Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda,Marina Noronha Ferraz de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Melo-Silva,Lucy Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000200010
Resumo: A avaliação de estratégias de intervenções de carreira é considerada relevante na literatura internacional. Este estudo objetiva avaliar a intervenção de carreira realizada em um serviço-escola de um curso de psicologia de uma universidade pública brasileira. Participaram do estudo 77 ex-clientes jovens entre 17 e 24 anos, com predomínio de mulheres, e atendidos em grupo. O método de avaliação da intervenção é baseado no modelo de French, Hiebert e Bezanzon, que contem três dimensões de análise (input, processos e output). O questionário, enviado por correio, contém questões objetivas e dissertativas. Os resultados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos, por meio da análise de conteúdo. Em síntese, os ex-clientes avaliaram positivamente as condições oferecidas pelo serviço, valorizando as atividades e os temas trabalhados na intervenção. A incorporação de mais atividades informativas e a expansão do serviço foram sugeridas.
id USF-1_01290c2383631534a5d677c50047f5ff
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712010000200010
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientesOrientação vocacionalIntervenção psicológicaAvaliação de programaAvaliação de processoA avaliação de estratégias de intervenções de carreira é considerada relevante na literatura internacional. Este estudo objetiva avaliar a intervenção de carreira realizada em um serviço-escola de um curso de psicologia de uma universidade pública brasileira. Participaram do estudo 77 ex-clientes jovens entre 17 e 24 anos, com predomínio de mulheres, e atendidos em grupo. O método de avaliação da intervenção é baseado no modelo de French, Hiebert e Bezanzon, que contem três dimensões de análise (input, processos e output). O questionário, enviado por correio, contém questões objetivas e dissertativas. Os resultados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos, por meio da análise de conteúdo. Em síntese, os ex-clientes avaliaram positivamente as condições oferecidas pelo serviço, valorizando as atividades e os temas trabalhados na intervenção. A incorporação de mais atividades informativas e a expansão do serviço foram sugeridas.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000200010Psico-USF v.15 n.2 2010reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712010000200010info:eu-repo/semantics/openAccessArruda,Marina Noronha Ferraz deMelo-Silva,Lucy Lealpor2010-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712010000200010Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2010-10-15T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes
title Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes
spellingShingle Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes
Arruda,Marina Noronha Ferraz de
Orientação vocacional
Intervenção psicológica
Avaliação de programa
Avaliação de processo
title_short Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes
title_full Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes
title_fullStr Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes
title_full_unstemmed Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes
title_sort Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes
author Arruda,Marina Noronha Ferraz de
author_facet Arruda,Marina Noronha Ferraz de
Melo-Silva,Lucy Leal
author_role author
author2 Melo-Silva,Lucy Leal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda,Marina Noronha Ferraz de
Melo-Silva,Lucy Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação vocacional
Intervenção psicológica
Avaliação de programa
Avaliação de processo
topic Orientação vocacional
Intervenção psicológica
Avaliação de programa
Avaliação de processo
description A avaliação de estratégias de intervenções de carreira é considerada relevante na literatura internacional. Este estudo objetiva avaliar a intervenção de carreira realizada em um serviço-escola de um curso de psicologia de uma universidade pública brasileira. Participaram do estudo 77 ex-clientes jovens entre 17 e 24 anos, com predomínio de mulheres, e atendidos em grupo. O método de avaliação da intervenção é baseado no modelo de French, Hiebert e Bezanzon, que contem três dimensões de análise (input, processos e output). O questionário, enviado por correio, contém questões objetivas e dissertativas. Os resultados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos, por meio da análise de conteúdo. Em síntese, os ex-clientes avaliaram positivamente as condições oferecidas pelo serviço, valorizando as atividades e os temas trabalhados na intervenção. A incorporação de mais atividades informativas e a expansão do serviço foram sugeridas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712010000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.15 n.2 2010
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786848706560