Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200004 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar, em uma perspectiva microgenética, o processo de tomada de consciência de quatro professoras, por meio de um jogo de regras. O procedimento de pesquisa foi organizado em duas fases: de instrução e de experimentação. Em ambas, foi utilizado o jogo Traverse. Vários questionamentos foram propostos de modo que as professoras pudessem refletir sobre as situações vividas no jogo. Os resultados constataram uma evolução nos níveis de compreensão do sistema lógico contido no jogo, com a existência de momentos intermediários que indicaram uma tomada de consciência parcial da ação. A principal dificuldade apresentada, nesse processo, foi a compreensão da dialética intersistêmica existente no jogo. Diante dessa constatação, sugerimos uma reflexão mais ampla sobre os contextos de aprendizagem que têm sido oferecidos aos professores em seus processos de formação, considerando que a profissionalização requer um trabalho de tomada de consciência sobre os próprios processos de aprendizagem. |
id |
USF-1_a46a0926d9e14e326811780b45631936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712008000200004 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo TraverseAprendizagemPsicologia genéticaTomada de consciênciaProfessoresJogo TraverseEsta pesquisa teve por objetivo investigar, em uma perspectiva microgenética, o processo de tomada de consciência de quatro professoras, por meio de um jogo de regras. O procedimento de pesquisa foi organizado em duas fases: de instrução e de experimentação. Em ambas, foi utilizado o jogo Traverse. Vários questionamentos foram propostos de modo que as professoras pudessem refletir sobre as situações vividas no jogo. Os resultados constataram uma evolução nos níveis de compreensão do sistema lógico contido no jogo, com a existência de momentos intermediários que indicaram uma tomada de consciência parcial da ação. A principal dificuldade apresentada, nesse processo, foi a compreensão da dialética intersistêmica existente no jogo. Diante dessa constatação, sugerimos uma reflexão mais ampla sobre os contextos de aprendizagem que têm sido oferecidos aos professores em seus processos de formação, considerando que a profissionalização requer um trabalho de tomada de consciência sobre os próprios processos de aprendizagem.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200004Psico-USF v.13 n.2 2008reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712008000200004info:eu-repo/semantics/openAccessFiorot,Meire AndersanOrtega,Antonio CarlosPessotti,Alice MeloAlves,Valdilene Turinipor2011-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712008000200004Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-07T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse |
title |
Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse |
spellingShingle |
Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse Fiorot,Meire Andersan Aprendizagem Psicologia genética Tomada de consciência Professores Jogo Traverse |
title_short |
Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse |
title_full |
Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse |
title_fullStr |
Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse |
title_sort |
Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse |
author |
Fiorot,Meire Andersan |
author_facet |
Fiorot,Meire Andersan Ortega,Antonio Carlos Pessotti,Alice Melo Alves,Valdilene Turini |
author_role |
author |
author2 |
Ortega,Antonio Carlos Pessotti,Alice Melo Alves,Valdilene Turini |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiorot,Meire Andersan Ortega,Antonio Carlos Pessotti,Alice Melo Alves,Valdilene Turini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Psicologia genética Tomada de consciência Professores Jogo Traverse |
topic |
Aprendizagem Psicologia genética Tomada de consciência Professores Jogo Traverse |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo investigar, em uma perspectiva microgenética, o processo de tomada de consciência de quatro professoras, por meio de um jogo de regras. O procedimento de pesquisa foi organizado em duas fases: de instrução e de experimentação. Em ambas, foi utilizado o jogo Traverse. Vários questionamentos foram propostos de modo que as professoras pudessem refletir sobre as situações vividas no jogo. Os resultados constataram uma evolução nos níveis de compreensão do sistema lógico contido no jogo, com a existência de momentos intermediários que indicaram uma tomada de consciência parcial da ação. A principal dificuldade apresentada, nesse processo, foi a compreensão da dialética intersistêmica existente no jogo. Diante dessa constatação, sugerimos uma reflexão mais ampla sobre os contextos de aprendizagem que têm sido oferecidos aos professores em seus processos de formação, considerando que a profissionalização requer um trabalho de tomada de consciência sobre os próprios processos de aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712008000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.13 n.2 2008 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786501627904 |