Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo,Vera L. M. de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Quevedo,Luciana, Gomes,Giovana, Pappen,Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000200016
Resumo: Distúrbio de aprendizagem é um problema escolar e social, sendo uma das principais causas de encaminhamento de crianças para avaliação psicológica. Esta pesquisa teve por objetivo investigar habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem. Neste estudo foram avaliadas 263 crianças de escolas públicas com o teste de inteligência WISC-III. A amostra constituiu-se de alunos entre 6 e 16 anos (média=9 anos), sendo 69,2% do sexo masculino. Problemas na leitura e déficit de atenção foram identificados como fatores mais comuns no grupo estudado. Os subtestes Informação, Semelhanças, Aritmética, Dígitos, Código e Arranjo de Figuras foram os que apresentaram menores escores caracterizando o perfil ACIDAS. Quanto à capacidade intelectual geral, a média do QI Total foi classificada como limítrofe. Os resultados evidenciaram uma discrepância entre o raciocínio verbal (QI Verbal=82) e não-verbal (QI Execução=80). De acordo com a literatura, a discrepância esperada seria no sentido inverso.
id USF-1_d11d9d3388c3542f440789ac0aa2fbd8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712007000200016
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagemProblemas de aprendizagemInteligênciaWISC-IIIDistúrbio de aprendizagem é um problema escolar e social, sendo uma das principais causas de encaminhamento de crianças para avaliação psicológica. Esta pesquisa teve por objetivo investigar habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem. Neste estudo foram avaliadas 263 crianças de escolas públicas com o teste de inteligência WISC-III. A amostra constituiu-se de alunos entre 6 e 16 anos (média=9 anos), sendo 69,2% do sexo masculino. Problemas na leitura e déficit de atenção foram identificados como fatores mais comuns no grupo estudado. Os subtestes Informação, Semelhanças, Aritmética, Dígitos, Código e Arranjo de Figuras foram os que apresentaram menores escores caracterizando o perfil ACIDAS. Quanto à capacidade intelectual geral, a média do QI Total foi classificada como limítrofe. Os resultados evidenciaram uma discrepância entre o raciocínio verbal (QI Verbal=82) e não-verbal (QI Execução=80). De acordo com a literatura, a discrepância esperada seria no sentido inverso.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000200016Psico-USF v.12 n.2 2007reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712007000200016info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo,Vera L. M. deQuevedo,LucianaGomes,GiovanaPappen,Laurapor2011-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712007000200016Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-07T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem
title Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem
spellingShingle Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem
Figueiredo,Vera L. M. de
Problemas de aprendizagem
Inteligência
WISC-III
title_short Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem
title_full Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem
title_fullStr Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem
title_full_unstemmed Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem
title_sort Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem
author Figueiredo,Vera L. M. de
author_facet Figueiredo,Vera L. M. de
Quevedo,Luciana
Gomes,Giovana
Pappen,Laura
author_role author
author2 Quevedo,Luciana
Gomes,Giovana
Pappen,Laura
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo,Vera L. M. de
Quevedo,Luciana
Gomes,Giovana
Pappen,Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de aprendizagem
Inteligência
WISC-III
topic Problemas de aprendizagem
Inteligência
WISC-III
description Distúrbio de aprendizagem é um problema escolar e social, sendo uma das principais causas de encaminhamento de crianças para avaliação psicológica. Esta pesquisa teve por objetivo investigar habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem. Neste estudo foram avaliadas 263 crianças de escolas públicas com o teste de inteligência WISC-III. A amostra constituiu-se de alunos entre 6 e 16 anos (média=9 anos), sendo 69,2% do sexo masculino. Problemas na leitura e déficit de atenção foram identificados como fatores mais comuns no grupo estudado. Os subtestes Informação, Semelhanças, Aritmética, Dígitos, Código e Arranjo de Figuras foram os que apresentaram menores escores caracterizando o perfil ACIDAS. Quanto à capacidade intelectual geral, a média do QI Total foi classificada como limítrofe. Os resultados evidenciaram uma discrepância entre o raciocínio verbal (QI Verbal=82) e não-verbal (QI Execução=80). De acordo com a literatura, a discrepância esperada seria no sentido inverso.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712007000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712007000200016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.12 n.2 2007
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786470170624