Uma análise construcionista social da liberdade na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/760 |
Resumo: | Este ensaio apresenta uma discussão teórica a respeito da liberdade na perspectiva do Construcionismo Social e sua aplicabilidade no contexto da educação escolar. Liberdade, do ponto de vista relacional, só existe quando há possibilidade da divergência, de conflitos de ideias, de expressar opiniões que não são as da maioria. Para isso, precisamos aprender a conviver com pessoas que não tem nada em comum, que são diferentes e nos pareçam estranhas e até incômodas. Denominamos este processo de inclusão. Consideramos que a escola tem uma grande tarefa no sentido de criar comunidades inclusivas, mas isso exige uma significativa reformulação no modelo escolar conhecido, que tende a ser excludente, competitivo, individualista e colonizador. |
id |
USF_0e121e82f909f8c8dbc837cdd21ee597 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/760 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise construcionista social da liberdade na educaçãoEste ensaio apresenta uma discussão teórica a respeito da liberdade na perspectiva do Construcionismo Social e sua aplicabilidade no contexto da educação escolar. Liberdade, do ponto de vista relacional, só existe quando há possibilidade da divergência, de conflitos de ideias, de expressar opiniões que não são as da maioria. Para isso, precisamos aprender a conviver com pessoas que não tem nada em comum, que são diferentes e nos pareçam estranhas e até incômodas. Denominamos este processo de inclusão. Consideramos que a escola tem uma grande tarefa no sentido de criar comunidades inclusivas, mas isso exige uma significativa reformulação no modelo escolar conhecido, que tende a ser excludente, competitivo, individualista e colonizador.Universidade São Francisco2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Ensaio"application/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76010.24933/horizontes.v38i1.760Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200342317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/760/449de Souza, Rita de Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/760Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.149967Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise construcionista social da liberdade na educação |
title |
Uma análise construcionista social da liberdade na educação |
spellingShingle |
Uma análise construcionista social da liberdade na educação de Souza, Rita de Cássia |
title_short |
Uma análise construcionista social da liberdade na educação |
title_full |
Uma análise construcionista social da liberdade na educação |
title_fullStr |
Uma análise construcionista social da liberdade na educação |
title_full_unstemmed |
Uma análise construcionista social da liberdade na educação |
title_sort |
Uma análise construcionista social da liberdade na educação |
author |
de Souza, Rita de Cássia |
author_facet |
de Souza, Rita de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Rita de Cássia |
description |
Este ensaio apresenta uma discussão teórica a respeito da liberdade na perspectiva do Construcionismo Social e sua aplicabilidade no contexto da educação escolar. Liberdade, do ponto de vista relacional, só existe quando há possibilidade da divergência, de conflitos de ideias, de expressar opiniões que não são as da maioria. Para isso, precisamos aprender a conviver com pessoas que não tem nada em comum, que são diferentes e nos pareçam estranhas e até incômodas. Denominamos este processo de inclusão. Consideramos que a escola tem uma grande tarefa no sentido de criar comunidades inclusivas, mas isso exige uma significativa reformulação no modelo escolar conhecido, que tende a ser excludente, competitivo, individualista e colonizador. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Ensaio" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/760 10.24933/horizontes.v38i1.760 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/760 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/760/449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020034 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439857532928 |