Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, seguida de uma explanação de dois métodos que podem ser utilizados nesse processo, a autoconfrontação e a instrução ao sósia. Para exemplificar a sua utilização, serão apresentados dois tipos de ação de intervenção com esses métodos. O primeiro foi realizado com professores universitários de diferentes áreas com o método autoconfrontação; o segundo, com professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino com o método instrução ao sósia, tendo como observadores alunos de licenciatura, futuros professores. Os resultados mostram a importância desses métodos, tanto para formação inicial quanto para formação continuada, tendo os professores como protagonistas de seu trabalho. |
id |
USF_094afc1de3ee4c3ff60a9d3425a18103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1271 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósiaO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, seguida de uma explanação de dois métodos que podem ser utilizados nesse processo, a autoconfrontação e a instrução ao sósia. Para exemplificar a sua utilização, serão apresentados dois tipos de ação de intervenção com esses métodos. O primeiro foi realizado com professores universitários de diferentes áreas com o método autoconfrontação; o segundo, com professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino com o método instrução ao sósia, tendo como observadores alunos de licenciatura, futuros professores. Os resultados mostram a importância desses métodos, tanto para formação inicial quanto para formação continuada, tendo os professores como protagonistas de seu trabalho.Universidade São Francisco2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/127110.24933/horizontes.v39i1.1271Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210362317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271/561Copyright (c) 2021 Siderlene Muniz-Oliveira, Anselmo Lima, Dalvane Althausinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz-Oliveira, SiderleneLima, Anselmo Althaus, Dalvane 2021-08-04T18:16:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1271Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:16.544675Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia |
title |
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia |
spellingShingle |
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia Muniz-Oliveira, Siderlene |
title_short |
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia |
title_full |
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia |
title_fullStr |
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia |
title_full_unstemmed |
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia |
title_sort |
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia |
author |
Muniz-Oliveira, Siderlene |
author_facet |
Muniz-Oliveira, Siderlene Lima, Anselmo Althaus, Dalvane |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Anselmo Althaus, Dalvane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz-Oliveira, Siderlene Lima, Anselmo Althaus, Dalvane |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, seguida de uma explanação de dois métodos que podem ser utilizados nesse processo, a autoconfrontação e a instrução ao sósia. Para exemplificar a sua utilização, serão apresentados dois tipos de ação de intervenção com esses métodos. O primeiro foi realizado com professores universitários de diferentes áreas com o método autoconfrontação; o segundo, com professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino com o método instrução ao sósia, tendo como observadores alunos de licenciatura, futuros professores. Os resultados mostram a importância desses métodos, tanto para formação inicial quanto para formação continuada, tendo os professores como protagonistas de seu trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271 10.24933/horizontes.v39i1.1271 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271/561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Siderlene Muniz-Oliveira, Anselmo Lima, Dalvane Althaus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Siderlene Muniz-Oliveira, Anselmo Lima, Dalvane Althaus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021036 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440701636608 |