Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712021000100141 |
Resumo: | Resumo O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura latino-americana acerca de quais são as competências essenciais para um terapeuta cognitivo-comportamental, visto que as pesquisas na região são escassas e o desenvolvimento de competências profissionais fortalece a prática clínica. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio do mapeamento do que se tem publicado nas bases de dados PsycINFO, LILACS, SciELO e PePSIC. Foram incluídos na síntese qualitativa final oito artigos. As competências essenciais foram categorizadas em competências analíticas, sociais, instrumentais e de autoconhecimento e autorreflexão. Entre os principais achados estão as competências essenciais descritas nos artigos. Dentre estas, considera-se que a maior contribuição foi em relação às competências sociais, como uma competência inespecífica ou geral, necessária a todas as psicoterapias independentemente da orientação teórica de base. O presente estudo visou contribuir com a temática, visto que os estudos em âmbito nacional e latino-americano são escassos. |
id |
USF-1_b9c5745f14a1e42aff6e8bee31a20974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712021000100141 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamentalcompetência profissionalterapeutasterapia cognitivo-comportamentalResumo O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura latino-americana acerca de quais são as competências essenciais para um terapeuta cognitivo-comportamental, visto que as pesquisas na região são escassas e o desenvolvimento de competências profissionais fortalece a prática clínica. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio do mapeamento do que se tem publicado nas bases de dados PsycINFO, LILACS, SciELO e PePSIC. Foram incluídos na síntese qualitativa final oito artigos. As competências essenciais foram categorizadas em competências analíticas, sociais, instrumentais e de autoconhecimento e autorreflexão. Entre os principais achados estão as competências essenciais descritas nos artigos. Dentre estas, considera-se que a maior contribuição foi em relação às competências sociais, como uma competência inespecífica ou geral, necessária a todas as psicoterapias independentemente da orientação teórica de base. O presente estudo visou contribuir com a temática, visto que os estudos em âmbito nacional e latino-americano são escassos.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712021000100141Psico-USF v.26 n.1 2021reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712021260112info:eu-repo/semantics/openAccessScotton,Isabela LamanteBarletta,Janaína BiancaNeufeld,Carmem Beatrizpor2021-04-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712021000100141Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2021-04-09T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental |
title |
Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental |
spellingShingle |
Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental Scotton,Isabela Lamante competência profissional terapeutas terapia cognitivo-comportamental |
title_short |
Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental |
title_full |
Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental |
title_fullStr |
Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental |
title_full_unstemmed |
Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental |
title_sort |
Competências Essenciais ao Terapeuta Cognitivo-Comportamental |
author |
Scotton,Isabela Lamante |
author_facet |
Scotton,Isabela Lamante Barletta,Janaína Bianca Neufeld,Carmem Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Barletta,Janaína Bianca Neufeld,Carmem Beatriz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scotton,Isabela Lamante Barletta,Janaína Bianca Neufeld,Carmem Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência profissional terapeutas terapia cognitivo-comportamental |
topic |
competência profissional terapeutas terapia cognitivo-comportamental |
description |
Resumo O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura latino-americana acerca de quais são as competências essenciais para um terapeuta cognitivo-comportamental, visto que as pesquisas na região são escassas e o desenvolvimento de competências profissionais fortalece a prática clínica. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio do mapeamento do que se tem publicado nas bases de dados PsycINFO, LILACS, SciELO e PePSIC. Foram incluídos na síntese qualitativa final oito artigos. As competências essenciais foram categorizadas em competências analíticas, sociais, instrumentais e de autoconhecimento e autorreflexão. Entre os principais achados estão as competências essenciais descritas nos artigos. Dentre estas, considera-se que a maior contribuição foi em relação às competências sociais, como uma competência inespecífica ou geral, necessária a todas as psicoterapias independentemente da orientação teórica de base. O presente estudo visou contribuir com a temática, visto que os estudos em âmbito nacional e latino-americano são escassos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712021000100141 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712021000100141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712021260112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.26 n.1 2021 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937788834709504 |