Professores do ensino fundamental e bem-estar subjetivo: uma explicação baseada em valores
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000100006 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo conhecer em que medida estão correlacionados os valores humanos e o bem-estar subjetivo dos professores do ensino fundamental do estado da Paraíba. Participaram 313 professores, que responderam o Questionário dos Valores Básicos, a Escala de Afetos Positivos e Negativos, a Escala de Vitalidade, o Questionário de Saúde Geral - QSG-12 e a Escala de Satisfação com a Vida e perguntas socioocupacionais. Dentre os resultados encontrados, destacam-se os valores normativos apresentando correlação direta com os afetos positivos (r = 0,17, p < 0,01) e satisfação com a vida (r = 0,12, p < 0,05) e correlacionando-se negativamente com depressão (r = -0,13, p < 0,05) e com a pontuação total do bem-estar (r = -0,18, p < 0,01). Os resultados podem ser melhor compreendidos a partir do contexto socioocupacional desses profissionais. |
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