Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200007 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo. |
id |
USF-1_60c195959411ff474e5b2a5c4ee05a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712004000200007 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dadosEscala de avaliaçãoComportamentos interactivos maternosJogo livreResponsividadeCrianças de 1 a 2 anosEste trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200007Psico-USF v.9 n.2 2004reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712004000200007info:eu-repo/semantics/openAccessCruz,OrlandaAguiar,CecíliaBarros,Sílviapor2011-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712004000200007Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-20T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados |
title |
Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados |
spellingShingle |
Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados Cruz,Orlanda Escala de avaliação Comportamentos interactivos maternos Jogo livre Responsividade Crianças de 1 a 2 anos |
title_short |
Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados |
title_full |
Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados |
title_fullStr |
Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados |
title_full_unstemmed |
Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados |
title_sort |
Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados |
author |
Cruz,Orlanda |
author_facet |
Cruz,Orlanda Aguiar,Cecília Barros,Sílvia |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar,Cecília Barros,Sílvia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz,Orlanda Aguiar,Cecília Barros,Sílvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escala de avaliação Comportamentos interactivos maternos Jogo livre Responsividade Crianças de 1 a 2 anos |
topic |
Escala de avaliação Comportamentos interactivos maternos Jogo livre Responsividade Crianças de 1 a 2 anos |
description |
Este trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712004000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.9 n.2 2004 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786100023296 |