Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200004 |
Resumo: | A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children, é talvez dos instrumentos que mais têm sido utilizados na investigação sobre a auto-percepção da criança de idade pré-escolar, bem como pelos psicólogos que, na sua prática profissional, lidam com este tipo de questão. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação da PSPCSA às características de uma amostra portuguesa de crianças de idade pré-escolar. Serão descritos os participantes, o processo de tradução/adaptação da escala, o procedimento e os resultados, bem como serão discutidas as implicações dos resultados obtidos na utilização desta escala com crianças portuguesas de idade pré-escolar. A versão portuguesa da PSPCSA apresenta algumas diferenças relativamente à escala original americana, nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial. As qualidades psicométricas da EAPCASC portuguesa foram consideradas muito satisfatórias, e as mudanças incluídas na sequência do processo de adaptação revelaram-se indispensáveis. |
id |
USF-1_6d66806135af65bff93eac86944f4908 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712004000200004 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesaDesenvolvimento do selfCrianças de idade pré-escolarAvaliação da auto-percepção de competênciaEAPCASCA Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children, é talvez dos instrumentos que mais têm sido utilizados na investigação sobre a auto-percepção da criança de idade pré-escolar, bem como pelos psicólogos que, na sua prática profissional, lidam com este tipo de questão. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação da PSPCSA às características de uma amostra portuguesa de crianças de idade pré-escolar. Serão descritos os participantes, o processo de tradução/adaptação da escala, o procedimento e os resultados, bem como serão discutidas as implicações dos resultados obtidos na utilização desta escala com crianças portuguesas de idade pré-escolar. A versão portuguesa da PSPCSA apresenta algumas diferenças relativamente à escala original americana, nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial. As qualidades psicométricas da EAPCASC portuguesa foram consideradas muito satisfatórias, e as mudanças incluídas na sequência do processo de adaptação revelaram-se indispensáveis.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200004Psico-USF v.9 n.2 2004reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712004000200004info:eu-repo/semantics/openAccessDucharne,Maria Adelina Barbosapor2011-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712004000200004Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-20T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa |
title |
Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa |
spellingShingle |
Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa Ducharne,Maria Adelina Barbosa Desenvolvimento do self Crianças de idade pré-escolar Avaliação da auto-percepção de competência EAPCASC |
title_short |
Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa |
title_full |
Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa |
title_fullStr |
Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa |
title_full_unstemmed |
Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa |
title_sort |
Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa |
author |
Ducharne,Maria Adelina Barbosa |
author_facet |
Ducharne,Maria Adelina Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ducharne,Maria Adelina Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento do self Crianças de idade pré-escolar Avaliação da auto-percepção de competência EAPCASC |
topic |
Desenvolvimento do self Crianças de idade pré-escolar Avaliação da auto-percepção de competência EAPCASC |
description |
A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children, é talvez dos instrumentos que mais têm sido utilizados na investigação sobre a auto-percepção da criança de idade pré-escolar, bem como pelos psicólogos que, na sua prática profissional, lidam com este tipo de questão. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação da PSPCSA às características de uma amostra portuguesa de crianças de idade pré-escolar. Serão descritos os participantes, o processo de tradução/adaptação da escala, o procedimento e os resultados, bem como serão discutidas as implicações dos resultados obtidos na utilização desta escala com crianças portuguesas de idade pré-escolar. A versão portuguesa da PSPCSA apresenta algumas diferenças relativamente à escala original americana, nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial. As qualidades psicométricas da EAPCASC portuguesa foram consideradas muito satisfatórias, e as mudanças incluídas na sequência do processo de adaptação revelaram-se indispensáveis. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712004000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.9 n.2 2004 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786095828992 |