Teste de Raciocínio Auditivo Musical (RAu): estudo inicial por meio da Teoria de Reposta ao Item
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000300015 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo buscar evidências de validade com base na estrutura interna e de critério para um instrumento de avaliação do processamento auditivo das habilidades musicais (Teste de Processamento Auditivo com Estímulos Musicais, RAu). Para tanto, foram avaliadas 162 pessoas de ambos os sexos, sendo 56,8% homens, com faixa etária entre 15 e 59 anos (M=27,5; DP=9,01). Os participantes foram divididos entre músicos (N=24), amadores (N=62) e leigos (N=76), de acordo com o nível de conhecimento em música. Por meio da análise Full Information Factor Analysis, verificou-se a dimensionalidade do instrumento, e também as propriedades dos itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além disso, buscou-se identificar a capacidade de discriminação entre os grupos de músicos e não-músicos. Os dados encontrados apontam evidências de que os itens medem uma dimensão principal (alfa=0,92) com alta capacidade para diferenciar os grupos de músicos profissionais, amadores e leigos, obtendo-se um coeficiente de validade de critério de r=0,68. Os resultado indicam evidências positivas de precisão e validade para o RAu. |
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Teste de Raciocínio Auditivo Musical (RAu): estudo inicial por meio da Teoria de Reposta ao ItemProcessamento auditivoTeoria de Resposta ao ItemMúsicosAvaliação da inteligênciaAnálise fatorial por informação completaA presente pesquisa tem como objetivo buscar evidências de validade com base na estrutura interna e de critério para um instrumento de avaliação do processamento auditivo das habilidades musicais (Teste de Processamento Auditivo com Estímulos Musicais, RAu). Para tanto, foram avaliadas 162 pessoas de ambos os sexos, sendo 56,8% homens, com faixa etária entre 15 e 59 anos (M=27,5; DP=9,01). Os participantes foram divididos entre músicos (N=24), amadores (N=62) e leigos (N=76), de acordo com o nível de conhecimento em música. Por meio da análise Full Information Factor Analysis, verificou-se a dimensionalidade do instrumento, e também as propriedades dos itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além disso, buscou-se identificar a capacidade de discriminação entre os grupos de músicos e não-músicos. Os dados encontrados apontam evidências de que os itens medem uma dimensão principal (alfa=0,92) com alta capacidade para diferenciar os grupos de músicos profissionais, amadores e leigos, obtendo-se um coeficiente de validade de critério de r=0,68. Os resultado indicam evidências positivas de precisão e validade para o RAu.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000300015Psico-USF v.17 n.3 2012reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712012000300015info:eu-repo/semantics/openAccessPessotto,FernandoCunha,Tatiana Freitas daPrimi,RicardoCarvalho,Lucas de FranciscoMiguel,Fabiano Koichpor2013-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712012000300015Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2013-01-15T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
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