Estudos psicométricos da Escala Eudemon de Bem-Estar Pessoal em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strelhow,Miriam Raquel Wachholz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Masiero,Luciana Rubensan Ourique, Santos,Bibiana Ramos dos, Sarriera,Jorge Castellá, Teixeira,Marco Antônio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000100007
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar as propriedades psicométricas da escala Eudemon de Bem-Estar Pessoal (EBP) entre adolescentes brasileiros. Participaram do estudo 1.479 adolescentes (64,7% meninas) entre 12 e 16 anos (M=14,12 anos; DP=1,26). Os participantes responderam à EBP e a outros instrumentos de bem-estar. A Análise Fatorial Exploratória (n=712) indicou a presença de dois fatores e a Consistência Interna da Escala mostrou-se adequada (α=0,767). A Análise Fatorial Confirmatória (n=767) demonstrou bons índices de ajuste para a escala com 21 itens. Análises multigrupo indicaram que a estrutura fatorial da escala e as cargas fatoriais dos itens são semelhantes para meninos e meninas. Foram encontradas correlações significativas, com outras escalas de bem-estar, por meio de validação concorrente (correlações de Pearson). Pode-se concluir que o instrumento apresentou evidências de validade, podendo ser utilizado com adolescentes no Brasil.
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