Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Juliana Célia de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa,Altemir José Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400015
Resumo: Resumo Este estudo teve como objetivos estabelecer normas preliminares e verificar a estrutura e invariância fatorial das Escalas de Sobre-Excitabilidade (ESE) de acordo com o sexo. Trata-se de uma medida destinada à avaliação de sobre-excitabilidade - tendência para reagir intensa e sensivelmente a estímulos nas áreas sensorial, psicomotora, imaginativa, emocional e intelectual. Participaram 1500 estudantes do ensino fundamental de cinco estados brasileiros. Análises fatoriais confirmatórias demonstraram bons índices de ajustes para os modelos testados, revelando a existência de 11 escalas. Apesar de haver diferenças quanto ao sexo nos escores médios de algumas escalas, análises fatoriais confirmatórias multigrupos indicaram a invariância fatorial da medida nos grupos masculino e feminino. A normatização preliminar foi estabelecida a partir do cálculo do percentil acumulado para os escores totais e por sexo. Esses resultados evidenciam propriedades psicométricas adequadas e constituem um avanço para a normatização das ESE.
id USF-1_b33ab8b4b0ef8d3c3732bf788a71cf64
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712018000400015
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidadesobre-excitabilidadesuperdotaçãopsicometriaResumo Este estudo teve como objetivos estabelecer normas preliminares e verificar a estrutura e invariância fatorial das Escalas de Sobre-Excitabilidade (ESE) de acordo com o sexo. Trata-se de uma medida destinada à avaliação de sobre-excitabilidade - tendência para reagir intensa e sensivelmente a estímulos nas áreas sensorial, psicomotora, imaginativa, emocional e intelectual. Participaram 1500 estudantes do ensino fundamental de cinco estados brasileiros. Análises fatoriais confirmatórias demonstraram bons índices de ajustes para os modelos testados, revelando a existência de 11 escalas. Apesar de haver diferenças quanto ao sexo nos escores médios de algumas escalas, análises fatoriais confirmatórias multigrupos indicaram a invariância fatorial da medida nos grupos masculino e feminino. A normatização preliminar foi estabelecida a partir do cálculo do percentil acumulado para os escores totais e por sexo. Esses resultados evidenciam propriedades psicométricas adequadas e constituem um avanço para a normatização das ESE.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400015Psico-USF v.23 n.4 2018reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712018230414info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Juliana Célia deBarbosa,Altemir José Gonçalvespor2018-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712018000400015Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2018-11-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade
title Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade
spellingShingle Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade
Oliveira,Juliana Célia de
sobre-excitabilidade
superdotação
psicometria
title_short Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade
title_full Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade
title_fullStr Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade
title_full_unstemmed Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade
title_sort Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade
author Oliveira,Juliana Célia de
author_facet Oliveira,Juliana Célia de
Barbosa,Altemir José Gonçalves
author_role author
author2 Barbosa,Altemir José Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Juliana Célia de
Barbosa,Altemir José Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv sobre-excitabilidade
superdotação
psicometria
topic sobre-excitabilidade
superdotação
psicometria
description Resumo Este estudo teve como objetivos estabelecer normas preliminares e verificar a estrutura e invariância fatorial das Escalas de Sobre-Excitabilidade (ESE) de acordo com o sexo. Trata-se de uma medida destinada à avaliação de sobre-excitabilidade - tendência para reagir intensa e sensivelmente a estímulos nas áreas sensorial, psicomotora, imaginativa, emocional e intelectual. Participaram 1500 estudantes do ensino fundamental de cinco estados brasileiros. Análises fatoriais confirmatórias demonstraram bons índices de ajustes para os modelos testados, revelando a existência de 11 escalas. Apesar de haver diferenças quanto ao sexo nos escores médios de algumas escalas, análises fatoriais confirmatórias multigrupos indicaram a invariância fatorial da medida nos grupos masculino e feminino. A normatização preliminar foi estabelecida a partir do cálculo do percentil acumulado para os escores totais e por sexo. Esses resultados evidenciam propriedades psicométricas adequadas e constituem um avanço para a normatização das ESE.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712018230414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.23 n.4 2018
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937788389064704