“Todo Mundo Quer Ter um Filho Perfeito”: Vivências de Mães de Crianças com Autismo
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000100047 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste artigo é compreender a vivência de mães de crianças com autismo, com base em entrevistas e estudos existentes, situando o debate teórico em torno desse processo. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis mães de crianças com autismo. O tratamento do material deu-se por intermédio da análise de conteúdo, resultando em três temas - impacto do diagnóstico de autismo, suporte social e ser mulher e mãe de criança com autismo. Os resultados corroboram dados da literatura quanto ao impacto do autismo no cotidiano dessas mulheres, aos encargos enfrentados por elas e à importância da rede social de apoio. Destaca-se como achados deste estudo, a importância do diagnóstico como norteador das ações dessas mães e a resistência dos profissionais em fornecê-lo, além do pai da criança com dificuldades em aceitar a condição do filho, mas resgatando a identidade feminina dessa mãe. |
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“Todo Mundo Quer Ter um Filho Perfeito”: Vivências de Mães de Crianças com Autismoautismorelações mãe-criançamaternidadeResumo O objetivo deste artigo é compreender a vivência de mães de crianças com autismo, com base em entrevistas e estudos existentes, situando o debate teórico em torno desse processo. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis mães de crianças com autismo. O tratamento do material deu-se por intermédio da análise de conteúdo, resultando em três temas - impacto do diagnóstico de autismo, suporte social e ser mulher e mãe de criança com autismo. Os resultados corroboram dados da literatura quanto ao impacto do autismo no cotidiano dessas mulheres, aos encargos enfrentados por elas e à importância da rede social de apoio. Destaca-se como achados deste estudo, a importância do diagnóstico como norteador das ações dessas mães e a resistência dos profissionais em fornecê-lo, além do pai da criança com dificuldades em aceitar a condição do filho, mas resgatando a identidade feminina dessa mãe.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000100047Psico-USF v.23 n.1 2018reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712018230105info:eu-repo/semantics/openAccessConstantinidis,Teresinha CidSilva,Laila Cristina daRibeiro,Maria Cristina Cardosopor2018-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712018000100047Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2018-06-04T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
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