Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ducharne,Maria Adelina Barbosa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200004
Resumo: A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children, é talvez dos instrumentos que mais têm sido utilizados na investigação sobre a auto-percepção da criança de idade pré-escolar, bem como pelos psicólogos que, na sua prática profissional, lidam com este tipo de questão. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação da PSPCSA às características de uma amostra portuguesa de crianças de idade pré-escolar. Serão descritos os participantes, o processo de tradução/adaptação da escala, o procedimento e os resultados, bem como serão discutidas as implicações dos resultados obtidos na utilização desta escala com crianças portuguesas de idade pré-escolar. A versão portuguesa da PSPCSA apresenta algumas diferenças relativamente à escala original americana, nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial. As qualidades psicométricas da EAPCASC portuguesa foram consideradas muito satisfatórias, e as mudanças incluídas na sequência do processo de adaptação revelaram-se indispensáveis.
id USF-1_6d66806135af65bff93eac86944f4908
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712004000200004
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesaDesenvolvimento do selfCrianças de idade pré-escolarAvaliação da auto-percepção de competênciaEAPCASCA Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children, é talvez dos instrumentos que mais têm sido utilizados na investigação sobre a auto-percepção da criança de idade pré-escolar, bem como pelos psicólogos que, na sua prática profissional, lidam com este tipo de questão. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação da PSPCSA às características de uma amostra portuguesa de crianças de idade pré-escolar. Serão descritos os participantes, o processo de tradução/adaptação da escala, o procedimento e os resultados, bem como serão discutidas as implicações dos resultados obtidos na utilização desta escala com crianças portuguesas de idade pré-escolar. A versão portuguesa da PSPCSA apresenta algumas diferenças relativamente à escala original americana, nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial. As qualidades psicométricas da EAPCASC portuguesa foram consideradas muito satisfatórias, e as mudanças incluídas na sequência do processo de adaptação revelaram-se indispensáveis.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200004Psico-USF v.9 n.2 2004reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712004000200004info:eu-repo/semantics/openAccessDucharne,Maria Adelina Barbosapor2011-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712004000200004Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-20T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa
title Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa
spellingShingle Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa
Ducharne,Maria Adelina Barbosa
Desenvolvimento do self
Crianças de idade pré-escolar
Avaliação da auto-percepção de competência
EAPCASC
title_short Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa
title_full Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa
title_fullStr Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa
title_full_unstemmed Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa
title_sort Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa
author Ducharne,Maria Adelina Barbosa
author_facet Ducharne,Maria Adelina Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ducharne,Maria Adelina Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento do self
Crianças de idade pré-escolar
Avaliação da auto-percepção de competência
EAPCASC
topic Desenvolvimento do self
Crianças de idade pré-escolar
Avaliação da auto-percepção de competência
EAPCASC
description A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children, é talvez dos instrumentos que mais têm sido utilizados na investigação sobre a auto-percepção da criança de idade pré-escolar, bem como pelos psicólogos que, na sua prática profissional, lidam com este tipo de questão. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação da PSPCSA às características de uma amostra portuguesa de crianças de idade pré-escolar. Serão descritos os participantes, o processo de tradução/adaptação da escala, o procedimento e os resultados, bem como serão discutidas as implicações dos resultados obtidos na utilização desta escala com crianças portuguesas de idade pré-escolar. A versão portuguesa da PSPCSA apresenta algumas diferenças relativamente à escala original americana, nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial. As qualidades psicométricas da EAPCASC portuguesa foram consideradas muito satisfatórias, e as mudanças incluídas na sequência do processo de adaptação revelaram-se indispensáveis.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712004000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.9 n.2 2004
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786095828992