Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grubits,Sonia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Freire,Heloisa Bruna Grubits, Noriega,José Angel Vera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300012
Resumo: Objetivamos verificar como características socioculturais e familiares influenciam na adaptação escolar de crianças guarani-kaiowá dos municípios Dourados e Caarapó, kadiwéu, da aldeia Alves de Barros na Bodoquena e terena de Córrego do Meio, município de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram realizadas entrevistas e observações de crianças e pais dos referidos grupos. Observamos o diálogo e respeito mútuo na relação entre pais e filhos, evidenciado no tom sereno e suave com o qual as mães dirigem-se aos filhos. A curiosidade infantil não é reprimida, permitindo a exploração do ambiente, a participação em todas as atividades familiares, sem restrição, punição ou castigo. Porém no grupo terena, as mães conversam com as crianças, mas na segunda vez que elas desobedecem, levam palmadas ou "varinhadas" com vara verde, o que aponta para um exemplo de como a cultura vem se transformando pelo fácil acesso e contato com a sociedade nacional.
id USF-1_55f7f7933fb4b8dc3af20328c6c4c989
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712009000300012
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenasguarani-kaiowákadiwéuterenarelações familiareseducaçãoObjetivamos verificar como características socioculturais e familiares influenciam na adaptação escolar de crianças guarani-kaiowá dos municípios Dourados e Caarapó, kadiwéu, da aldeia Alves de Barros na Bodoquena e terena de Córrego do Meio, município de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram realizadas entrevistas e observações de crianças e pais dos referidos grupos. Observamos o diálogo e respeito mútuo na relação entre pais e filhos, evidenciado no tom sereno e suave com o qual as mães dirigem-se aos filhos. A curiosidade infantil não é reprimida, permitindo a exploração do ambiente, a participação em todas as atividades familiares, sem restrição, punição ou castigo. Porém no grupo terena, as mães conversam com as crianças, mas na segunda vez que elas desobedecem, levam palmadas ou "varinhadas" com vara verde, o que aponta para um exemplo de como a cultura vem se transformando pelo fácil acesso e contato com a sociedade nacional.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300012Psico-USF v.14 n.3 2009reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712009000300012info:eu-repo/semantics/openAccessGrubits,SoniaFreire,Heloisa Bruna GrubitsNoriega,José Angel Verapor2010-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712009000300012Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2010-04-06T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas
title Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas
spellingShingle Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas
Grubits,Sonia
guarani-kaiowá
kadiwéu
terena
relações familiares
educação
title_short Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas
title_full Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas
title_fullStr Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas
title_full_unstemmed Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas
title_sort Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas
author Grubits,Sonia
author_facet Grubits,Sonia
Freire,Heloisa Bruna Grubits
Noriega,José Angel Vera
author_role author
author2 Freire,Heloisa Bruna Grubits
Noriega,José Angel Vera
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grubits,Sonia
Freire,Heloisa Bruna Grubits
Noriega,José Angel Vera
dc.subject.por.fl_str_mv guarani-kaiowá
kadiwéu
terena
relações familiares
educação
topic guarani-kaiowá
kadiwéu
terena
relações familiares
educação
description Objetivamos verificar como características socioculturais e familiares influenciam na adaptação escolar de crianças guarani-kaiowá dos municípios Dourados e Caarapó, kadiwéu, da aldeia Alves de Barros na Bodoquena e terena de Córrego do Meio, município de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram realizadas entrevistas e observações de crianças e pais dos referidos grupos. Observamos o diálogo e respeito mútuo na relação entre pais e filhos, evidenciado no tom sereno e suave com o qual as mães dirigem-se aos filhos. A curiosidade infantil não é reprimida, permitindo a exploração do ambiente, a participação em todas as atividades familiares, sem restrição, punição ou castigo. Porém no grupo terena, as mães conversam com as crianças, mas na segunda vez que elas desobedecem, levam palmadas ou "varinhadas" com vara verde, o que aponta para um exemplo de como a cultura vem se transformando pelo fácil acesso e contato com a sociedade nacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712009000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.14 n.3 2009
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786815152128