Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000200015 |
Resumo: | O uso de drogas vem acontecendo de forma cada vez mais precoce e com substâncias mais nocivas. Pesquisas nesta área procuram identificar os fatores de risco e de proteção, sendo que a família ou, mais especificamente, as práticas educativas parentais, podem atuar como ambos. O presente artigo teve como objetivo principal investigar a percepção das práticas educativas parentais de adolescentes com e sem diagnóstico de dependência química. Participaram da pesquisa 48 adolescentes de ambos os sexos, com idades variando entre 14 e 19 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos (com e sem diagnóstico de dependência química) com 24 participantes cada um. Os dois grupos foram pareados de acordo com gênero, idade e nível socioeconômico. Foram aplicados dois instrumentos: o Questionário de Fatores de Risco para Dependência Química e o Parents' Report. Para a análise estatística foram utilizados o teste do Qui-Quadrado e o teste de Mann-Whitney. Os resultados mostraram que houve diferença significativa entre as percepções dos dois grupos: enquanto as práticas educativas parentais socialmente desejáveis estavam mais associadas aos participantes sem diagnóstico de dependência química, as práticas socialmente indesejáveis estavam mais associadas aos participantes com diagnóstico. |
id |
USF-1_163ac0f33b41f4ffb929fbe957674554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712007000200015 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência químicaPráticas educativas parentaisDependência químicaAdolescênciaO uso de drogas vem acontecendo de forma cada vez mais precoce e com substâncias mais nocivas. Pesquisas nesta área procuram identificar os fatores de risco e de proteção, sendo que a família ou, mais especificamente, as práticas educativas parentais, podem atuar como ambos. O presente artigo teve como objetivo principal investigar a percepção das práticas educativas parentais de adolescentes com e sem diagnóstico de dependência química. Participaram da pesquisa 48 adolescentes de ambos os sexos, com idades variando entre 14 e 19 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos (com e sem diagnóstico de dependência química) com 24 participantes cada um. Os dois grupos foram pareados de acordo com gênero, idade e nível socioeconômico. Foram aplicados dois instrumentos: o Questionário de Fatores de Risco para Dependência Química e o Parents' Report. Para a análise estatística foram utilizados o teste do Qui-Quadrado e o teste de Mann-Whitney. Os resultados mostraram que houve diferença significativa entre as percepções dos dois grupos: enquanto as práticas educativas parentais socialmente desejáveis estavam mais associadas aos participantes sem diagnóstico de dependência química, as práticas socialmente indesejáveis estavam mais associadas aos participantes com diagnóstico.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000200015Psico-USF v.12 n.2 2007reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712007000200015info:eu-repo/semantics/openAccessBroecker,Carla ZartJou,Graciela Inchausti depor2011-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712007000200015Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-07T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química |
title |
Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química |
spellingShingle |
Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química Broecker,Carla Zart Práticas educativas parentais Dependência química Adolescência |
title_short |
Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química |
title_full |
Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química |
title_fullStr |
Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química |
title_sort |
Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química |
author |
Broecker,Carla Zart |
author_facet |
Broecker,Carla Zart Jou,Graciela Inchausti de |
author_role |
author |
author2 |
Jou,Graciela Inchausti de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Broecker,Carla Zart Jou,Graciela Inchausti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas parentais Dependência química Adolescência |
topic |
Práticas educativas parentais Dependência química Adolescência |
description |
O uso de drogas vem acontecendo de forma cada vez mais precoce e com substâncias mais nocivas. Pesquisas nesta área procuram identificar os fatores de risco e de proteção, sendo que a família ou, mais especificamente, as práticas educativas parentais, podem atuar como ambos. O presente artigo teve como objetivo principal investigar a percepção das práticas educativas parentais de adolescentes com e sem diagnóstico de dependência química. Participaram da pesquisa 48 adolescentes de ambos os sexos, com idades variando entre 14 e 19 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos (com e sem diagnóstico de dependência química) com 24 participantes cada um. Os dois grupos foram pareados de acordo com gênero, idade e nível socioeconômico. Foram aplicados dois instrumentos: o Questionário de Fatores de Risco para Dependência Química e o Parents' Report. Para a análise estatística foram utilizados o teste do Qui-Quadrado e o teste de Mann-Whitney. Os resultados mostraram que houve diferença significativa entre as percepções dos dois grupos: enquanto as práticas educativas parentais socialmente desejáveis estavam mais associadas aos participantes sem diagnóstico de dependência química, as práticas socialmente indesejáveis estavam mais associadas aos participantes com diagnóstico. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712007000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.12 n.2 2007 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786469122048 |