Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200004 |
Resumo: | O estudo objetivou elaborar um conjunto de testes, denominado "Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil" ou BMI, para avaliar capacidades do Modelo Cattell-Horn-Carroll. Entre as capacidades avaliadas estão as de inteligência cristalizada, inteligência fluida, velocidade de processamento cognitivo, memória a curto prazo, armazenamento e recuperação associativa a longo prazo e conhecimento quantitativo. A BMI foi composta por nove testes, apresentados a duas amostras de participantes. A primeira foi formada por 240 crianças, com idade entre sete e 12 anos. Constituída para que novos itens fossem testados, a segunda amostra foi formada por outras 206 crianças. Os resultados demonstraram a influência altamente significativa da idade sobre o desempenho dos testes. Os testes Informação Geral, Indução, Desempenho em Matemática, Vocabulário Geral e Vocabulário Ilus-trado apresentaram elevados coeficientes de precisão. A análise dos índices de dificuldade e do poder discriminativo permitiu a seleção do conjunto mais adequado de questões para compor a configuração final da Bateria. |
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Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil: desenvolvimento de instrumentoInteligênciaTestesModelo Cattell-Horn-CarrollAvaliação psicológicaO estudo objetivou elaborar um conjunto de testes, denominado "Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil" ou BMI, para avaliar capacidades do Modelo Cattell-Horn-Carroll. Entre as capacidades avaliadas estão as de inteligência cristalizada, inteligência fluida, velocidade de processamento cognitivo, memória a curto prazo, armazenamento e recuperação associativa a longo prazo e conhecimento quantitativo. A BMI foi composta por nove testes, apresentados a duas amostras de participantes. A primeira foi formada por 240 crianças, com idade entre sete e 12 anos. Constituída para que novos itens fossem testados, a segunda amostra foi formada por outras 206 crianças. Os resultados demonstraram a influência altamente significativa da idade sobre o desempenho dos testes. Os testes Informação Geral, Indução, Desempenho em Matemática, Vocabulário Geral e Vocabulário Ilus-trado apresentaram elevados coeficientes de precisão. A análise dos índices de dificuldade e do poder discriminativo permitiu a seleção do conjunto mais adequado de questões para compor a configuração final da Bateria.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200004Psico-USF v.10 n.2 2005reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712005000200004info:eu-repo/semantics/openAccessSchelini,Patrícia WaltzWechsler,Solangepor2011-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712005000200004Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-20T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
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