Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz-Oliveira, Siderlene
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Anselmo, Althaus, Dalvane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, seguida de uma explanação de dois métodos que podem ser utilizados nesse processo, a autoconfrontação e a instrução ao sósia. Para exemplificar a sua utilização, serão apresentados dois tipos de ação de intervenção com esses métodos. O primeiro foi realizado com professores universitários de diferentes áreas com o método autoconfrontação; o segundo, com professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino com o método instrução ao sósia, tendo como observadores alunos de licenciatura, futuros professores. Os resultados mostram a importância desses métodos, tanto para formação inicial quanto para formação continuada, tendo os professores como protagonistas de seu trabalho.
id USF_094afc1de3ee4c3ff60a9d3425a18103
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1271
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósiaO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, seguida de uma explanação de dois métodos que podem ser utilizados nesse processo, a autoconfrontação e a instrução ao sósia. Para exemplificar a sua utilização, serão apresentados dois tipos de ação de intervenção com esses métodos. O primeiro foi realizado com professores universitários de diferentes áreas com o método autoconfrontação; o segundo, com professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino com o método instrução ao sósia, tendo como observadores alunos de licenciatura, futuros professores. Os resultados mostram a importância desses métodos, tanto para formação inicial quanto para formação continuada, tendo os professores como protagonistas de seu trabalho.Universidade São Francisco2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/127110.24933/horizontes.v39i1.1271Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210362317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271/561Copyright (c) 2021 Siderlene Muniz-Oliveira, Anselmo Lima, Dalvane Althausinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz-Oliveira, SiderleneLima, Anselmo Althaus, Dalvane 2021-08-04T18:16:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1271Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:16.544675Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
title Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
spellingShingle Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
Muniz-Oliveira, Siderlene
title_short Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
title_full Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
title_fullStr Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
title_full_unstemmed Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
title_sort Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
author Muniz-Oliveira, Siderlene
author_facet Muniz-Oliveira, Siderlene
Lima, Anselmo
Althaus, Dalvane
author_role author
author2 Lima, Anselmo
Althaus, Dalvane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz-Oliveira, Siderlene
Lima, Anselmo
Althaus, Dalvane
description O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, seguida de uma explanação de dois métodos que podem ser utilizados nesse processo, a autoconfrontação e a instrução ao sósia. Para exemplificar a sua utilização, serão apresentados dois tipos de ação de intervenção com esses métodos. O primeiro foi realizado com professores universitários de diferentes áreas com o método autoconfrontação; o segundo, com professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino com o método instrução ao sósia, tendo como observadores alunos de licenciatura, futuros professores. Os resultados mostram a importância desses métodos, tanto para formação inicial quanto para formação continuada, tendo os professores como protagonistas de seu trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271
10.24933/horizontes.v39i1.1271
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271/561
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Siderlene Muniz-Oliveira, Anselmo Lima, Dalvane Althaus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Siderlene Muniz-Oliveira, Anselmo Lima, Dalvane Althaus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021036
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440701636608