Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Adriano Vargas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pires, Célia Maria Carolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107
Resumo: O artigo apresenta recorte de pesquisa desenvolvida no modelo de estado da arte, cujo foco envolva processos avaliativos globais na Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática. A produção foi motivada pela verificação da necessidade de pesquisas que ajudem a melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática dos alunos da EJA, e da percepção da importância de mapearmos produções existentes que orientem a comunidade de educadores matemáticos em suas investigações sobre o tema. Para isto, optamos por trabalhar com produções publicadas no período de 2000 a 2011 em periódicos que façam parte da Listagem Qualis (CAPES-MEC) na área de Ensino de Ciências e Matemática sob a metodologia de Análise Textual Discursiva. Dentre os dados analisados, destaca-se a verificação de que os desempenhos do aluno de EJA em leitura e matemática estão fortemente correlacionados, e a defesa do desenvolvimento de formas avaliativas mais eficientes, que promovam além da construção de indicadores de alfabetização/letramento, a geração de informações que possam fomentar o debate público sobre as temáticas envolvidas e contribuir para a formulação de novas políticas públicas educacionais, assim como a revisão das políticas já postas em prática.
id USF_0841f47de8a99fb7b14ff0722eeb7379
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/107
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação MatemáticaEducação de Jovens e AdultosEducação MatemáticaProcessos avaliativos.O artigo apresenta recorte de pesquisa desenvolvida no modelo de estado da arte, cujo foco envolva processos avaliativos globais na Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática. A produção foi motivada pela verificação da necessidade de pesquisas que ajudem a melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática dos alunos da EJA, e da percepção da importância de mapearmos produções existentes que orientem a comunidade de educadores matemáticos em suas investigações sobre o tema. Para isto, optamos por trabalhar com produções publicadas no período de 2000 a 2011 em periódicos que façam parte da Listagem Qualis (CAPES-MEC) na área de Ensino de Ciências e Matemática sob a metodologia de Análise Textual Discursiva. Dentre os dados analisados, destaca-se a verificação de que os desempenhos do aluno de EJA em leitura e matemática estão fortemente correlacionados, e a defesa do desenvolvimento de formas avaliativas mais eficientes, que promovam além da construção de indicadores de alfabetização/letramento, a geração de informações que possam fomentar o debate público sobre as temáticas envolvidas e contribuir para a formulação de novas políticas públicas educacionais, assim como a revisão das políticas já postas em prática.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/10710.24933/horizontes.v33i1.107Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107/72Freitas, Adriano VargasPires, Célia Maria Carolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/107Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.681509Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática
title Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática
spellingShingle Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática
Freitas, Adriano Vargas
Educação de Jovens e Adultos
Educação Matemática
Processos avaliativos.
title_short Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática
title_full Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática
title_fullStr Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática
title_full_unstemmed Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática
title_sort Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática
author Freitas, Adriano Vargas
author_facet Freitas, Adriano Vargas
Pires, Célia Maria Carolino
author_role author
author2 Pires, Célia Maria Carolino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Adriano Vargas
Pires, Célia Maria Carolino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Educação Matemática
Processos avaliativos.
topic Educação de Jovens e Adultos
Educação Matemática
Processos avaliativos.
description O artigo apresenta recorte de pesquisa desenvolvida no modelo de estado da arte, cujo foco envolva processos avaliativos globais na Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática. A produção foi motivada pela verificação da necessidade de pesquisas que ajudem a melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática dos alunos da EJA, e da percepção da importância de mapearmos produções existentes que orientem a comunidade de educadores matemáticos em suas investigações sobre o tema. Para isto, optamos por trabalhar com produções publicadas no período de 2000 a 2011 em periódicos que façam parte da Listagem Qualis (CAPES-MEC) na área de Ensino de Ciências e Matemática sob a metodologia de Análise Textual Discursiva. Dentre os dados analisados, destaca-se a verificação de que os desempenhos do aluno de EJA em leitura e matemática estão fortemente correlacionados, e a defesa do desenvolvimento de formas avaliativas mais eficientes, que promovam além da construção de indicadores de alfabetização/letramento, a geração de informações que possam fomentar o debate público sobre as temáticas envolvidas e contribuir para a formulação de novas políticas públicas educacionais, assim como a revisão das políticas já postas em prática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107
10.24933/horizontes.v33i1.107
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i1.107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107/72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438914863104