Evidências de validade e precisão da Escala de Coping através de Ouvir Música
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100015 |
Resumo: | O presente estudo buscou verificar a validade de construto e precisão da Escala de Coping através de Ouvir Música (ECOM), cujos fatores representam estratégias de coping focadas na emoção, no problema e evitação/desligamento. Contou com a participação de 248 estudantes de escolas e universidades públicas e particulares da cidade de Aracaju, no Nordeste brasileiro. Os principais resultados corroboram a estrutura original da escala com três fatores. Foram verificados índices de precisão adequados para o fator coping focado na emoção, mas índices menores para os fatores de coping focado no problema e evitação. Foram verificadas ainda diferenças por gênero nas estratégias de coping relacionadas a ouvir música. Os dados são discutidos considerando a literatura sobre psicometria e sugestões de pesquisa são realizadas para se desenvolverem os estudos na área de coping. |
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O presente estudo buscou verificar a validade de construto e precisão da Escala de Coping através de Ouvir Música (ECOM), cujos fatores representam estratégias de coping focadas na emoção, no problema e evitação/desligamento. Contou com a participação de 248 estudantes de escolas e universidades públicas e particulares da cidade de Aracaju, no Nordeste brasileiro. Os principais resultados corroboram a estrutura original da escala com três fatores. Foram verificados índices de precisão adequados para o fator coping focado na emoção, mas índices menores para os fatores de coping focado no problema e evitação. Foram verificadas ainda diferenças por gênero nas estratégias de coping relacionadas a ouvir música. Os dados são discutidos considerando a literatura sobre psicometria e sugestões de pesquisa são realizadas para se desenvolverem os estudos na área de coping. |
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