Assimetria entre paz, guerra e violência na concepção de crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza,Luciana Karine
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Sperb,Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000200010
Resumo: Este trabalho investigou os conceitos de paz e guerra no Brasil e a presença de assimetria entre paz, guerra e violência. Foram entrevistadas 61 crianças e 63 adolescentes sobre causas da paz e da guerra; razões da preferência pela paz; estratégias pró-paz, antiguerra e antiviolência; e definição de paz ou guerra no Brasil. A hipótese de assimetria foi confirmada apenas nos participantes mais novos. A guerra no Brasil foi definida como violência, conflito de interesses e reivindicação; a paz brasileira, como ausência de violência e de guerra individual, emoções positivas, atitudes humanitárias e amizade. As crianças apresentaram dificuldades para definir paz e guerra no Brasil, predominando respostas não-classificáveis. Os participantes adolescentes preferiram estratégias prescritivas às proscritivas. Espera-se que os dados do presente estudo contribuam para o desenvolvimento de programas de educação para a paz que atentem para a influência dos conceitos de guerra e violência sobre o de paz.
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