Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100004 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado com o objetivo de verificar se professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais apresentavam-se com hardiness e, conseqüentemente, sem burnout, como também verificar a validade concorrente entre as dimensões dos instrumentos Maslach burnout Inventory e o Personal Views Survey. Participaram 56 professores que trabalhavam exclusivamente com alunos com necessidades especiais, na faixa etária compreendida entre 19 e 54 anos. Verificou-se que cinco professores apresentavam personalidade resistente ao estresse e outros três, que não apresentavam hardiness, apresentavam burnout. Realizada a análise de correlação entre as dimensões dos dois instrumentos, verificou-se que apenas as dimensões Controle e Redução da Realização Pessoal estão positivamente correlacionadas. Assim, pôde-se concluir que há validade concorrente entre os dois instrumentos, e se confirmou a hipótese de que portadores de hardiness conseguem atenuar os efeitos do estresse e desenvolvem menos burnout. |
id |
USF-1_998e63294df9e0c5e60eaf4122e8819f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712004000100004 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validadeburnouthardinessProfessoresValidade concorrenteO presente trabalho foi realizado com o objetivo de verificar se professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais apresentavam-se com hardiness e, conseqüentemente, sem burnout, como também verificar a validade concorrente entre as dimensões dos instrumentos Maslach burnout Inventory e o Personal Views Survey. Participaram 56 professores que trabalhavam exclusivamente com alunos com necessidades especiais, na faixa etária compreendida entre 19 e 54 anos. Verificou-se que cinco professores apresentavam personalidade resistente ao estresse e outros três, que não apresentavam hardiness, apresentavam burnout. Realizada a análise de correlação entre as dimensões dos dois instrumentos, verificou-se que apenas as dimensões Controle e Redução da Realização Pessoal estão positivamente correlacionadas. Assim, pôde-se concluir que há validade concorrente entre os dois instrumentos, e se confirmou a hipótese de que portadores de hardiness conseguem atenuar os efeitos do estresse e desenvolvem menos burnout.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100004Psico-USF v.9 n.1 2004reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712004000100004info:eu-repo/semantics/openAccessMallar,Sandra CristinaCapitão,Cláudio Garciapor2011-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712004000100004Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-24T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade |
title |
Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade |
spellingShingle |
Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade Mallar,Sandra Cristina burnout hardiness Professores Validade concorrente |
title_short |
Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade |
title_full |
Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade |
title_fullStr |
Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade |
title_full_unstemmed |
Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade |
title_sort |
Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade |
author |
Mallar,Sandra Cristina |
author_facet |
Mallar,Sandra Cristina Capitão,Cláudio Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Capitão,Cláudio Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mallar,Sandra Cristina Capitão,Cláudio Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
burnout hardiness Professores Validade concorrente |
topic |
burnout hardiness Professores Validade concorrente |
description |
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de verificar se professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais apresentavam-se com hardiness e, conseqüentemente, sem burnout, como também verificar a validade concorrente entre as dimensões dos instrumentos Maslach burnout Inventory e o Personal Views Survey. Participaram 56 professores que trabalhavam exclusivamente com alunos com necessidades especiais, na faixa etária compreendida entre 19 e 54 anos. Verificou-se que cinco professores apresentavam personalidade resistente ao estresse e outros três, que não apresentavam hardiness, apresentavam burnout. Realizada a análise de correlação entre as dimensões dos dois instrumentos, verificou-se que apenas as dimensões Controle e Redução da Realização Pessoal estão positivamente correlacionadas. Assim, pôde-se concluir que há validade concorrente entre os dois instrumentos, e se confirmou a hipótese de que portadores de hardiness conseguem atenuar os efeitos do estresse e desenvolvem menos burnout. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712004000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.9 n.1 2004 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786080100352 |