Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marín Rueda,Fabián Javier
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Monteiro,Rebecca de Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100011
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o desempenho atencional em diferentes momentos da vida. Participaram 1.759 pessoas, de ambos os sexos, e com idades variando de 6 até 82 anos. O instrumento utilizado foi a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA), composta pelos testes de Atenção Concentrada, Atenção Dividida e Atenção Alternada. Os resultados estão de acordo com o apontado pela literatura ao relacionar a atenção com as diferentes etapas do desenvolvimento. Nesse sentido, observou-se que houve um aumento de desempenho até o início da vida adulta, com um leve decréscimo a partir dos 30 anos, que fica mais evidente a partir dos 50 anos. Ainda, a ANOVA permitiu identificar seis faixas etárias que se diferenciaram claramente. Por fim, identificou-se que o desempenho em atenção dividida é inferior aos outros tipos de atenção. Sugerem-se novos estudos que permitam identificar e diferenciar um maior número de idades.
id USF-1_952efb457e1605fe54d36e09e7282d6f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712013000100011
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etáriasAtençãoDesenvolvimentoValidadeTestes psicológicosO objetivo do estudo foi analisar o desempenho atencional em diferentes momentos da vida. Participaram 1.759 pessoas, de ambos os sexos, e com idades variando de 6 até 82 anos. O instrumento utilizado foi a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA), composta pelos testes de Atenção Concentrada, Atenção Dividida e Atenção Alternada. Os resultados estão de acordo com o apontado pela literatura ao relacionar a atenção com as diferentes etapas do desenvolvimento. Nesse sentido, observou-se que houve um aumento de desempenho até o início da vida adulta, com um leve decréscimo a partir dos 30 anos, que fica mais evidente a partir dos 50 anos. Ainda, a ANOVA permitiu identificar seis faixas etárias que se diferenciaram claramente. Por fim, identificou-se que o desempenho em atenção dividida é inferior aos outros tipos de atenção. Sugerem-se novos estudos que permitam identificar e diferenciar um maior número de idades.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100011Psico-USF v.18 n.1 2013reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712013000100011info:eu-repo/semantics/openAccessMarín Rueda,Fabián JavierMonteiro,Rebecca de Magalhãespor2014-02-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712013000100011Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2014-02-20T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias
title Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias
spellingShingle Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias
Marín Rueda,Fabián Javier
Atenção
Desenvolvimento
Validade
Testes psicológicos
title_short Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias
title_full Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias
title_fullStr Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias
title_full_unstemmed Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias
title_sort Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias
author Marín Rueda,Fabián Javier
author_facet Marín Rueda,Fabián Javier
Monteiro,Rebecca de Magalhães
author_role author
author2 Monteiro,Rebecca de Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marín Rueda,Fabián Javier
Monteiro,Rebecca de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Desenvolvimento
Validade
Testes psicológicos
topic Atenção
Desenvolvimento
Validade
Testes psicológicos
description O objetivo do estudo foi analisar o desempenho atencional em diferentes momentos da vida. Participaram 1.759 pessoas, de ambos os sexos, e com idades variando de 6 até 82 anos. O instrumento utilizado foi a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA), composta pelos testes de Atenção Concentrada, Atenção Dividida e Atenção Alternada. Os resultados estão de acordo com o apontado pela literatura ao relacionar a atenção com as diferentes etapas do desenvolvimento. Nesse sentido, observou-se que houve um aumento de desempenho até o início da vida adulta, com um leve decréscimo a partir dos 30 anos, que fica mais evidente a partir dos 50 anos. Ainda, a ANOVA permitiu identificar seis faixas etárias que se diferenciaram claramente. Por fim, identificou-se que o desempenho em atenção dividida é inferior aos outros tipos de atenção. Sugerem-se novos estudos que permitam identificar e diferenciar um maior número de idades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712013000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.18 n.1 2013
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787249262592