termos metodológicos, recorre-se à observação sistemática em conjunção com questionário misto via e-mail, com o intuito de identificar o perfil de 25% (57) do total dos blogueiros, com a obtenção de 30 questionários respondidos. Informações preliminares apontam a falta de formação em jornalismo no caso da maior parte dos blogueiros, o que traz à tona duas questões: o jornalismo praticado na blogosfera substitui a mídia de referência? O blogueiro substitui o jornalista? Às duas perguntas, a resposta é não. Nem tudo que se publica em blogs, mesmo quando nomeados jornalísticos, é jornalismo. Se, hoje, qualquer cidadão está apto a divulgar no espaço virtual, somente os jornalistas têm formação profissional para assegurar a qualidade, ou seja, o que muda, na realidade, são as rotinas produtivas do jornalismo. ABSTRACT Today, the blogosphere is highlighted and different theoretical lines try to delineate its conception. In Piauí (Brazil), whose labor market is reduced to journalists, it is observed that in their portals, blogs tend to occupy the space of the editors of cities and municipalities, perhaps as a strategy of regionalization of the media, since the counties have little visibility and almost never maintain daily newspapers. It is intended, therefore, to analyze the profile of bloggers of the “Portal 180 Graus”, which was selected in face to the large number of blogs (228) maintained. In methodological terms, the study uses the systematic observation technique in conjunction with mixed questionnaire sent by e-mails, in order to identify the profile of 25% (57) of total bloggers, obtaining the answer of 30 questionnaires. Preliminary data indicate the lack of journalism university formation in the case of most bloggers, which brings up two questions: the journalism practiced in the blogosphere replaces the reference media? The blogger replaces the journalist? To both questions, the answer is always no. Not everything that appears on blogs, even when appointed like journalistic blogs is journalism. If, today, every citizen is able to disseminate in the virtual space, only journalists have professional training to ensure quality, i.e. what changes the productive routines of journalism.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2014-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/215310.13037/ci.vol15n28.2153Comunicação & Inovação; v. 15 n. 28 (2014): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2153/1503Copyright (c) 2014 Maria das Graças Targino, Renata Silva dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTargino, Maria das GraçasSantos, Renata Silva dos2022-10-04T19:12:09Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2153Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:12:09Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do Piauí |
title |
Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do Piauí |
spellingShingle |
Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do Piauí Targino, Maria das Graças Blogosfera Blogs Blogs e jornalismo Piauí – jornalismo Piauí – blogs. Blogosphere Blogs and journalism Piauí – journalism. Piauí - blogs. Keywords Blogosphere. Blogs. Blogs and journalism. Piauí – Journalism. Piauí - blogs. Blogosfera |
title_short |
Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do Piauí |
title_full |
Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do Piauí |
title_fullStr |
Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do Piauí |
title_full_unstemmed |
Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do Piauí |
title_sort |
Utilização de blogs para cobertura jornalística no Estado do Piauí |
author |
Targino, Maria das Graças |
author_facet |
Targino, Maria das Graças Santos, Renata Silva dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Renata Silva dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Targino, Maria das Graças Santos, Renata Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogosfera Blogs Blogs e jornalismo Piauí – jornalismo Piauí – blogs. Blogosphere Blogs and journalism Piauí – journalism. Piauí - blogs. Keywords Blogosphere. Blogs. Blogs and journalism. Piauí – Journalism. Piauí - blogs. Blogosfera |
topic |
Blogosfera Blogs Blogs e jornalismo Piauí – jornalismo Piauí – blogs. Blogosphere Blogs and journalism Piauí – journalism. Piauí - blogs. Keywords Blogosphere. Blogs. Blogs and journalism. Piauí – Journalism. Piauí - blogs. Blogosfera |
description |
RESUMO Na atualidade, a blogosfera ganha destaque e diferentes linhas teóricas tentam delinear sua concepção. No Piauí, cujo mercado de trabalho é reduzido para jornalistas, observa-se que em seus portais, os blogs tendem a ocupar o espaço da editoria de cidades e municípios, talvez como estratégia de regionalização dos meios de comunicação, uma vez que as cidades do interior possuem pouca visibilidade e quase nunca mantêm jornais diários. Pretende-se, pois, analisar o perfil dos blogueiros do Portal 180 Graus, selecionado face ao número elevado de blogs (228). Em termos metodológicos, recorre-se à observação sistemática em conjunção com questionário misto via e-mail, com o intuito de identificar o perfil de 25% (57) do total dos blogueiros, com a obtenção de 30 questionários respondidos. Informações preliminares apontam a falta de formação em jornalismo no caso da maior parte dos blogueiros, o que traz à tona duas questões: o jornalismo praticado na blogosfera substitui a mídia de referência? O blogueiro substitui o jornalista? Às duas perguntas, a resposta é não. Nem tudo que se publica em blogs, mesmo quando nomeados jornalísticos, é jornalismo. Se, hoje, qualquer cidadão está apto a divulgar no espaço virtual, somente os jornalistas têm formação profissional para assegurar a qualidade, ou seja, o que muda, na realidade, são as rotinas produtivas do jornalismo. ABSTRACT Today, the blogosphere is highlighted and different theoretical lines try to delineate its conception. In Piauí (Brazil), whose labor market is reduced to journalists, it is observed that in their portals, blogs tend to occupy the space of the editors of cities and municipalities, perhaps as a strategy of regionalization of the media, since the counties have little visibility and almost never maintain daily newspapers. It is intended, therefore, to analyze the profile of bloggers of the “Portal 180 Graus”, which was selected in face to the large number of blogs (228) maintained. In methodological terms, the study uses the systematic observation technique in conjunction with mixed questionnaire sent by e-mails, in order to identify the profile of 25% (57) of total bloggers, obtaining the answer of 30 questionnaires. Preliminary data indicate the lack of journalism university formation in the case of most bloggers, which brings up two questions: the journalism practiced in the blogosphere replaces the reference media? The blogger replaces the journalist? To both questions, the answer is always no. Not everything that appears on blogs, even when appointed like journalistic blogs is journalism. If, today, every citizen is able to disseminate in the virtual space, only journalists have professional training to ensure quality, i.e. what changes the productive routines of journalism. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2153 10.13037/ci.vol15n28.2153 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2153 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol15n28.2153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/2153/1503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Maria das Graças Targino, Renata Silva dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Maria das Graças Targino, Renata Silva dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 15 n. 28 (2014): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369242959872 |