Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107 |
Resumo: | O artigo apresenta recorte de pesquisa desenvolvida no modelo de estado da arte, cujo foco envolva processos avaliativos globais na Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática. A produção foi motivada pela verificação da necessidade de pesquisas que ajudem a melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática dos alunos da EJA, e da percepção da importância de mapearmos produções existentes que orientem a comunidade de educadores matemáticos em suas investigações sobre o tema. Para isto, optamos por trabalhar com produções publicadas no período de 2000 a 2011 em periódicos que façam parte da Listagem Qualis (CAPES-MEC) na área de Ensino de Ciências e Matemática sob a metodologia de Análise Textual Discursiva. Dentre os dados analisados, destaca-se a verificação de que os desempenhos do aluno de EJA em leitura e matemática estão fortemente correlacionados, e a defesa do desenvolvimento de formas avaliativas mais eficientes, que promovam além da construção de indicadores de alfabetização/letramento, a geração de informações que possam fomentar o debate público sobre as temáticas envolvidas e contribuir para a formulação de novas políticas públicas educacionais, assim como a revisão das políticas já postas em prática. |
id |
USF_0841f47de8a99fb7b14ff0722eeb7379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/107 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação MatemáticaEducação de Jovens e AdultosEducação MatemáticaProcessos avaliativos.O artigo apresenta recorte de pesquisa desenvolvida no modelo de estado da arte, cujo foco envolva processos avaliativos globais na Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática. A produção foi motivada pela verificação da necessidade de pesquisas que ajudem a melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática dos alunos da EJA, e da percepção da importância de mapearmos produções existentes que orientem a comunidade de educadores matemáticos em suas investigações sobre o tema. Para isto, optamos por trabalhar com produções publicadas no período de 2000 a 2011 em periódicos que façam parte da Listagem Qualis (CAPES-MEC) na área de Ensino de Ciências e Matemática sob a metodologia de Análise Textual Discursiva. Dentre os dados analisados, destaca-se a verificação de que os desempenhos do aluno de EJA em leitura e matemática estão fortemente correlacionados, e a defesa do desenvolvimento de formas avaliativas mais eficientes, que promovam além da construção de indicadores de alfabetização/letramento, a geração de informações que possam fomentar o debate público sobre as temáticas envolvidas e contribuir para a formulação de novas políticas públicas educacionais, assim como a revisão das políticas já postas em prática.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/10710.24933/horizontes.v33i1.107Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107/72Freitas, Adriano VargasPires, Célia Maria Carolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/107Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.681509Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática |
title |
Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática |
spellingShingle |
Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática Freitas, Adriano Vargas Educação de Jovens e Adultos Educação Matemática Processos avaliativos. |
title_short |
Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática |
title_full |
Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática |
title_fullStr |
Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática |
title_sort |
Panorama da avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática |
author |
Freitas, Adriano Vargas |
author_facet |
Freitas, Adriano Vargas Pires, Célia Maria Carolino |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Célia Maria Carolino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Adriano Vargas Pires, Célia Maria Carolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Educação Matemática Processos avaliativos. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Educação Matemática Processos avaliativos. |
description |
O artigo apresenta recorte de pesquisa desenvolvida no modelo de estado da arte, cujo foco envolva processos avaliativos globais na Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática. A produção foi motivada pela verificação da necessidade de pesquisas que ajudem a melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática dos alunos da EJA, e da percepção da importância de mapearmos produções existentes que orientem a comunidade de educadores matemáticos em suas investigações sobre o tema. Para isto, optamos por trabalhar com produções publicadas no período de 2000 a 2011 em periódicos que façam parte da Listagem Qualis (CAPES-MEC) na área de Ensino de Ciências e Matemática sob a metodologia de Análise Textual Discursiva. Dentre os dados analisados, destaca-se a verificação de que os desempenhos do aluno de EJA em leitura e matemática estão fortemente correlacionados, e a defesa do desenvolvimento de formas avaliativas mais eficientes, que promovam além da construção de indicadores de alfabetização/letramento, a geração de informações que possam fomentar o debate público sobre as temáticas envolvidas e contribuir para a formulação de novas políticas públicas educacionais, assim como a revisão das políticas já postas em prática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107 10.24933/horizontes.v33i1.107 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/107/72 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438914863104 |