Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hauck Filho,Nelson
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Teixeira,Marco Antônio Pereira, Machado,Wagner de Lara, Bandeira,Denise Ruschel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200009
Resumo: Os Marcadores Reduzidos para a Avaliação da Personalidade mensuram os Cinco Grandes Fatores (CGF) mediante 25 adjetivos comumente utilizados para descrever diferenças individuais em português brasileiro. Contudo, até o momento, suas propriedades psicométricas com adolescentes não haviam sido investigadas. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo avaliar a estrutura fatorial do instrumento em duas amostras de estudantes adolescentes. O primeiro estudo contou com 208 estudantes escolares (média de idades=15,97; DP=1,00). Análises de componentes principais do instrumento revelaram uma estrutura de cinco componentes oblíquos com apenas 20 marcadores. Esse modelo foi testado em uma segunda amostra com 280 estudantes (média de idades=15,53; DP=1,00) de forma confirmatória contra modelos alternativos. Os índices de ajuste também favoreceram um modelo de cinco fatores oblíquos. Os resultados, em conjunto, sugerem a adequação de uma versão do instrumento com apenas 20 marcadores para uso com adolescentes.
id USF-1_57a783fbd1405b9c1c23545046f335ed
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712012000200009
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentesCinco Grandes FatoresMarcadores da personalidadeAdolescentesInstrumento de avaliaçãoAnálise Fatorial ConfirmatóriaOs Marcadores Reduzidos para a Avaliação da Personalidade mensuram os Cinco Grandes Fatores (CGF) mediante 25 adjetivos comumente utilizados para descrever diferenças individuais em português brasileiro. Contudo, até o momento, suas propriedades psicométricas com adolescentes não haviam sido investigadas. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo avaliar a estrutura fatorial do instrumento em duas amostras de estudantes adolescentes. O primeiro estudo contou com 208 estudantes escolares (média de idades=15,97; DP=1,00). Análises de componentes principais do instrumento revelaram uma estrutura de cinco componentes oblíquos com apenas 20 marcadores. Esse modelo foi testado em uma segunda amostra com 280 estudantes (média de idades=15,53; DP=1,00) de forma confirmatória contra modelos alternativos. Os índices de ajuste também favoreceram um modelo de cinco fatores oblíquos. Os resultados, em conjunto, sugerem a adequação de uma versão do instrumento com apenas 20 marcadores para uso com adolescentes.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200009Psico-USF v.17 n.2 2012reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712012000200009info:eu-repo/semantics/openAccessHauck Filho,NelsonTeixeira,Marco Antônio PereiraMachado,Wagner de LaraBandeira,Denise Ruschelpor2012-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712012000200009Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2012-09-14T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes
title Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes
spellingShingle Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes
Hauck Filho,Nelson
Cinco Grandes Fatores
Marcadores da personalidade
Adolescentes
Instrumento de avaliação
Análise Fatorial Confirmatória
title_short Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes
title_full Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes
title_fullStr Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes
title_full_unstemmed Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes
title_sort Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes
author Hauck Filho,Nelson
author_facet Hauck Filho,Nelson
Teixeira,Marco Antônio Pereira
Machado,Wagner de Lara
Bandeira,Denise Ruschel
author_role author
author2 Teixeira,Marco Antônio Pereira
Machado,Wagner de Lara
Bandeira,Denise Ruschel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hauck Filho,Nelson
Teixeira,Marco Antônio Pereira
Machado,Wagner de Lara
Bandeira,Denise Ruschel
dc.subject.por.fl_str_mv Cinco Grandes Fatores
Marcadores da personalidade
Adolescentes
Instrumento de avaliação
Análise Fatorial Confirmatória
topic Cinco Grandes Fatores
Marcadores da personalidade
Adolescentes
Instrumento de avaliação
Análise Fatorial Confirmatória
description Os Marcadores Reduzidos para a Avaliação da Personalidade mensuram os Cinco Grandes Fatores (CGF) mediante 25 adjetivos comumente utilizados para descrever diferenças individuais em português brasileiro. Contudo, até o momento, suas propriedades psicométricas com adolescentes não haviam sido investigadas. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo avaliar a estrutura fatorial do instrumento em duas amostras de estudantes adolescentes. O primeiro estudo contou com 208 estudantes escolares (média de idades=15,97; DP=1,00). Análises de componentes principais do instrumento revelaram uma estrutura de cinco componentes oblíquos com apenas 20 marcadores. Esse modelo foi testado em uma segunda amostra com 280 estudantes (média de idades=15,53; DP=1,00) de forma confirmatória contra modelos alternativos. Os índices de ajuste também favoreceram um modelo de cinco fatores oblíquos. Os resultados, em conjunto, sugerem a adequação de uma versão do instrumento com apenas 20 marcadores para uso com adolescentes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712012000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.17 n.2 2012
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787203125248