Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schelini,Patrícia Waltz
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Wechsler,Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200004
Resumo: O estudo objetivou elaborar um conjunto de testes, denominado "Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil" ou BMI, para avaliar capacidades do Modelo Cattell-Horn-Carroll. Entre as capacidades avaliadas estão as de inteligência cristalizada, inteligência fluida, velocidade de processamento cognitivo, memória a curto prazo, armazenamento e recuperação associativa a longo prazo e conhecimento quantitativo. A BMI foi composta por nove testes, apresentados a duas amostras de participantes. A primeira foi formada por 240 crianças, com idade entre sete e 12 anos. Constituída para que novos itens fossem testados, a segunda amostra foi formada por outras 206 crianças. Os resultados demonstraram a influência altamente significativa da idade sobre o desempenho dos testes. Os testes Informação Geral, Indução, Desempenho em Matemática, Vocabulário Geral e Vocabulário Ilus-trado apresentaram elevados coeficientes de precisão. A análise dos índices de dificuldade e do poder discriminativo permitiu a seleção do conjunto mais adequado de questões para compor a configuração final da Bateria.
id USF-1_754bb83bbf29e9bdb52382109fe3643d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712005000200004
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumentoInteligênciaTestesModelo Cattell-Horn-CarrollAvaliação psicológicaO estudo objetivou elaborar um conjunto de testes, denominado "Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil" ou BMI, para avaliar capacidades do Modelo Cattell-Horn-Carroll. Entre as capacidades avaliadas estão as de inteligência cristalizada, inteligência fluida, velocidade de processamento cognitivo, memória a curto prazo, armazenamento e recuperação associativa a longo prazo e conhecimento quantitativo. A BMI foi composta por nove testes, apresentados a duas amostras de participantes. A primeira foi formada por 240 crianças, com idade entre sete e 12 anos. Constituída para que novos itens fossem testados, a segunda amostra foi formada por outras 206 crianças. Os resultados demonstraram a influência altamente significativa da idade sobre o desempenho dos testes. Os testes Informação Geral, Indução, Desempenho em Matemática, Vocabulário Geral e Vocabulário Ilus-trado apresentaram elevados coeficientes de precisão. A análise dos índices de dificuldade e do poder discriminativo permitiu a seleção do conjunto mais adequado de questões para compor a configuração final da Bateria.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200004Psico-USF v.10 n.2 2005reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712005000200004info:eu-repo/semantics/openAccessSchelini,Patrícia WaltzWechsler,Solangepor2011-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712005000200004Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-20T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento
title Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento
spellingShingle Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento
Schelini,Patrícia Waltz
Inteligência
Testes
Modelo Cattell-Horn-Carroll
Avaliação psicológica
title_short Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento
title_full Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento
title_fullStr Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento
title_full_unstemmed Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento
title_sort Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento
author Schelini,Patrícia Waltz
author_facet Schelini,Patrícia Waltz
Wechsler,Solange
author_role author
author2 Wechsler,Solange
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schelini,Patrícia Waltz
Wechsler,Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Testes
Modelo Cattell-Horn-Carroll
Avaliação psicológica
topic Inteligência
Testes
Modelo Cattell-Horn-Carroll
Avaliação psicológica
description O estudo objetivou elaborar um conjunto de testes, denominado "Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil" ou BMI, para avaliar capacidades do Modelo Cattell-Horn-Carroll. Entre as capacidades avaliadas estão as de inteligência cristalizada, inteligência fluida, velocidade de processamento cognitivo, memória a curto prazo, armazenamento e recuperação associativa a longo prazo e conhecimento quantitativo. A BMI foi composta por nove testes, apresentados a duas amostras de participantes. A primeira foi formada por 240 crianças, com idade entre sete e 12 anos. Constituída para que novos itens fossem testados, a segunda amostra foi formada por outras 206 crianças. Os resultados demonstraram a influência altamente significativa da idade sobre o desempenho dos testes. Os testes Informação Geral, Indução, Desempenho em Matemática, Vocabulário Geral e Vocabulário Ilus-trado apresentaram elevados coeficientes de precisão. A análise dos índices de dificuldade e do poder discriminativo permitiu a seleção do conjunto mais adequado de questões para compor a configuração final da Bateria.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712005000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.10 n.2 2005
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786127286272